terça-feira, 28 de abril de 2020

Trump culpa China por coronavírus e diz que EUA estão investigando


Trump culpa China por coronavírus e diz que EUA estão investigando Foto: © Isac Nóbrega/PR O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse nessa segunda-feira (26) que a China poderia ter contido o coronavírus antes que ele se espalhasse pelo mundo e que seu governo está conduzindo “investigações sérias” sobre o que aconteceu. “Estamos fazendo investigações muito sérias. Não estamos felizes com a China”, disse Trump em entrevista na Casa Branca. “Há muitas coisas pelas quais ela pode ser responsabilizada.” “Acreditamos que poderíamos ter impedido isso na fonte. Poderíamos ter impedido que se espalhasse tão rápido e não se propagaria por todo o mundo.” As críticas de Trump são as mais recentes de seu governo destinadas à maneira pela qual a China se portou no surto de coronavírus, que começou no fim do ano passado na cidade chinesa de Wuhan e cresceu, tornando-se uma pandemia global que até agora matou mais de 207 mil pessoas no mundo, 55 mil nos Estados Unidos, de acordo com uma contagem da Reuters. Na semana passada, o secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos “acreditavam fortemente” que Pequim falhou em informar o surto do coronavírus em tempo razoável e acobertou o perigo da doença respiratória causada pelo vírus. O Ministério das Relações Exteriores da China nega as acusações. Agência Brasil, com Reuters
Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Brasil tem quase 200 voluntários dispostos a se infectar com novo coronavírus em possíveis testes de vacina

Brasil tem quase 200 voluntários inscritos em uma plataforma internacional que está convocando pessoas dispostas a se infectar de propósito com o novo coronavírus em testes múltiplos de vacinas. A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já tem 3,9 mil inscritos de 52 países. De acordo com os organizadores, até esta segunda-feira (27), 182 eram brasileiros.
Para desenvolver qualquer tipo de vacina, os cientistas precisam percorrer diversas etapas. Entre elas está a pesquisa básica – que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita – seguida por testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais e que servem para demonstrar a segurança do produto.
Depois, há os ensaios clínicos, que ainda podem se desdobrar em outras quatro fases. Uma das mais demoradas é justamente o teste em humanos.
A iniciativa do 1 Day Sooner pretende ter à mão candidatos para testar diversos tipos de vacinas ao mesmo tempo – o que abrevia algumas etapas tradicionais para chegar a um resultado.
Atualmente, há 76 vacinas contra a Covid-19 sendo desenvolvidas, 71 em estágio pré-clínico e 5 em fase clínica,de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até 20 de abril.
“Nosso objetivo é criar as condições prévias necessárias para os testes avançarem, o que envolve garantir um conjunto diverso de voluntários pelo mundo”, afirma Josh Morrison, criador da iniciativa, em entrevista ao G1.
Em 31 de março, pesquisadores dos Estados Unidos e da Inglaterra publicaram um estudo científico no “Journal of Infectious Diseases” em que defendem os testes múltiplos em voluntários para acelerar o desenvolvimento de vacina contra Covid-19. “Esses ensaios podem subtrair muitos meses do processo de licenciamento, disponibilizando vacinas eficazes mais rapidamente”, argumentam no artigo.
Os pesquisadores avaliam que os riscos de infectar voluntários com Covid-19 seriam amenizados se os testes forem feitos em pessoas que não estão em grupos de risco.
“Obviamente, ao desafiar voluntários com esse vírus, corre-se o risco de causar doenças graves e possivelmente até a morte. No entanto, argumentamos que tais estudos, ao acelerar a avaliação da vacina, poderiam reduzir o número global de mortalidade relacionadas ao coronavírus (…) o risco pode ser aceitável se forem feitos testes em adultos jovens e saudáveis, com risco relativamente baixo de doenças graves após infecção natural e se, durante o desafio, eles receberem monitoramento frequente e, após qualquer infecção, os melhores cuidados disponíveis”, afirmam.
Colaboração para acelerar pesquisas de Covid-19
Na última sexta-feira (24), a OMS lançou uma iniciativa de “colaboração emblemática” para acelerar o desenvolvimento, a produção e o uso de medicamentos, testes e vacinas seguros e eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar a Covid-19.
OMS lança iniciativa colaborativa para medicamentos, testes e vacinas contra a Covid-19
Segundo a OMS, a iniciativa – chamada de Access to Covid-19 Tools Accelerator, ou o ACT Accelerator –, irá tornar as tecnologias contra a doença “acessíveis a todos que precisam delas, no mundo inteiro”.
“O mundo precisa dessas ferramentas e precisa delas rapidamente (…) Estamos enfrentando uma ameaça comum, que só podemos derrotar com uma abordagem comum”, afirmou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, no lançamento da iniciativa.
A OMS não cita os testes múltiplos, mas afirma que é preciso “testar todas as vacinas candidatas até que elas falhem.”
“A OMS está trabalhando para garantir que todos eles tenham a chance de serem testados no estágio inicial de desenvolvimento”, diz a organização.

Disque Prevenção ao Coronavírus totaliza 1.430 atendimentos em um mês

Após completado um mês desde que foi implantada, a Central de Atendimento “Disque Prevenção ao Coronavírus” alcançou um total de 1.430 ligações recebidas. Em funcionamento desde o dia 26 de março, o serviço presta esclarecimentos sobre o novo coronavírus para quem tiver dúvidas sobre a doença, além de oferecer serviço de acolhimento psicológico e orientações relacionadas aos programas de doações no âmbito estadual.
O serviço de teleatendimento ocorre diariamente, das 7h às 23h, inclusive aos finais de semana, pelo telefone (84) 3190-0700, e está disponível para todo o território potiguar. Em abril, também passou a oferecer atendimento virtual por meio do aplicativo Whatsapp. Nesse caso, o interessado deve adicionar o número à sua lista de contatos e iniciar uma conversa ou enviar uma mensagem diretamente por meio do WhatsApp Web, pelo link https://wa.me/558431900700.
A ação é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde Pública (Sesap); Administração (Sead); Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), com a UFRN, UnP e Unifacex, além do apoios da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Instituto Bem-Te-Vi, Escola Brasileira de Psicanálise e Interjato Soluções.
Informações e esclarecimentos sobre a doença
A maioria dos atendimentos recebidos foram relacionados a busca de informações por pessoas com dúvidas sobre a Covid-19. São comuns, por exemplo, questionamentos sobre vias de contágio, higienização, grupos de risco, medidas de prevenção e isolamento, necessidade de ir ao hospital, modificações na rotina dos serviços gerais, precauções que podem tomar dentro de casa, entre outros.
Nesse serviço, atuam mais 400 voluntários, entre servidores públicos, professores e estudantes integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/UFRN). Os atendentes, que recebem as demandas e prestam os esclarecimentos à população, se alternam em plantões e são formados, na maioria, por graduandos da área da Saúde. Eles são orientados pela equipe de tutores, composta pelos professores e profissionais formados da área médica, que são responsáveis por repassar informações atualizadas, decretos e portarias, normas regulamentadoras e boletins diários.
“Cada pessoa tem uma história,  uma  necessidade diferente. Procuramos deixá-las bem à vontade para perguntar e tentamos ouvir com calma e atenção para criarmos uma relação de confiança. Ainda é uma situação nova, as pessoas estão cheias de dúvidas, receios. Por isso, tentamos acolher da melhor forma possível”, afirma a voluntária atendente Brenda Carlos, aluna do 6° período  de Odontologia da UFRN.
Acolhimento psicológico
Com o intuito de ouvir quem precisa de um apoio emocional durante a pandemia, o serviço de acolhimento psicológico também está disponível via Disque Prevenção ao Coronavírus, este exclusivamente via ligação telefônica. A equipe de atendimento é composta por dezenas de psicólogos e psicanalistas voluntários do estado, entre professores, profissionais autônomos e aposentados, que se revezam em sistema de plantões e ficam à disposição para ouvir as pessoas.
“O objetivo do acolhimento psicológico é dar esse apoio, escutar o outro, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, destaca a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental da Sesap, Ana Eloá.