sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Enem 2018: bom uso do português será diferencial na redação, diz professor

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser mais exigente este ano, e os estudantes deverão estar atentos, sobretudo ao uso da língua portuguesa, segundo o coordenador pedagógico do Vetor Vestibulares, Rubens César Carnevale, que foi corretor da redação do Enem por três anos seguidos, de 2014 a 2016.
“O que aparece na correção do Enem é a gramática instrumental. O aluno tem que ser usuário do idioma. Não precisa ser especialista, não tem que saber nomenclatura, mas tem que saber usar”, diz.
Neste domingo (4), os 5,5 milhões inscritos no Enem farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Terão para isso, o tempo de 5 horas e 30 minutos. O Enem continua no dia 11 de novembro, com as provas de ciências da natureza e matemática.
O rigor da correção, segundo o professor, tem aumentado a cada ano. Em 2018, a previsão é que os corretores estejam mais exigentes, principalmente em relação ao uso da língua portuguesa. Pelo menos duas competências das cinco avaliadas no Enem cobram explicitamente o idioma.
“O Enem tem aperfeiçoado o método de correção. Não tem mais a expectativa de que aconteça o que ocorreu há quatro anos, quando alunos colocavam receitas ou hinos e tiravam nota. A expectativa não é mais essa. O treinamento dos corretores está mais rigoroso. Vai ter treinamento depois da prova. Isso é feito em todas as bancas de vestibular”, afirmou.
Para ir bem na prova, o professor dá algumas dicas, como fazer um rascunho com os principais tópicos que pretende abordar no texto. Além disso, dar atenção ao primeiro parágrafo porque ele vai definir o estilo e a linha de discurso: “O melhor é já causar uma boa primeira impressão”.
Se o tema for polêmico, Carnevale recomenda que os estudantes coloquem a visão contrária para que o avaliador entenda que o autor da dissertação compreende o panorama completo. Apesar disso, ressalta: “O texto deve ter uma conclusão clara e, embora seja possível listar outros pontos de vista na redação, não deve haver dúvida sobre a mensagem que o autor do texto pretende passar”.
Na proposta de intervenção, exigida no texto, o estudante deve deixar claro alguns elementos, primeiro, o agente, que é quem vai tomar a medida; a ação necessária; depois o meio para que seja executada e a finalidade da intervenção. Desde o ano passado, desrespeito aos direitos humanos não é mais motivo para zerar a redação inteira, mas, ainda poderá zerar uma das competências, resultando em perda de 200 pontos.
Capacitação
Em 2018, a correção será de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O preparo dos corretores começou em agosto. Segundo a FGV, todos os supervisores e avaliadores de redação do Enem passaram por uma capacitação a distância por cerca de um mês. A seleção dos melhores foi baseada em uma série de avaliações realizadas ao longo desse curso.
Além da capacitação a distância, os avaliadores também participarão, nos dias 24 e 25 de novembro, de uma capacitação presencial. Antes do início da correção efetiva, eles passam ainda por um pré-teste.
Durante a correção efetiva, que começará no dia 28 de novembro, os supervisores e coordenadores acompanham diariamente o desempenho dos avaliadores por meio de relatórios gerados pelo software de correção, com números em tempo real, para que os alinhamentos ocorram de forma rápida, sem prejuízos aos participantes.
Correção
Os textos serão avaliados por, pelo menos, dois professores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A redação será avaliada considerando-se cinco competências. Para cada uma delas, os avaliadores darão uma nota de 0 a 200. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1 mil pontos.
A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Caso as notas atribuídas individualmente pelos avaliadores tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, ou a nota de qualquer uma das competências tiver uma diferença de mais de 80 pontos, a redação passará por um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.
Se a diferença continuar depois da terceira avaliação, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.
Competências
As competências avaliadas nas redações são:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Redação nota zero
As redações do Enem receberão a nota zero nos seguintes casos:
Fuga total ao tema;
Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
Caso tenham até sete linhas, tamanho considerado insuficiente;
Cópia integral de um ou mais textos motivadores da Proposta de Redação e/ou de textos motivadores apresentados no Caderno de Questões;
Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, tais como números ou sinais gráficos fora do texto;
Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
Texto predominantemente em língua estrangeira;
Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Mais detalhes e exemplos de redações de edições anteriores podem ser acessadas na Cartilha do Participante.
Agência Brasil

Unesco lança campanha de combate a crimes contra jornalistas

No Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, lembrado nesta sexta-feira (2), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promove uma campanha mundial de conscientização sobre a violência praticada contra profissionais de mídia.
Segundo a Unesco, um jornalista é assassinado a cada quatro dias no mundo, com 1.010 mortes de profissionais de mídia contabilizadas nos últimos 12 anos devido a sua atividade de querer levar informações ao público. Ainda de acordo com a ONU, em nove de cada dez casos os assassinos ficam impunes.
Em mensagem para a campanha deste ano, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, destacou o aumento dos casos de ataques e assédio contra jornalistas mulheres. “É nossa responsabilidade garantir que os crimes contra jornalistas sejam punidos”, disse. Este é o quinto ano em que a Unesco promove a iniciativa.
Onu, jornalistas,violência
“Devemos cuidar para que os jornalistas possam trabalhar em condições de segurança, as quais permitam o florescimento de uma imprensa livre e plural. Somente em um ambiente desses nós seremos capazes de criar sociedades justas, pacíficas, e verdadeiramente progressistas”, diz a mensagem.
Em comunicado divulgado ontem (1), um grupo de especialistas independentes de direitos humanos da ONU pediu aos líderes mundiais que parem de incitar ódio e violência contra a mídia e garantam a punição dos responsáveis por ataques.
O comunicado afirma que “estas últimas semanas demonstraram mais uma vez a natureza tóxica e o alcance exagerado do incentivo político contra jornalistas, e exigimos que isso pare”. No documento cita diretamente o caso do jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado no início deste mês.
Agência Brasil

Adutora de Jardim de Seridó vai custar R$ 6,2 milhões

O governador Robinson Faria assinou, nesta quinta-feira, 1º de novembro, a ordem de serviço que autoriza a construção da Adutora de Jardim do Seridó. A obra está orçada em mais de R$ 6,2 milhões, com recursos do Projeto Governo Cidadão, por meio do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, em parceria com a Caern.
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da ação para a cidade. “Hoje para mim é um dia abençoado. Estou muito feliz em voltar a Jardim do Seridó para garantir mais uma ação que traz dignidade para ao povo, pois trazer abastecimento é também trazer vida e perspectiva de desenvolvimento”, observou Robinson.
A obra vai garantir o abastecimento de água na zona urbana do município que até o momento é abastecida por carro-pipa. Com estrutura de ferro fundido, a adutora terá 17,6 Km de extensão e beneficiará cerca de onze mil habitantes da região.
O sentimento de gratidão pela obra que se inicia foi expressado pelo prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva. “Momento de muita emoção e alegria. Nosso sonho está virando realidade. Só sabe o que significa esta obra quem como nós convive com a falta de água no tempo das secas. Sou grato, tenho que ser eternamente grato ao gestor que tornou esse sonho uma realidade. Que Deus abençoe este momento”, frisou.
A previsão é de que a adutora esteja em funcionamento em março de 2019.
Deputado reeleito, Vivaldo Costa, destacou o comprometimento do governador em dar continuidade às ações no Estado, mesmo após o resultado adverso da sua candidatura à reeleição. “Robinson começou a plantar um novo futuro para o RN. É ilusão quem pensa que ganhar uma eleição é ter tudo. Isso que Robinson está fazendo não é de político medíocre, suas intenções foram as melhores possíveis, ele é um homem do bem, preparado. Ele firmou o compromisso com Amazan e a população de Jardim do Seridó de trazer água para a cidade e trouxe”, enfatizou ao citar também outras obras da região do Seridó, como a reestruturação da RN 118 (que liga Caicó a Jucurutu) e a reforma e ampliação do Hospital do Seridó.
Para Joaci Medeiros, 53 anos, comerciante do município, a chegada dessa obra vai melhorar 100% a vida dos moradores. “Essa é a maior obra que nossa cidade já recebeu, vai ficar para a história”, disse.
Também estiveram presentes o diretor presidente da Caern, Marcelo Saldanha, o prefeito de Santana do Matos, Hudson Pereira, os secretários Alexandre Azevedo (Control), Cláudia Santa Rosa (Educação) e o articulador do Governo Cidadão Mariano Coelho.
fonte- http://www.jairsampaio.com/adutora-de-jardim-de-serido-vai-custar-r-62-milhoes/#more-196357

Vivaldo celebra mais um aniversário ao lado de amigos e correligionários

A quinta-feira, 1º de novembro, foi de festa para o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) que reuniu os amigos, familiares e correligionários numa celebração em Caicó. A missa de ação de graças aconteceu na Igreja de São José no Bairro Paraíba e foi celebrada pelos padres Joaquim e Tadeu. Vivaldo chegou e logo foi saudado pelo povo que queria abraçar e demonstrar todo carinho ao parlamentar. Prefeitos, vereadores e lideranças das mais diversas regiões compareceram.
Reeleito, Vivaldo segue para o seu nono mandato na Assembleia. Cheio de vitalidade e planos o Papa Jerimum completou 79 anos e disse se orgulhar que boa parte dos seus anos de vida foram e estão sendo dedicados ao povo do Rio Grande do Norte. “Hoje é dia de agradecimento. Pela minha idade e pelo maior presente que podia ter recebido: o reconhecimento do povo Potiguar a minha história e lutas, me reconduzindo a um novo mandato no legislativo estadual. Obrigado!”.
f onte-http://www.jairsampaio.com/

Terceira cirurgia de Bolsonaro após atentado será em 12 de dezembro


O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) vai passar pela terceira cirurgia desde que sofreu um atentado, em 6 de setembro, durante campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG). A informação é do jornal O Globo, segundo o qual o novo procedimento foi marcado para 12 de setembro, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Durante a cirurgia, será retirada a bolsa de colostomia que o presidente eleito usa em função das graves lesões nos intestinos, perfurados quando ele foi esfaqueado no abdômen.
Em entrevista coletiva nessa quinta-feira (1º/11), Bolsonaro afirmou ainda que, por causa da cirurgia, a data para a primeira viagem internacional como presidente eleito — ao Chile — ainda não foi definida.
“Não marquei porque tenho problema com a bolsa de colostomia. Nestas viagens longas eu posso ter algum problema. E eu não quero colocar em risco minha saúde. A princípio, a operação é no dia 12 de dezembro, três meses após a primeira cirurgia”, detalhou o presidente eleito.
Além do Chile, ele deve ir aos Estados Unidos e Israel assim que for liberado pela equipe médica, conforme informou o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), coordenador da transição e futuro ministro-chefe da Casa Civil.
fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Fátima venceu Carlos com 90% dos votos em cidade administrada pelo PDT


No único município administrado pelo PDT (José da Penha), a governadora eleita Fátima Bezerra (PT) venceu Carlos Eduardo (PDT) com mais de 90% dos votos. Foi a maior “lapada” das eleições deste ano.
Fonte- blog robson pires