quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Padre Robson admite que extorsão foi paga com dinheiro da Afipe


PADRE ROBSONO padre Robson de Oliveira Pereira admitiu em depoimento ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) que usou dinheiro da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) para pagar chantagistas sem o monitoramento da polícia. As informações são do G1.

Cinco pessoas foram condenadas na Justiça por pedirem dinheiro ao padre Robson em troca de não revelarem, na internet, imagens e mensagens pessoais, de acordo com o Ministério Público. A extorsão custou R$ 2,9 milhões, segundo o sacerdote, para que não fossem a público supostos casos amorosos dele. Hacker que extorquiu padre Robson teria um romance com ele.

A defesa do padre Robson disse ao G1 que “reforça que todo o conteúdo das mensagens é falso, o que comprova que ele foi vítima de criminosos de altíssima periculosidade”. Ainda conforme a defesa, “os responsáveis já foram condenados pelo Judiciário e cumprem rigorosas penas”.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Corpo de Bombeiros confirma que incêndio em Parelhas está controlado

 

fogo-3-1024x557Os focos de incêndio que atingiram a área de mata da serra do açude Boqueirão, em Parelhas – RN estão controlados. A informação foi confirmada pelo Comandante Geraldo do Corpo de Bombeiros, Coronel Monteiro. Ele visitou a área devastada pelo fogo na tarde desta terça-feira (25/08). Ele confirmou que os militares continuarão monitorando a área para evitar que novos focos de incêndio possam eclodir.

“Nesse momento, podemos dizer que os focos estão controlados. Lógico que, como o incêndio florestal é imprevisível, de uma hora ou outra pode voltar em grandes proporções. A matéria orgânica que está embaixo do solo pode eclodir e pegar uma vegetação mais densa. Contudo, a situação agora é tranqüila. Contudo, agora vamos começar o trabalho de monitoramento para buscar pequenos focos e evitar que outras áreas não queimem”, explicou o Coronel Monteiro, comandante geral do Corpo de Bombeiros do RN.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Vivaldo sugere ampla divulgação sobre importância da imunização contra o sarampo durante pandemia

 


Em sessão ordinária, nesta terça-feira (25), o deputado Vivaldo Costa (PSD) protocolou requerimento pedindo uma ampla divulgação sobre a importância da imunização contra o sarampo durante a pandemia da Covid-19. A solicitação, em regime de urgência, foi encaminhada ao secretário de saúde pública, Cipriano Maia de Vasconcelos.

Como médico pediatra, Vivaldo disse sentir-se preocupado com a ausência da comunidade tratando de demandas sérias da saúde pública, já que devido à pandemia muitos estão com medo de procurar o serviço de saúde e se expor ao coronavírus. “O Brasil passa por uma situação bastante preocupante, sendo levantada pelas autoridades públicas em saúde, a informação sobre desinteresse da população em relação à procura pela vacina que combate o sarampo”.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus Measles morbillivirus e transmitida através do contato com gotículas respiratórias contaminadas. “A maneira mais eficiente para prevenir essa doença é a imunização, que por sua vez, afasta um possível risco de surto do sarampo. É fundamental, neste momento difícil e excepcional que o Poder Público tome as medidas cabíveis para que haja uma ampla divulgação sobre a importância da imunização contra o sarampo durante a pandemia”, defendeu.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Estudo descobre quanto tempo coronavírus vive em congelados

 Depois que a China anunciou ter detectado coronavírus em frango importado do Brasil, a preocupação com os alimentos aumentou. Agora um estudo recém publicado no site Biorxiv parece ter descoberto o tempo de vida do vírus em alimentos congelados.

Segundo os pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura que comandaram o estudo, o Sars-Cov-2 pode durar por até 3 semanas em carnes congeladas. Essa é uma possível explicação para o ressurgimento de surtos de covid-19 em regiões com aparente erradicação local, como no Vietnã, Nova Zelândia e partes da China.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Pandemia de covid-19 desacelera em quase todo o mundo; queda de 12% de mortes

 


Imagem: reprodução

A pandemia desacelera na maioria das regiões do mundo, sobretudo no continente americano, onde a covid-19 estabeleceu seu epicentro há meses, embora os repiques na Europa multipliquem as preocupações com a falta de uma vacina.

Na semana entre 17 e 23 de agosto foram registrados mais de 1,7 milhão de novos casos de covid-19 e 39.000 mortes, o que representa uma queda de 5% nos contágios e de 12% dos óbitos com relação aos sete dias anteriores.

O continente americano, onde o novo coronavírus tem seu epicentro desde maio, particularmente na América Latina, é a região onde a pandemia teve a maior desaceleração, com uma queda de 11% nos novos casos e de 17% nos óbitos.

Nesta região, a covid-19 causou até agora 261.180 mortes e 6,7 milhões de contágios, as cifras mais elevadas do planeta.

Mas, segundo a OMS, o impacto diminuiu em parte pela difusão mais lenta do coronavírus nos Estados Unidos e no Brasil, os dois países mais castigados do mundo pela pandemia.

Enquanto os EUA acumulam 5,7 milhões de casos e mais de 177.000 óbitos, o Brasil soma 3,66 milhões de casos (47.134 nas últimas 24 horas) e 116.580 mortes (1.271 novos óbitos desde a véspera).

Apesar da relativa melhora na região, vários países e territórios do Caribe reportaram um forte aumento no número de casos e mortes nos últimos sete dias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), isto pode ser explicado pela retomada do turismo.

Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), agência regional da OMS, manifestou hoje preocupação com a “incidência desproporcional” da covid-19 entre os jovens, o que indica que “são os principais impulsionadores da propagação da doença na nossa região”.

A especialista afirmou que os casos se concentram no grupo de pessoas entre 20 e 59 anos, mas 70% das mortes ocorrem entre os maiores de 60 anos.

Enquanto isso, o sudeste asiático, a segunda região mais afetada do planeta, foi apontado pela OMS como uma exceção à desaceleração. Ali foi registrado um aumento de 4% de novos casos e mortes na semana passada, com a Índia à frente, totalizando 3,1 milhões de casos.

No Mediterrâneo oriental, o número de novos casos também aumentou 4%, mas o de óbitos caiu (-5%).

E enquanto a organização acredita que a África poderia ter superado o pico da pandemia, ao ver uma redução na contagem de casos diários, na Europa se percebe uma desaceleração após um preocupante aumento dos contágios.

O número de mortes semanais no Velho Continente diminuiu 12%, embora na Espanha tenha havido uma alta de 200%. Diante deste novo avanço da covid-19, o governo mobilizará 2.000 militares para rastrear novos casos no país.

O vai e vem do vírus ocorre em um momento em que o mundo chora mais de 814.000 mortes e soma quase 24 milhões de contágios, segundo uma contagem da AFP, feita com base em números oficiais.

UOL com informações da AFP

Parecer do Comitê Científico é que deve esperar o fim do mês para decidir sobre volta às aulas no RN

 

O Comitê Científico que assessora o Governo do Estado e a Sesap emitiu um parecer nesta terça-feira (25) recomendando que a data de retorno às aulas no RN seja revisada no fim deste mês.

Observando mais de dez tipos de dados relacionados à pandemia no estado, o Comitê aferiu que ainda é preciso aguardar uma melhora mais sustentada nos indicadores para garantir a autorização das aulas presenciais nas redes de ensino, previstas para setembro.

O RN, segundo os dados epidemiológicos apurados pela Sesap na manhã desta terça, chegou aos 60.161 casos confirmados. Outras 24.893 pessoas seguem o como suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, enquanto 106.781 foram descartados.

A Covid-19 vitimou 2.192 pessoas no estado, sendo quatro nas últimas 24h. E mais 235 óbitos estão em investigação.

No levantamento feito às 11h, a Sesap registrava 305 pessoas internadas, entre casos confirmados e suspeitos de Covid-19, nas redes pública e privada do RN, sendo 130 em leitos críticos e 175 em leitos clínicos.

A ocupação média registrada nas UTIs da rede pública era de 52%, sendo 80% no Alto Oeste, 60% no Seridó, 51% no Oeste/Vale do Açu, 42,6% na Região Metropolitana e 25% no Mato Grande. As regiões do Potengi-Trairi e do Agreste seguem com todos os leitos vagos.

A fila da regulação contava com cinco pessoas, sendo três pacientes para leitos críticos e dois para clínicos, além de 13 pessoas aguardando transporte sanitário.

Fonte: Portal Grande Ponto

Zenaide Maia comemora o Novo Fundeb, que beneficiará o RN

 

Desde 2015, quando ainda era deputada federal, Zenaide Maia (Pros-RN) defende a aprovação do novo Fundeb em debates, eventos e discursos nas comissões e no plenário da Câmara e, agora, no Senado.

Foi naquele ano que começaram as discussões sobre a renovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, ainda com a PEC 15, proposta que foi sendo modificada até se transformar na PEC 26/2020, aprovada nesta terça-feira (25), pelo Senado.

A senadora não conteve a alegria, no pronunciamento feito durante a sessão em que se aprovou o texto final da proposta: “Sou fruto da escola pública, eu nunca estudei em escola privada. Botamos na Constituição o Fundeb! Estou muito orgulhosa de fazer parte deste momento e proporcionar mais recursos para a nossa Educação Básica!”, comemorou a senadora, que também homenageou duas de suas professoras primárias, Maria Luíza e Afra Góis, lembrando que 25 de agosto é uma data especial: “É Dia Nacional da Educação Infantil! E o Congresso Nacional demonstra que sabe que a educação é a nossa única saída! Educação é o nosso futuro, é a prevenção em Saúde, é a maior prevenção à violência!”, assinalou Zenaide.

O Rio Grande do Norte é um dos estados beneficiados com as novas regras de distribuição de recursos do Fundeb, que buscam corrigir as desigualdades hoje existentes no que diz respeito ao investimento que é feito anualmente por aluno e que difere muito de lugar para lugar. A ideia é fazer com que a participação da União vá aumentando nos municípios mais carentes enquanto diminui nas cidades mais ricas, o que contempla a realidade de centenas de municípios do Nordeste, por exemplo.

A PEC 26/2020 será promulgada pelo Congresso Nacional nesta quarta (26). Além de constitucionalizar o Fundeb, tornando-o permanente, a emenda prevê o aumento gradual dos repasses da União para o Fundo, dos atuais 10% para 23%, até o ano de 2026. Além disso, mantém o conceito de Custo Aluno Qualidade (CAQ), que mede o investimento necessário por estudante para um bom aprendizado, levando em consideração vários fatores, desde a estrutura das escolas até a formação docente.

Nenhuma modificação ao texto foi aprovada pelos senadores, que aceitaram integralmente o relatório do senador Flávio Arns (Rede-PR) que, por sua vez, acatou ao parecer dado pela deputada professora Dorinha Seabra (Dem-TO).

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

TSE: dinheiro de campanha deve ser dividido proporcionalmente entre candidatos negros e brancos


Fonte- Robson Pires

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (25), por 6 votos a 1, que a divisão de recursos de financiamento de campanhas e o tempo de propaganda no rádio e TV devem ser divididos proporcionalmente entre candidatos negros e brancos nas eleições.

Os ministros tomaram a decisão ao analisar uma consulta apresentada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e por representantes do movimento negro. Também por decisão da maioria, a regra valerá somente a partir das eleições de 2022.