segunda-feira, 24 de maio de 2010

MEC cria exame para selecionar professores

O Ministério da Educação (MEC) vai criar uma espécie de 'Enem' para os docentes da rede pública. Em portaria publicada nesta segunda-feira (24/5) no Diário Oficial da União (DOU), o órgão instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que será elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, também responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira edição da prova será em 2011 e poderão participar professores da educação infantil e das séries iniciais do fundamental.

O exame, composto de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades, será aplicado anualmente e a participação será voluntária, mediante inscrição. Os candidatos receberão um boletim de desempenho e, assim como no 'Enem', poderão utilizar a nota para participar das seleções das redes de ensino que tiverem aderido ao programa.

O objetivo da prova é subsidiar os estados, o Distrito Federal e os municípios na contratação de professores para a educação básica. A ideia é que essas instâncias não precisem realizar suas próprias provas de concurso, podendo publicar um edital e usar a nota desse exame como critério de seleção.

Além disso, o exame pretende conferir parâmetros para autoavaliação dos futuros docentes, oferecer um diagnóstico dos conhecimentos, competências e habilidades dos futuros professores para subsidiar as políticas públicas de formação continuada; e construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas de formação inicial de docentes.

O Inep deve, de acordo com a portaria, formar um banco de dados e emitir relatórios com os resultados do exame, que serão disponibilizados para instituições de educação superior, secretarias de educação e pesquisadores. No entanto, os resultados individuais só poderão ser divulgados com a autorização do candidato.

As redes de ensino interessadas em utilizar as notas do exame em suas seleções deverão fazer adesão junto ao MEC, mas prazos e procedimentos relativos às adesões das secretarias e às inscrições dos candidatos ainda não foram definidos e devem ser divulgados em portaria ser publicada pelo Inep.

Sugestões

Uma consulta pública para a elaboração do exame está no ar desde a última quinta-feira no site do Inep. As colaborações devem ser feitas a partir de um sistema que lista 16 temas centrais, cada um com uma série de tópicos relacionados às habilidades a serem demonstradas pelos candidatos a professor.

Essa lista de temas centrais – e seus tópicos – foi elaborada com base em critérios do que seria um bom professor, apontados pela experiência internacional. Os critérios são comuns a sistemas educacionais com bons resultados e que definiram nacionalmente parâmetros para a docência, tais como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

A consulta pública ficará no ar por 45 dias. Poderão participar indivíduos ou instituições. Após o término da coleta de sugestões, o Inep irá construir uma matriz que norteará a elaboração de itens para o exame.

Do Correio Braziliense.

Gravidez de jovem tem futuro incerto

Mãe quer que deficiente estuprada dê à luz bebê. Irmã defende aborto. Família vem recebendo promessas de ajuda
A família da adolescente de 17 anos, vítima de paralisia cerebral, que foi estuprada supostamente pelo padrastro e está grávida de quatro meses, ainda não sabe que decisão tomar em relação ao bebê. Após o fato ter sido divulgado com exclusividade pelo Diario de Natal, a família começou a receber ajuda de instituições e médicos, e várias equipes de outros veículos de comunicação foram até o local. O acusado segue foragido.


Adolescente teria sido violentada pelo padrasto em casa, numa comunidade do município de Extremoz Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Segundo a mãe da garota uma equipe da Casa da Caridade, instituição do município de Extremoz, esteve na casa da família na tarde de sábado e levou alimentos, fraldas e medicamentos. A garota foi examinada por um médico da instituição que disse que o bebê estava bem e receitou vitaminas para a adolescente.

A mãe da garota disse que as "pessoas da caridade" prometeram ajudar a família durante toda a gravidez e depois que o bebê nascer, e que por isso deixará a gravidez transcorrer normalmente sem nenhuma intervenção. "Eu vou criar com a ajuda desse povo, eles disseram que vão ajudar, então eu vou deixar ela ter esse bebê. Eu não posso deixar fazer um aborto porque vou estar tirando uma vida e esse é o maior pecado do mundo", disse.

Para a irmã de 25 anos da adolescente o caso é bem mais complicado e ela promete, com o apoio das outras irmãs, conseguir uma autorização judicial para que o aborto seja realizado. "Essa minha irmã é doente, ela é igual a um recém-nascido, não tem a menor condição de ter um filho. Ela usa fralda, não come sozinha, não anda, me diga se tem condições de uma criatura dessas ter um filho", disse a irmã. Segundo ela as três irmãs mais velhas da adolescente estão de acordo em fazer o aborto, mas a grande dificuldade é que elas não sabem por onde começar.

"Eu fui na delegacia e eles me disseram que estavam em greve, eu vou para Natal amanhã (segunda-feira) para tentar resolver essa situação porque foi um estupro e eu sei que ela pode fazer o aborto só que não sei quem procurar, mas tenho certeza que vou receber ajuda e orientaçãoem Natal", disse a irmã.

A mãe da adolescente contou que na noite de sábado os parentes do padastro da garota visitaram a família e disseram que vão tentar encontrá-lo para convencê-lo a se entregar. "Eles choraram, disseram que era uma maldade ele ter feito isso e foram embora", disse a mãe.

Alheia a toda essa confusão a adolescente de 17 anos continua passando seus dias sobre um colchão, numa sala quente, sem parecer ter noção do que está se passando com ela.
Fonte:DN online.
Fernanda Zauli // fernandazauli.rn@dabr.com.br

Radio Seridó apresentará Alerta Geral em duas edições às 11 e 17 horas


Com o Slogam “Você tem 1100 motivos para ouvir” a Rádio Seridó , filiada a Rede Tropical de Comunicação estará estreando a sua nova programação na próxima terça, dia 25, numa alusão aos 25 anos em que a emissora comemora no próximo mês de julho. Além da nova logomarca, a rádio está passando por novas transformações também na área técnica.

Para a nova programação, foram contratados novos profissionais, criados novos programas e os que permaneceram foram totalmente reformulados para trazer ao ouvinte uma maior qualidade na programação.

Um dos principais, e mais tradicionais programas da emissora está, o jornalístico, Alerta Geral, que a partir de agora contará com duas edições.

A primeira iniciará às 11hs e terá três horas na programação, e ficará na apresentação do jornalista Klebson Wanderley (novo diretor) e o radialista Cardoso Silva. Além das participações de Eduardo Dantas, F. Silva, Suébster Neri e Clóvis Pereira (Pituleira).

As notícias policiais tambem terão espaço garantido no novo Alerta Geral (1ª edição), porém novos quadros nas áreas esportivas, políticas e social farão parte do noticiário.

Logo na semana de estréia, o programa contará com uma série de entrevistas com várias personalidades, entre elas, o ex-governador Vivaldo Costa (PR), o ex-prefeito de Caicó Roberto Germano (PCdoB) e o Deputado Estadual Nélter Queiroz (PMDB), todos candidatos a Deputado Estadual.

O Alerta Geral (2ª edição) começará as 17hs e será apresentado por Diego Vale e Gláucia Lima.

Você não perde por esperar a nova programação da Rádio Seridó. A partir desta terça-feira, dia 25 de maio.

Fonte: S.nery

VIII Festival de Inverno de Cerro Corá é a atração do próximo final de semana no Seridó

A Prefeitura Municipal de Cerro Corá/RN, prepara junto a população local a VIII edição do festival de inverno da cidade. Já é grande a movimentação em torno da festa que movimenta o comércio local, aquecendo sua economia. Muitas casas já estão alugadas a espera de seus novos moradores que por três dias ocuparão as residências que são catalogadas junto a secretaria municipal de Turismo. O frio é o carro chefe da festa que tem muitas atrações musicais e culturais, alem de atividades esportivas inclusive motorizadas, como pode se ver na programação:

Sexta – Dia 28/05/2010

Programação Cultural

Banda Filarmônica – Carnaúba dos Dantas

Grupo Teatral Charanga do Riso – Natal

Grupo Teatro Nedota Cordel do Pau Quebrado – Cerro Corá

Grupo de Dança do Peti – Santa Cruz

Programação Musical

Palco 1

Waldonys

Os Tremendões

Perfume de Gardênia

Palco 2

Só o Mii

Contemplação Urbana

Robson Semog

Sábado – Dia 29/05/2010

Programação Cultural

Banda Filarmônica – Acari

Coral do Sebrae – Natal

Grupo Teatral Filhos do Sol – Janduís

Grupo Teatral Ciranduís – Janduís

Grupo de flautas doce do Peti – Cerro Corá

Programação Musical

Palco 1

Uskaravelho

Trepidantes

Cavalo de Pau

Palco 2

Só o Mii

Contemplação Urbana

Max e Banda

Outras atividades

Cavalgada Serrana

Trilhas Ecológicas

Rally de Jeep

Trekking Mandacaru de Regularidade

Domingo – Dia 30/05/2010

Programação Cultural

Banda Filarmônica – São Tomé

Grupo Ágape – Cultura Religiosa de Cerro Corá

Poeta Popular Antonio Francisco – Mossoró

Grupo Fênix Desbravadores – Cerro Corá

Programação Musical

Palco 1

Nara Costa

Lane Cardoso

Daniel Show

Davi Costa

Outras atividades

Pedal da Serra

Trilha de Jeep

Trilhas Ecológicas

Fonte:Blog Robson Pires.

Avião que conduzia Gil e banda derrapa

Um avião Aerolineas Argentinas derrapou, na noite deste domingo, na pista do aeroporto de Buenos Aires, na Argentina. No momento do acidente chovia forte na cidade. As pistas do aeroporto foram fechadas. O cantor Gilberto Gil e sua banda estavam no avião, mas não houve vítimas.

Vários brasileiros, entre eles o presidente da Sociedade Pestalozi do Brasil, Sergio Nogueira Lopes, aguardavam para embarcar de volta ao Brasil.
“Não há previsão para a normalização do tráfego aéreo. Meu voo seria o de 16h55. Mas agora vamos todos voltar ao hotel. Graças a Deus não houve vítimas”, disse Lopes.

Fonte: Terra.com.br