sábado, 2 de outubro de 2010

Tiririca deve eleger petistas em sua bancada na Câmara


Confirmadas as projeções do Ibope, o time dos deputados federais mais votados do Brasil terá de palhaço a ex-governador, passando por herdeiros de políticos e de celebridades. Novidade, só uma: Reguffe (PDT), deputado distrital e o mais citado nas pesquisas no Distrito Federal.

Muitos dos candidatos a campões de voto deverão eleger, com suas sobras, outros menos votados. Haverá uma bancada Tiririca, que poderá ser composta por deputados do PT que correm risco de ficar na rabeira da coligação, como Ricardo Berzoini e João Paulo Cunha.

O “abestado” candidato do PR teve duas vezes mais citações do que Paulo Maluf (PP) e três vezes mais do que a legenda do PT nas pesquisas do Ibope. Confirmada essa proporção nas urnas, Tiririca ultrapassaria 1 milhão de votos e elegeria ao menos três deputados na sua esteira.

Em São Paulo, os principais puxadores de voto para as outras coligações devem ser Bruna Furlan (PSDB), filha de Rubens Furlan (prefeito de Barueri), e Gabriel Chalita (PSB), ex-secretário da Educação e deputado estadual.

No Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR) deve ter duas a três vezes mais votos do que Romário (PSB), o segundo mais citado no estado, segundo o Ibope. O ex-jogador poderá bater bola com o goleiro Danrlei (PTB), capitão de sua coligação no Rio Grande do Sul.

Herdeiros políticos é o que não faltará na Câmara. Leonardo Picciani (PMDB-RJ), filho de Jorge Picciani, deve ser bem votado. Mas não tanto quanto o filho do apresentador Ratinho, Carlos Massa Júnior (PSC), o mais citado no Paraná.

Filho de Zé Dirceu, Zeca Dirceu (PT) deve ser um dos novos deputados federais paranaenses, enquanto a filha de Miguel Arraes, Ana Arraes (PSB) disputa com João Paulo (PT) a liderança da votação em Pernambuco.

Por Jose Roberto de Toledo

Forró do Bom em Ouro Branco


A cidade de Ouro Branco - RN, apresenta neste dia 8 de Outubro
no Clube Municipal da Cidade. As Bandas Forró do Bom e Forró
Aryaxé. Em comemoração a Festa do Padroeiro da Cidade. A Festa
terá início as 22:00 H. Venha Você também fazer parte desta Festa.
Fonte:http://djflashbackjs.blogspot.com/

O que você precisa saber na hora de votar

Segundo informações do TRE, mais de dois milhões de eleitores no Rio Grande do Norte estão aptos para votar neste domingo, dia 03 de outubro. O Rio Grande do Norte possui 69 Zonas Eleitorais, 1.570 locais de votação, 6.899 seções e 2.246.691 eleitores. Os eleitores irão às urnas escolher, nesta ordem, seus candidatos a deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente. Você pode imprimir aqui sua fila para votar. O horário da votação é das 8h às 17h e há algumas informações que são importantes saber:

Documentos: Na hora da votação, será necessário apresentar apenas um documento oficial com foto. Lembrando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende por documento oficial com foto os originais da carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidades de classe funcionais, certificado de reservista e passaporte. O TSE votou e decidiu no dia 30 de setembro pela não obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor, ou seja, quem portar apenas um doumento oficial com foto poderá votar.

* Atenção jovens: A carteira de estudante não é válida para votar, pois não é considerado documento oficial pelo TSE.

Locais de votação: Se você tem dúvidas sobre o local que vota é possível consultar através do site do www.tre-pe.gov.br. Basta clicar em Eleições 2010, em seguida “Locais e Seções Eleitorais” e por último “Endereço das seções”.

Diferença entre o voto branco e o voto nulo: Na teoria, o voto branco significa o “tanto faz”, não querendo influenciar a votação de nenhum candidato apresentado. Já o nulo significa não querer eleger nenhum dos candidatos apresentados. Na prática, não há mais diferença, pois nenhum deles é somado na conta oficial dos votos de cada candidato. Segundo a lei 9.504/1997 “será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos”.

Para justificar o voto: O cidadão que estiver ausente do seu domicílio eleitoral deverá preencher um formulário, colocando nome e número do título de eleitor, que estará disponível nos locais de votação, no TRE da Avenida Rui Barbosa nº320 e na 8ª e 149ª zona eleitoral do Aeroporto dos Guararapes. Outra possibilidade é imprimir o formulário pela internet.

Voto em trânsito: Exclusivo para os eleitores que se cadastraram até o dia 15 de agosto informando a Justiça Eleitoral que não estariam no seu local de votação, no dia 3 de outubro. Quem quiser consultar os locais da votação em trânsito basta entrar no site www.tse.gov.br, na parte de serviços ao eleitor.

Disque Eleitor: Para tirar dúvidas gerais sobre o processo eleitoral,o TRE-PE disponibilizou uma central telefônica que funciona das 8h às 19h. O número é 4009-9400.

Lei Seca: No próximo domingo, 3 de outubro, serão proibidas a venda e o consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes do estado, entre 6h e 18h.


Fonte:DIARIODENATAL.COM.BR

Principais postulantes a Assembleia Legislativa pelo Seridó vão votar em seus municípios pela manhã

O Blog já sabe que os seis principais postulantes a Assembleia Legislativa com bases em municípios do Seridó vão votar pela manhã neste domingo (03). Dois candidatos pretendem abrir a fila de votação: Roberto Germano (PC do B) e Zé Lins, que votam em Caicó e Currais Novos respectivamente. Os dois garantiram que estarão em seus locais de votação às 8h, quando se inicia o processo.

Horários de votação dos candidatos a estadual pelo Seridó

Antônio Petronilo (PMDB) - Caic - 11h30 - Parelhas
Ezequiel Ferreira (PTB) - Escola Humberto Gama - 9h30 - Currais Novos
Nelter Queiroz (PMDB) - Escola Vagnr Lopes - 9h - Jucurutu
Odon Júnior (PT) - Não atendeu a ligação e nem respondeu mensagem
Roberto Germano (PC do B) - Escola Severina Brito - 8h - Caicó
Vivaldo Costa (PR) - Colégio Diocesano Seridoense - 10h - Caicó
Zé Lins (PR) - Escola Nossa Senhora - 8h - Currais Novos

Fonte:Blog Marcos Dantas.

Start mostra os 24 nomes mais citados na pesquisa espontânea para deputado estadual

O Correio da Tarde circula em Natal e Mossoró com os números da pesquisa Start para deputado estadual. Foram entrevistados 1.530 pessoas em 37 municípios essa semana. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não contabilizará eleito o candidato com mais votos. É importante ressaltar a questão do coeficiente das coligações e legendas. O Blog publica os mais citados:

Larissa Rosado (PSB) - 3,6%
Tomba (PSB) - 3,2%
Ezequiel (PTB) e Kelps Lima (PR)- 3,1%
Nelter Queiroz (PMDB) - 2,9%
Luiz Almir (PV) - 2,6%
Getúlio Rêgo (DEM) - 2,4%
Dr. Leonardo (DEM) - 2,3%
Vivaldo Costa (PR) e Walter Alves (PMDB) - 2,3%
Gesane Marinho (PMN) -2,2
Lauro Maia (PSB) - 1,8%
Gustavo Fernandes (PMDB) e Poti Jr (PMDB) - 1,5%
Agnelo Alves (PDT) e Flaviano Monteiro (PCdoB) - 1,4%
Chico da Prefeitura (DEM), Gustavo Carvalho (PSB), Gilson Moura (PV), Raimundo Fernandes (PMN), Dibson Nasser (PSDB) e Roberto Germano (PCdoB) - 1,2%
Antonio Petronilo (PMDB) - 1,1%
Fábio Dantas (PHS) e José Dias (PMDB) - 0,9%
George Soares (PR), Miguel Weber (PV), Ricardo Motta (PMN) e Zé Lins (PR)- 0,8%

Fonte: Blog Marcos Dantas.

Disputa para estadual em Caicó na última campanha ficou entre Vivaldo, Roberto e Álvaro

Não é de hoje que Vivaldo Costa, Roberto Germano e Álvaro Dias polarizam a discussão política em Caicó.

Nas eleições estaduais de 2006, quando os três disputavam uma cadeira na Assembleia, Vivaldo levou a melhor em Caicó com 11.007 votos, embora tenha ficado na suplência. Roberto também não se elegeu. Álvaro conseguiu ficar numa das cadeiras do Seridó.

Confira a ordem dos deputados estaduais mais votados em Caicó na eleição de 2006:

Vivaldo Costa (PR) ­– 11.007 (31,9%)

Álvaro Dias (PDT) – 7.084 (20,5%)

Roberto Germano (PCdoB) – 6.893 (20%)

Nelter Queiroz – 3.195 (9,27%)

Luciano Lopes (na época PSB) – 593 (1,72%)

Sargento Siqueira (PV) – 286 (0,86%)

Antonio Jácome (PMN) – 265 (0,77%)

Paulo Davim (PV) – 228 (0,77%)

Nelson Freire (PSB) – 223 (0,64%)

Márcia Maia (PSB) – 211 (0,61%)

Fonte:Blog Robson Pires.

Confira o que é permitido e proibido neste domingo de eleições

Neste dia 3 de outubro, milhares de pessoas vão às urnas para votar nos candidatos. Mas existem algumas normas que precisam ser cumpridas pelos eleitores, principalmente com relação a manifestação dos votos. O chefe de cartório da 3ª Zona Eleitoral, Tyronne Dantas explica mais detalhes no vídeo.

De acordo com a Lei Eleitoral, não é permitido entrar na cabine de votação com telefones celulares ligados, máquinas fotográficas e filmadoras. Esses equipamentos deverão ser deixados com o mesário antes do início do voto. O uso de broches e adesivos do candidato é permitido. Mas, a manifestação do eleitor dentro da seção eleitoral e nos seus arredores deve ser sempre individual e silenciosa. A lei atual já proíbe a confecção de camisetas de candidatos, mas, caso o eleitor esteja usando a camiseta do partido, o presidente da seção eleitoral poderá pedir a troca de roupa.

No dia da eleição, não é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comícios ou carreatas. A boca de urna também é proibida e punível com detenção de seis meses a um ano ou prestação alternativa de serviços à comunidade.

Monique Renne/CB/D.A Press

Pesquisa Start aponta para segundo turno no Rio Grande do Norte


O Jornal Correio da Tarde circulará neste sábado, 2, com o resultado da nova pesquisa encomendada ao Instituto Start com o resultado para governador, senador, deputado federal deputado estadual.

A pesquisa foi encomendada pela Fiern. O blog soube que o resultado da Start aponta para segundo turno nas eleições do Rio Grande do Norte. Os números para o governo, provavelmente, são:

- Rosalba – 40%
- Iberê – 32% (mais alguma coisa)
- Carlos – de 9% a 11%

O blog soube que na soma dos votos válidos dá o seguinte:

- Rosalba – 49%
- Os outros candidatos – 51%

E tem mais:

Para o senado a parada continua decidida. Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM) estão liderando com folga.

Fonte: Blog Robson Pires.

Eleições deste ano devem custar R$ 480 milhões aos cofres públicos

Categoria: Brasil, Política

Além de julgar registros de candidatos e de analisar todos os aspectos judiciais relativos às eleições, a Justiça Eleitoral também é responsável pela organização e logística da votação. Neste ano, o pleito deverá custar R$ 480 milhões, 6,6% mais que o que foi gasto nas eleições de 2006 (R$ 450 milhões).

Apesar do gasto ser maior, ele é proporcionalmente menor que o aumento do número de eleitores, que cresceu 7,8% entre 2006 e 2010. Já a média de gasto por eleitor caiu de R$ 3,58 em 2006 para R$ 3,56 neste ano. É a terceira economia seguida na média de gasto por eleitor, que registrou R$ 4,31 em 2002.

O Tribunal Superior Eleitoral gastou R$ 69 milhões a menos que o previsto na dotação orçamentária: R$ 549 milhões. Os principais gastos são com logística (R$ 35 milhões), lanche de mesários (R$ 82 milhões), campanhas de esclarecimento (R$ 4 milhões), tecnologia de transmissão via satélite e aquisição de urnas, estes últimos com gastos não quantificados.

Fonte:blog Cardoso Silva.