terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

VÍDEO: Fortes chuvas provocam a sangria da Barragem do Sacramento, entre São João do Sabugi e Caicó

Estas belas imagens são da sangria da Barragem do Sacramento, entre São João do Sabugi e Caicó após chuva de 140mm que caiu na região. A barragem fica no Assentamento Sacamento I e II.

De acordo com Emídio Gonçalves, coordenador do Centro de Apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó – Piranhas – Assu, as águas da sangria correm em direção ao reservatório Carnaúba, no município de São João do Sabugi.

Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Ocupação hoteleira no Rio Grande do Norte cai 45% em 2020

 

captionA pandemia do novo coronavírus acertou em cheio a engrenagem do Turismo no Rio Grande do Norte. Um dos setores que mais emprega no Estado sentiu os efeitos devastadores do avanço da covid-19 nos números relacionados à hospedagem ao longo de 2020: queda de 45,24% em relação ao ano anterior.

Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), o volume de ocupação de janeiro a dezembro do ano passado não superou os 30,5%. No mesmo período, o Turismo em todo o Brasil perdeu R$ 274 bilhões conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Não bastasse a pandemia, que já matou mais de 236 mil pessoas no Brasil, e provocou o fechamento de praticamente todas as atividades comerciais por pelo menos seis meses ao longo de 2020, o Rio Grande do Norte ainda sofre com o alto custo das passagens aéreas. Esse pode ter sido mais um dos fatores que culminou na queda significativa no quantitativo de ocupação de leitos dos hotéis e pousadas conveniados à ABIH no Estado. O Aeroporto Int. Gov. Aluízio Alves registrou recuo de 49% na movimentação de passageiros ao longo do ano passado.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Nova cepa do coronavírus se espalha pelo país e cientistas temem terceira onda

 

Já somam, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde, 25 os casos de Covid-19 no estado de São Paulo provocados pela variante do coronavírus inicialmente identificada em Manaus. Desses, 16 são de pessoas que não estiveram no Amazonas nem em contato com quem tenha viajado pela região. Ou seja, a linhagem P1 está produzindo em número significativo infecções autóctones, que ocorrem sem “importação”.

O Ministério da Saúde informa que, além de Amazonas e São Paulo, essa mutação do vírus já atinge pelo menos Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. E, segundo autoridades de saúde locais, há registros na Bahia e houve um episódio autóctone registrado no Rio Grande do Sul.

A própria eficácia dos imunizantes é outra incógnita. Não há estudos que indiquem o grau de proteção da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca contra essa cepa. O Instituto Butantan informa que testes já estão em curso e devem ser concluídos nas próximas semanas sobre a vacina chinesa. A AstraZeneca, parceira de Oxford e da Fiocruz, também iniciou estudos.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Chile inicia vacinação de professores e supera 2 milhões de imunizados



professores-vacinados-no-chileO Chile começou a vacinar seus professores escolares contra o coronavírus na segunda-feira (15), com o objetivo de retomar as aulas presenciais em março. O programa de imunização começou há duas semanas, e já beneficiou mais de dois de 19 milhões de habitantes do país. “Com o início desse processo queremos dar segurança aos professores, pais e também às crianças para que possam voltar às aulas em março de forma voluntária e segura”, afirmou o ministro da Saúde, Enrique Paris.

Os professores deveriam ser vacinados no fim do mês, mas o governo decidiu adiantar o processo para evitar o fechamento de escolas, como ocorreu em grande parte do ano passado. Assim, está prevista a imunização de 514 mil funcionários de estabelecimentos de ensino, entre professores, pré-escolares, auxiliares de educação, diretores, administradores e manipuladores de alimentos.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Primeira vez em 57 anos, ‘Os Cão da Redinha’ não desfila no carnaval de Natal

 mariana rocha6 Primeira vez em 57 anos, 'Os Cão da Redinha' não desfila no carnaval de Natal

A pandemia do novo coronavírus impediu a realização das festas de carnaval por todo o Brasil. Pela primeira vez em 57 anos de história, o bloco “Os Cão da Redinha”, um dos mais tradicionais de Natal, não irá sair às ruas.

A diretoria do bloco emitiu comunicado nesta segunda-feira (15) e informou que, em cumprimento ao decreto do governo do estado, “este ano não faremos nossa concentração dos brincantes na terça-feira de carnaval, como costume há 57 anos, concentrando-se pela manhã, a partir das 7h, à espera da primeira maré baixa no largo do mangue, embaixo da ponte Newton Navarro, nem faremos o famoso desfile pelas principais ruas da Redinha em direção à praia”.

Tradicionalmente, os foliões se cobrem de lama no manguezal e tomam as ruas da praia da Redinha, com música e muita irreverência, sempre na terça-feira de carnaval. Este ano não será possível.

Na nota, a diretoria do bloco ainda destaca que “não se responsabilizará por nenhuma manifestação de brincantes denominados ‘Cão’ este ano”.

G1RN Fonte-robsonpiresxerife.

Izael Caldeira, integrante do grupo Demônios da Garoa, morre de covid aos 79 anos

 fgngj Izael Caldeira, integrante do grupo Demônios da Garoa, morre de covid aos 79 anos

O músico Izael Caldeira, integrante do grupo Demônios da Garoa, morreu na noite desta segunda-feira, 15, vítima de covid-19. Ele estava internado desde o começo do mês para tratar a doença. Izael tinha 79 anos, completados no último 27 de janeiro.

Em nota publicada em rede social, a banda diz que “perdemos uma das vozes mais lindas desse País, um ser humano ímpar e que vai deixar muitas, mas muitas saudades”.

A banda vinha atualizando o estado de saúde do músico desde a sua internação, pedindo orações aos fãs. Na semana passada, uma postagem afirmava que o músico havia apresentado uma “melhora inesperada”, mas que o quadro seguia grave.

O Demônios da Garoa é um dos grupos mais longevos da música brasileira. Formado em São Paulo, no próximo dia 23 completa 78 anos desde a sua formação. Izael ingressou no grupo em 1999 e tocava timba, além decantar. Deixa a esposa, cinco filhos, nove netos e um bisneto.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Registros de Chuvas


Fazenda Feitosa – São João do Sabugi – 130 mm

Sítio Mulunguzinho – Caicó – 91 mm

Sítio Juá debaixo – Caicó - 144 mm

Sítio Nova Olinda – Caicó 20 mm

Sítio Brejinho – São João do Sabugi – 130 mm

Ipueira – zona urbana – 105 mm

Boa Passagem – Caicó – 45 mm

Sítio Serrote do Tigre – Picuí – 6 mm

Sítio Manhoso – Caicó – 13 mm

Fazenda Monte Alegre – Carnaúba dos Dantas – 72 mm

Sítio Carcará – São João do Sabugi – 100 mm

Fazenda Mulungu – São João do Sabugi - 165 mm

Lagoa da Serra – 102 mm

Sítio Bestas Bravas – 35 mm

Sítio Barra do Riacho – Junco do Seridó – 15 mm

Bairro Penedo – Caicó – 40 mm

Serra Negra do Norte – 127 mm

Sítio Malhada da Pedra – Paulista/PB – 50 mm

Sítio Lagoa da Serra – Serra Negra do Norte – 120 mm

Sítio Saudade – 80 mm

Sítio Jerusalém – São João do Sabugi - 96 mm

Sítio Barra da Espingarda – 17 mm

Sítio Curral Queimado – Serra Negra do Norte – 115 mm

Sítio Logradouro dos Enéias – 110 mm

Sítio Riacho da Serra – Caicó – 15 mm

Bairro Paraíba – 42 mm

Sítio Buriti – Caicó – 15 mm

Timbaúba dos Batistas – zona urbana – 73 mm 

Fazenda Bom Sucesso – 60 mm

Bairro Nova Caicó – 45 mm

Bairro Paulo VI – Caicó – 55 mm

Florânia – 15 mm 

Sítio Varzea Redonda – 85 mm 

Sítio Três Riachos -42 mm

Fazenda Herança – Caicó – 37 mm

Sítio Caibreira – São João Sabugi – 79 mm

Sítio Maravilha – Caicó – 115 mm

Sítio Mata Fome – São João do Sabugi – 100 mm

Chacará Vaca Brava – São João do Sabugi – 85 mm

São João do Sabugi – Zona Urbana – 110 mm 

Sítio Riacho dos Cavalos – São João do Sabugi – 100 mm

Penitenciária Estadual do Seridó – 40 mm

Cohab – Jucurutu – 48 mm