sábado, 14 de março de 2020

Festa de Sant’Ana agora é patrimônio cultural e imaterial do RN


A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (12), o projeto que torna a Festa de Santana patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande do Norte.
A tradicional festa celebra a padroeira da cidade de Caicó, no Seridó Potiguar, e também abrange outros municípios como Currais Novos e Santana dos Matos. O projeto, de iniciativa do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), foi relatado pelo deputado Francisco do PT e aprovado à unanimidade.
O festejo religioso é realizado há mais de 270 anos no estado potiguar e dura onze dias. O encerramento ocorre sempre no domingo imediatamente posterior ao dia de Sant’Ana – celebrado em 26 de julho. A origem remonta aos processos de ocupação territorial e formação da sociedade ainda no período da colonização portuguesa.

Em 13 de dezembro de 2010, a nível nacional, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já tinha concedido à Festa de Santana de Caicó o título de Patrimônio Cultural Brasileiro.

Brasil orienta isolamento de 7 dias a quem chegar do exterior

O Ministério da Saúde passará a recomendar, a partir desta sexta-feira (13), que todo viajante internacional fique em isolamento em casa por até sete dias contados da data de desembarque, mesmo sem sintomas de covid-19. ​

Caso apresente febre em conjunto com outros sintomas, como tosse ou falta de ar, a orientação é que procure uma unidade de saúde. Se houver apenas um dos sintomas, como tosse ou coriza, a orientação é que as pessoas fiquem em casa ou liguem para o telefone 136 em caso de dúvidas.

Infarto fulminante mata ex-ministro de Bolsonaro, Gustavo Bebianno tinha 56 anos


O ex-secretário geral da Presidêncai da República, Gustavo Bebiano, morreu na manhã deste sábado (14), vítima de um infarto, aos 56 anos. Ele estava em seu sítio em Teresópolis (RJ). Bebiano era pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo PSDB.
O ex-ministro comunicou ao filho que estava passando mal, ás 4h30 da madrugada, e se dirigiu ao banheiro para tomar um remédio, quando caiu e sofreu um ferimento na cabeça. Ele foi levado a uma unidade hospitalar mas não resistiu. 
Gustavo Bebiano foi coordenador da campanha de Jair Bolsonaro à Presidência da República. O sucesso dele na articulação política lhe rendeu o cargo de secretário-geral da Presidência do governo. 

Formado em direito pela PUC do Rio, Bebiano era advogado e teve seu primeiro contato com Bolsonaro ainda na campanha eleitoral quando ofereceu assessoria jurídica à campanha da chapa do capitão.

CAICÓ: Hospital emite nota e descarta suspeita de infecção por COVID-19 em paciente


NOTA IMPORTANTE
Em atenção às publicações que circulam em redes sociais, sobre um caso suspeito de um jovem de São Fernando que voltou da Europa há mais de 14 dias (voltou precisamente há mais de 23 dias), o HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ TELECILA FREITAS FONTES – HRSTFF informa que o caso que estava sendo considerado como suspeito, NÃO FOI CONSIDERADO SUSPEITO PARA CORONA VÍRUS (COVID-19), de acordo com o CIEVS E MINISTÉRIO DA SAÚDE, por apresentar sintomas leves e ultrapassar o prazo dos critérios epidemiológicos (14 dias).

O exame realmente foi coletado, mas não será analisado para COVID-19. Com isto, o paciente NÃO PRECISARÁ ficar em isolamento domiciliar. Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes- HRSTFF https://www.jairsampaio.com/