Pelo menos 30 mil pessoas estão desabrigadas em 30 municípios do Piauí em decorrência das chuvas dos últimos dias. Cinco cidades já decretaram estado de calamidade pública. Em Teresina, os rios Parnaíba e Poty transbordaram. O prefeito Silvio Mendes (PSDB) decretou estado de alerta máximo diante do aumento do nível da água do Rio Poty, o maior desde 2004.
O governador Wellington Dias anunciou ontem que homens do Exército vão atuar a partir de hoje, especialmente nas cidades mais afetadas: Barra, Esperantina, Caxingó e Pirapuruca.
As chuvas também provocaram transtornos no Maranhão, no Ceará e na Bahia. Pelo menos 39 municípios maranhenses tiveram problemas por causa das enchentes. Há 29 cidades em situação de emergência e uma em estado de calamidade pública: Monção, a 240km de São Luís. Na capital maranhense, parte de um casarão no Centro desabou ontem. É o terceiro prédio atingido neste ano. Outros 35 estão ameaçados.
São Luís teve o abril mais chuvoso dos últimos 24 anos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 707,6 milímetros de chuva, quando a média do período é de 472,6 milímetros. Pelo menos 85 mil pessoas foram atingidas em outros municípios e seis rodovias federais estão com o tráfego prejudicado.
No Ceará, 52 cidades sofrem com as enchentes. Quatro pessoas morreram e, segundo a Defesa Civil, até sexta-feira passada havia 5.892 desabrigados.
Fonte:Blog Robson Pires.