quinta-feira, 26 de março de 2020

Morte de britânica de 21 anos ‘saudável’ volta a acender alerta sobre letalidade de coronavírus entre jovens


A morte de uma mulher de 21 anos no Reino Unido, sem doenças pré-existentes, voltou a acender o alerta de que jovens não estão imunes a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Chloe Middleton morreu na semana passada, mas a notícia só foi divulgada nesta quarta-feira, 25 de março. Em uma publicação no Facebook, sua tia, Emily Mistry, disse que Middleton “faleceu no Covid-19” e pediu que outras pessoas “façam sua parte” para impedir a propagação da doença.
Segundo reportagem da BBC Brasil, Segundo dados do governo britânico, a maioria dos pacientes que morreram com coronavírus tinha condições médicas pré-existentes.
Autoridades de saúde demonstram preocupação de que os jovens ignorem os avisos sobre a propagação do vírus, uma vez que acreditam que a doença apenas acomete idosos.
Mas em uma série de postagens no Facebook, a família de Middleton pediu ao público que seguisse as recomendações para “ficar em casa” e levasse o vírus “a sério”.Veja mais em BBC Brasil.

Foto: Arquivo pessoal da família/via BBC Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Ao vivo: saiba como está o avanço do coronavírus no Brasil

Hoje (26) completa um mês do primeiro caso confirmado do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Durante este período a pandemia produziu 77 mortes, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (26). A taxa de letalidade é de 2,7%. Ontem, as mortes já haviam se expandido para além de São Paulo e do Rio de Janeiro, com falecimentos em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, retificou o número de mortes no país. No relatório constava 78 óbitos, com um caso no Distrito Federal. Mas Mandetta afirmou que o registro foi feito por engano e que DF não tem morte por covid-19.
Considerando um mês após o primeiro infectado, o Brasil fica atrás da China (213 mortes e 9.802 casos) mas a frente da Itália (29 mortes e 1.694 casos).
O total de casos confirmados saiu de 2.433 ontem para 2.915 casos. O resultado de hoje marcou um aumento de 54% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas.
Do total de mortes, 58 foram em São Paulo, nove no Rio de Janeiro, três no Ceará, três em Pernambuco, uma no Amazonas, uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e uma em Goiás.
Como local de maior circulação do novo coronavírus no país, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 1052 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (421), Ceará (235), Distrito Federal (200), Rio Grande do Sul (158) e Minas Gerais (153).

Também registram casos confirmados Santa Catarina (122), Bahia (104), Paraná (102), Amazonas (67), Pernambuco (48), Espírito Santo (39), Goiás (39), Mato Grosso do Sul (25), Acre (24), Rio Grande do Norte (19), Sergipe (16), Pará (13), Alagoas (11), Mato Groso (11), Maranhão (10), Piauí (nove), Roraima (oito), Tocantins (sete), Rondônia (cinco), Paraíba (cinco) e Amapá (dois). Acompanhe ao vivo aqui ou em Agencia Brasil.

Natal registra 1580 casos de dengue, zika e chikungunya em 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) registrou 1580 casos de arboviroses – dengue, zika e chikungunya – no primeiro trimestre de 2020. Somente os números relacionados com dengue somam 1285 notificações, o que corresponde a 280 casos a mais da doença no mesmo período ano passado.
Além da dengue, a chikungunya contabilizou 278 casos e a zika tem 17 casos confirmados.
Os números são do novo boletim Entomoepidemiológico das Arboviroses, publicado nesta quinta-feira (25). Segundo os dados da SMS, a média é de 18 casos confirmados por dia da doença. Os bairros do Planalto, Felipe Camarão e Lagoa Azul, são áreas com maior incidência de arboviroses.
“Definimos que vamos manter os trabalhos em áreas de alto risco. E o serviço do UBV (carro fumacê), seja na forma portátil ou pesada, vai ser utilizado nessas áreas”, diz Alessandre Medeiros Tavares, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ).
Nesse período de pandemia do novo coronavírus, o CCZ ressalta que apenas os serviços de visitas domiciliares realizados pelas equipes serão suspensas. “Vamos fazer apenas o tratamento da parte externa das residências. Será feita a contagem dos imóveis e atualizando o nosso reconhecimento geográfico”, diz

O CCZ pede que a população ajude no combate ao mosquito mantendo os ambientes limpo e evitando o acumulo de água parada.

Efeito do isolamento: Explode procura por almoço no Restaurante Popular de Patos


Começam a chegar os efeitos da paralisação do comércio, setor produtivo e do confinamento das pessoas em casa, por conta das medidas de isolamento social como prevenção ao Coronavírus. Se por um lado é necessário se isolar para se proteger da Covid-19, por outro, as pessoas precisam de alimentar, prover suas necessidades básicas atreladas ao meio de produção.
Na cidade paraibana de Patos um dos primeiros efeitos percebidos da paralisação da máquina produtiva foi a explosão na procura por refeição no Restaurante Popular, localizado no Bairro do Jatobá, setor sul da cidade. Na manhã desta quinta-feira, 26 de março, vários internautas registraram a imagem da longa fila.
O aumento provocou também uma grande junção de pessoas no mesmo local, o que fere as recomendações sanitárias para se evitar a contaminação com o Coronavírus.
Patos On Line Fonte-robsonpiresxerife.

Coronavírus: Brasil tem 2.915 confirmados e 77 mortos



De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde feita na tarde dessa quinta-feira (26/03), quando o Brasil marca o 30º dia do primeiro paciente confirmado de coronavírus no país, há 2.915 casos confirmados da doença em território nacional. Há também 77 mortes decorrentes do coronavírus registradas até o momento.
São Paulo é o epicentro da epidemia até agora, com 1.052 casos confirmados e 58 mortes. Rio de Janeiro (421 diagnosticados e 9 óbitos), Ceará (235), Distrito Federal (200) e Minas Gerais (153) completam os cinco estados com maior incidência do coronavírus. Há ainda óbitos registrados no Ceará (3), Pernambuco (3), Amazonas (1), Goiás (1), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (1).
A última atualização, feita pelo órgão nesta terça-feira (25/03) dava conta de 2.433 casos confirmados e 57 óbitos. O número de pacientes confirmados na realidade deve ser maior do que esse, segundo o secretário-executivo João Gabbardo. Ele explica que, em uma estatística global, a cada 100 casos confirmados, apenas 14 são diagnosticados.
Fonte-Blog robson Pires.

BOLETIM COVID-19


EM CIMA DE CAMINHONETE, PADRE FAZ CELEBRAÇÃO PELAS RUAS DE NATAL; VEJA VÍDEO



Com muitos fiéis em isolamento social e as missas suspensas no Rio Grande do Norte, um padre teve uma ideia diferente para realizar uma celebração nesta quarta-feira (25) em Natal. Ele subiu em cima de uma caminhonete e saiu pelas ruas do bairro Neópolis, na Zona Sul, levando palavras de fé durante quase uma hora.








"Não foi exatamente uma missa, eu estava levando o Santíssimo. Com a missas suspensas aqui, nem todos tem acesso à internet e ficam sem conseguir participar de uma celebração. Por isso tive essa ideia", contou Padre Nunes, que é da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. 


Ele explicou que não parou em nenhum lugar e também não teve contato com ninguém. "Eu repeti diversas vezes no caminho um lema: 'Todos em casa e Jesus com todos'", disse ele alertando para que os fiéis cumpram o isolamento social. 


Segundo Padre Nunes, a receptividade das pessoas foi maior do que ele esperava. "Eu vi muita gente chorando, se ajoelhando, aplaudindo dos apartamentos. Eu acho que reflete um pouco a carência que estão tendo neste momento", contou. 

Fonte: G1/RN.Fonte-http://www.blogbarrapesada.com/

Emparn prevê possibilidade de chuvas acima da média nos próximos três meses


Assecom
Ilustrativa

AEmpresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), fez a previsão de chuvas, para o trimestre de abril, maio e junho, no Rio Grande do Norte, com índice de chuvas de normal a acima do normal.
A chuva esperada deve ser bem distribuída em todas as regiões do RN sendo:
  • 578,7mm para a região Leste;
  • 328,1mm para a região Oeste;
  • 317,7mm para a região Agreste;
  • 256,5mm para a região Central.
Este é análise feita por meteorologistas de diversos órgãos durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste de 2020, realizada por meio de videoconferência no último dia 19.
“Importa destacar que a grande variabilidade temporal e espacial das chuvas nesse período, o que significa que podem ocorrer chuvas intensas concentradas em algumas áreas durante um período curto de tempo”, explicou o chefe da Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot representando o RN na reunião.
Participaram da videoconferência meteorologistas de órgãos dos estados do Ceará (Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME), Paraíba (Agência Executiva de Gestão de Águas - AESA), Alagoas (Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas - SEMARH), Sergipe (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade SEDURBS), Bahia (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – CPTEC/INPE.

Reunião climática

Em fevereiro, o RN sediou a III Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste - Etapa Rio Grande do Norte- período de março a maio de 2020, ocasião em que os meteorologistas anunciaram a previsão de chuvas acima da média histórica para o trimestre de março, abril e maio. Os padrões climáticos até então analisados indicavam a ocorrência de chuvas distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo 479 milímetros na região Oeste, 376 na região Central, 342 na região Agreste e 533 milímetros na região Leste. “Parâmetros de temperatura na superfície dos oceanos, ventos e pressão atmosférica são elementos considerados nas análises", disse Britot coordenador do evento.
Para 2020, o prognóstico dos meteorologistas é que a média de chuvas no RN em gire entre 800 e 1200 milímetros.

RN tem 42 cidades com casos suspeitos de coronavírus; confira a lista

Confira abaixo quais cidades do RN já têm casos suspeitos de coronavírus.
Natal – 120 suspeitos (9 confirmados e 27 descartados)
Mossoró – 59 suspeitos (1 confirmado e 3 descartados)
Parnamirim – 15 suspeitos (3 confirmados e 8 descartados)
Assu – 6 suspeitos
São Gonçalo do Amarante – 4 suspeitos
São José do Mipibu – 4 suspeitos
Rio do Fogo – 3 suspeitos
Tibau – 3 suspeitos
Nísia Floresta – 3 suspeitos
Guamaré – 3 suspeitos
Parelhas – 2 suspeitos
Patu – 2 suspeitos
Baraúna – 2 suspeitos
Barcelona – 2 suspeitos
Brejinho – 2 suspeitos
Ceará-Mirim – 2 suspeitos
Extremoz – 2 suspeitos
Jundiá – 2 suspeitos
Macaíba – 2 suspeitos
Santa Cruz – 2 suspeitos
Cidades com um caso suspeito
Angicos, Areia Branca, Augusto Severo, Baía Formosa, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Doutor Severiano, Espírito Santo, Florânia, Frutuoso Gomes, Goianinha, Jardim do Seridó, João Câmara, Macau, Monte Alegre, Nova Cruz, Santa Maria, Ruy Barbosa, São Fernando, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul.

MESMO SEM NENHUM CASO CONFIRMADO, CORONAVÍRUS JÁ PROVOCA DEMISSÕES EM JARDIM DO SERIDÓ




Sem mesmo ter nenhum caso confirmado, o coronavírus já está fazendo estragos na economia de Jardim do Seridó, onde empresas em funcionamento, estão sendo obrigadas à diminuir o número de funcionários por causa do baixo faturamento. 


Com o isolamento social, além das empresas que ainda estão em funcionamento, os autônomos também estão sem ganhar, e consequentemente, todos estes não estão comprando, desaquecendo a economia local num efeito dominó.

Outro setor que não terá como sobreviver é o da agropecuária, pois, com as queijeiras sem produzirem, os produtores não estão vendendo o leite, e assim, não terão dinheiro para compra de alimentos para a família e nem a ração para o gado leiteiro.

Para a grande maioria, o isolamento vertical (isolamento só dos que fazem parte dos grupos de risco) seria primordial, caso contrário, o desabastecimento será inevitável.

Do Blog: Com cuidados e informações corretas, seria possível sim, que muitos setores voltassem à funcionar. Basta que todos se unam e respeitem as regras e cuidados.
Fonte-Blog paulinho filho.

Em Picuí: Após mais de 10 anos, açude Caraibeira volta a sangrar e população comemora

Completamente vazio. Era assim se encontrava há aproximadamente 7 anos o açude Caraibeira, situado na zona de Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano.

O reservatório sangrou pela última vez em 2009. Aproximadamente 10 anos depois, a população que esperava ansiosamente por este momento comemorou mais uma vez no início no início da noite desta quarta-feira (25).
De acordo com informações veiculadas na redes sociais, devido a situação enfrentada pela pandemia do coronavírus, na tarde desta última quarta-feira (24) a Polícia Militar teve que convidar alguns populares que estavam no local para se dispensarem. No entanto, o momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais.

Segundo dados da AESA, o reservatório possui capacidade para armazenar 2.709.26 m³ (dois milhões, setecentos e nove mil e vinte e seis metros cúbicos) de água, representando um dos maiores da região. Ele já foi responsável pelo abastecimento d'água de Picuí, até a construção da represa Várzea Grande (Serraria) e depois passou a abastecer Nova Palmeira, cidade vizinha de Picuí.

Há informações que Picuí volte a receber água nas torneiras nos próximos dias.
Fonte-portalpicuihoje.com.br

58% dos casos suspeitos de coronavírus no RN são de pessoas jovens entre 20 e 39 anos

A Tribuna do Norte desta quinta destaca que são os jovens entre 20 e 39 anos que representam a maior qauntidade de casos suspeitos de Covid-19 registrados no Rio Grande do Norte, 58%.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap-RN), divulgado nesta quarta-feira (25), pessoas nesta faixa etária, em números, somam pelo menos 495 casos dos 839 suspeitos registrados no Estado. O RN tem 14 casos confirmados do novo coronavírus.
Segundo o boletim, a maior parte das notificações de casos suspeitos para esta faixa etária diz respeito às mulheres, com pelo menos 370 notificações. Essa situação também se repete nos casos confirmados da doença no Estado: dos 14 usuários infectados com o vírus, nove deles estão nesse intervalo de idade, sendo seis mulheres e três homens.


TRIBUNA DO NORTE Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Governo do Estado disponibilizará central de atendimento pra orientações sobre coronavírus

Os norte-rio-grandenses vão ganhar mais um importante aliado na luta contra o novo coronavírus. Isso porque o Governo do Estado vai disponibilizar, a partir desta quinta-feira (26), uma central de atendimento à população a fim de esclarecer dúvidas, prestar acolhimento psicológico e também receber doações.
A ação é uma iniciativa conjunta das Secretarias da Administração (Sead); da Saúde Pública (Sesap); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com a Interjato Soluções; o Instituto Bem-Te-Vi; a UFRN; a UnP e outras instituições de ensino, além de grupos voluntários formados por servidores públicos, psicólogos, professores e estudantes. Ao todo, são mais de 300 colaboradores envolvidos.
Para contatar a Central “Disque RN Coronavírus”, basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.
O objetivo é proporcionar apoio à sociedade, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde. Dessa forma, evita-se o contato com outros pacientes e, consequentemente, possibilidades de transmissão do vírus, caso algum deles já esteja com a doença Covid-19.
Outra finalidade da central é prestar um atendimento de apoio psicológico. Durante a pandemia, muitas pessoas estão ficando mais tempo em casa, ou seja, mais suscetíveis a implicações emocionais de uma quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento. Por isso, os psicólogos, voluntariamente, vão conversar com as pessoas que necessitarem desse acolhimento.
O terceiro propósito é organizar uma grande unidade para acolher doações de gêneros alimentícios e materiais de limpeza e higiene pessoal. Serão prestadas orientações quanto aos pontos de recolhimento desses itens e quanto sua distribuição para a população mais necessitada e entidades envolvidas com esse público.
Fonte-robsonpiresxerife.

Influencer lambe vaso sanitário em banheiro público e 4 dias depois testa positivo para coronavírus


Fesrespeitando descaradamente as medidas de prevenção para conter o avanço do novo coronavírus, um influencer de 21 anos, que se identifica nas redes sociais como Larz, divulgou um vídeo no TikTok em que aparece lambendo um vaso sanitário de um banheiro público, explicando tratar-se de um desafio. Alguns dias depois, o morador da Califórnia, nos Estados Unidos, afirmou ter sido testado positvo para a Covid-19.
O jovem postou, no domingo, imagens dele no que aparenta ser uma cama de hospital. Não ficou esclarecido de que jeito ele contraiu a doença. A atitude dele, porém, vem sendo alvo de duras críticas nas redes sociais. Outros internautas que participaram do tal desafio de lamber privadas, entre outras supercíficeis em locais públicos, também provocaram revolta, enquanto diversos países adotam medidas difíceis para conter o vírus, incluindo o Brasil.
“Eu testei positivo para o coronavírus”, escreveu ele em um perfil que já foi suspenso no Twitter.

Nos EUA, foram registrados cerca de 55,5 mil casos confirmados da Covid-19, de acordo com dados divulgados pela Universidade Johns Hopkins nesta quarta-feira. A doença causou 800 mortes no país.