sexta-feira, 22 de maio de 2020
Prefeita Miúda suspende a Feira Livre de São José do Seridó (RN)
Para agravar ainda mais a situação econômica do Município, a prefeita MIÚDA decretou a suspensão da feira livre de São José do Seridó (RN), por tempo indeterminado, levando ao desespero os pequenos agricultores e feirantes que sobreviviam daquele comércio.
Congresso avalia adiar 1º turno das eleições para 15 de novembro ou 6 de dezembro, diz Maia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (21) que o Congresso Nacional estuda adiar o primeiro turno das eleições municipais deste ano para 15 de novembro ou 6 de dezembro – as duas datas caem em um domingo.
A ideia é permitir que as eleições ocorram com segurança, sem riscos relacionados à pandemia do novo coronavírus, mas evitar também que os atuais mandatos de prefeitos e vereadores sejam prorrogados.
“Você tem aí dois períodos que estão sendo discutidos. Seria 15 de novembro ou o primeiro domingo de dezembro para o primeiro turno. E o segundo turno em um período menor para dar tempo de fazer a transição, da prestação de contas. Essas são as ideias”, afirmou Maia.
Pela Constituição Federal, o primeiro turno das eleições deve ser realizado no primeiro domingo de outubro e o segundo turno, se houver, no último do mesmo mês. Neste ano, as eleições estão marcadas para 4 de outubro e 25 de outubro, respectivamente.
Maia ponderou, no entanto, que antes de pensar na data é preciso resolver se a decisão será mesmo a favor do adiamento. A partir daí, ressaltou que a escolha da data será resolvida após consulta ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.
“Tem que ver se vai ter voto para adiar. A partir do voto para adiar, se discute uma data, tudo em sintonia com o ministro Barroso, que, a partir de segunda, começa a presidir o Tribunal Superior Eleitoral”, disse.
Número de pedidos do seguro-desemprego no RN aumenta 74,59% em maio
O número de pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada, no Rio Grande do Norte, subiu 74,59% na primeira quinzena de maio, em comparação com o mesmo período de 2019.
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado recebeu, de 2 a 15 deste mês, 5.451 pedidos para o seguro-desemprego, ante 3.122 feitos no mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia e considera tanto os atendimentos presenciais – nas unidades do Sine e das Superintendências Regionais do Trabalho – e os requerimentos virtuais. Do total, 74,59% dos pedidos foram feitos pela internet.
INSS: segunda parcela do 13° salário começa a ser paga dia 25 de maio
O INSS começa no dia 25 de maio o pagamento da segunda parcela do 13° salário. O pagamento começa no dia 25 de maio para quem recebe até um salário mínimo e vai até 5 de junho. Já quem recebe acima de um salário, o pagamento começará no dia 1° de junho.