O Brasil elegeu um palhaço para seu Congresso. É assim que o canal Euronews e vários outros meios de comunicação no exterior apresentaram os 1,3 milhão de votos recebidos por Tiririca nas eleições para deputado ontem. A vitória do candidato foi notícia no exterior, com repercussão em agências como a Dow Jones, BBC, CBS, jornais sul-africanos e a Rádio Pública Nacional, dos Estados Unidos.
O canal Euronews, que pode ser visto em toda a Europa e em diversas línguas, foi o mais enfático. “Eleitores em todo o mundo se queixam de ter palhaços como políticos. Mas os brasileiros abraçaram a ideia, enviando um palhaço de verdade ao Congresso, com mais votos que qualquer outro candidato”, afirmou o canal europeu. Para a CBS, os brasileiros elegeram um “palhaço não-metafórico”, Francisco Everardo Oliveira Silva.
Tiririca foi traduzido em inglês para “grumpy” e muitos dos jornais que publicaram a história sobre o candidato brasileiro indicaram que ele foi suspeito de ser analfabeto. Já o jornal The Star, da África do Sul, apontou que os brasileiros foram às urnas no fim de semana para escolher seus “governadores, senadores e um palhaço ao Congresso”.
Segundo o jornal, a campanha de Tiririca chamou a atenção de eleitores decepcionados com a política. Mas a imprensa estrangeira indicou que a candidatura não seria apenas um “ato inocente” de um indivíduo. Para as agências de notícia, o palhaço foi bem financiado e seus votos ajudariam a eleger outros políticos de sua coalizão.
fonte:blog Robson Pires.