sábado, 25 de abril de 2020

Resultados de pedidos de isenção de taxa no Enem estão disponíveis

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem consultar sua situação na Página do Participante, no site ou no aplicativo, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgadas hoje (24).
De acordo com o instituto, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do Enem, já foram analisadas todas as solicitações que comprovam, com documentos, os perfis de isenção definidos pelos editais do Enem, mas o sistema segue aberto para o envio de novos pedidos.
Todas as justificativas de ausência no Enem 2019 também foram deferidas, e futuros inscritos nesta situação já têm garantida a gratuidade de inscrição para o Enem 2020.
Terão isenção de taxa os candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
As provas do Enem Digital que estavam previstas para ocorrer em 11 e 18 de outubro foram alteradas para os dias 22 e 29 de novembro. As do Enem impresso continuam previstas para 1º e 8 de novembro.Veja AQUI.

AGÊNCIA BRASIL fonte-https://www.jairsampaio.com/

Previsão de chuvas para o próximo trimestre no RN está dentro da normalidade

A previsão no Rio Grande do Norte para o próximo trimestre é de chuvas dentro da normalidade. São esperados para os meses de maio, junho e julho de 2020 volumes de chuva de 559.7 milímetros(mm) para o Leste, 226,4 mm para o Agreste, 175,2 mm para o Oeste e 133,1 mm para a Central.
A análise foi feita durante a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste de 2020, realizada nesta quinta-feira (23) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH/AL. O Chefe da Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária- EMPARN, Gilmar Bristot, participou por vídeoconferência.
Conforme as análises dos meteorologistas- a partir de resultados dos modelos disponibilizados por diversos institutos como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CPTEC), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME)-a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá se afastar do RN no mês de maio, porém com o aquecimento das águas do Oceano Atlântico próximo ao litoral poderão ocorrer chuvas mais intensas nesta região.
“As águas superficiais do Oceano Atlântico próximo do Litoral Leste do RN estão mais quentes do que o normal, com 29°C, em torno de 1,5ºC acima do normal e com isso existe a possibilidade também de ocorrência de chuvas intensas durante os próximos 3 meses”, comentou Bristot.
Outro ponto levantado na reunião é sobre a tendência de resfriamento no Oceano Pacífico Equatorial. “Esse refriamento mostra uma condição de neutralidade para os próximos meses e com tendência de  formação do Fenômeno La Niña a partir do mês de agoste de 2020”, explicou.
Participaram também da reunião, especialistas dos órgãos dos Estados do Ceará (Fundação Cearense de Meteorologia – FUNCEME), Paraíba (Agência Executiva de Gestão de Águas – AESA),  Sergipe  (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade SEDURBS), Bahia (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA), como também o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – CPTEC/INPE e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Caixa abrirá agências neste sábado para atender serviços essenciais


Fonte- Robson Pires
A Caixa abrirá 799 agências neste sábado (25), das 8h às 12h, para atendimento de serviços essenciais à população. Poderão ser realizados saque de pagamentos do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) sem cartão; dos seguros desemprego e defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de abono salarial e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas.
As agências que estarão abertas podem ser consultadas no site da Caixa.

Governo do RN conclama Prefeituras a cumprirem decreto para conter a Covid-19



Fonte-Robson Pires
Na apresentação dos dados epidemiológicos e ações do Governo do RN no combate ao novo coronavírus, nesta sexta-feira, 24, o secretário de Saúde Cipriano Maia destacou a importância de todas as Prefeituras assumirem e cumprirem as medidas dos decretos do Governo do Estado. A distribuição de máscaras, o controle das aglomerações, especialmente das filas em bancos, e a manutenção apenas do comércio considerado como essencial, funcionando dentro das normas determinadas, são medidas estratégicas para a contenção do vírus.
“Precisamos de atuação conjunta e solidária, colaborativa. Já temos óbitos em 17 municípios e ocorrências em 50 cidades. Isto mostra que o vírus chegou a todas regiões do Estado”, argumentou Cipriano, para acrescentar que os municípios precisam, também, assumir a responsabilidade de estabilizar pacientes para serem regulados e encaminhados ao atendimento de casos críticos.
Na ocasião, o secretário reforçou a necessidade do isolamento. O Comitê de especialistas e cientistas que assessora o Governo – e realiza análises e projeções com base nos modelos matemáticos aplicados em todo o mundo – afirma que é preciso o mínimo de 60% da população em isolamento para desacelerar a disseminação. O RN tem média de 50% de isolamento e apresenta proporção significativa de mortes de pessoas com menos de 60 anos portadoras de comorbidades.

Paciente com coronavírus de Carnaúba dos Dantas morre em Hospital de Caicó



Fonte- Robson Pires
O Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes acaba de emitir comunicado informando o óbito por Coronavírus, de um paciente da cidade de Carnaúba dos Dantas (RN) que estava internado naquela unidade de saúde, em Caicó (RN).
Informações preliminares dão conta que a vítima era hipertenso, diabético  e tinha quadro de obesidade.
Confira o comunicado: