segunda-feira, 28 de maio de 2012

Compositores de Caicó e Jardim do Seridó já fizeram música para Luís Gonzaga, revela pesquisa


Entre parceiros, compositores e amigos, Luiz Gonzaga gravou Janduhy Finizola, Severino Ramos e Elino Julião e carregou debaixo da asa muitos poetas e amigos potiguares.
Em uma bela reportagem, sob o título As veias Potiguares do Rei do Baião, a Tribuna do Norte revelou que Luís Gonzaga carregou debaixo da asa muitos poetas e amigos potiguares.Entre estes, dois seridoenses.
 A pesquisa para reconstruir essa relação de Luiz Gonzaga com o Rio Grande do Norte foi desenvolvida pela pesquisadora Leide Câmara, autora do Dicionário da Música Potiguar. 
 LIGAÇÕES DIRETAS 
 "Tem muita gente daqui do RN ligada ligada à Luiz Gonzaga", adiantou Leide Câmara. "Paulo Tito foi morar no Rio de Janeiro a convite dele; Carlos André, do antigo Trio Mossoró, produziu os discos que ajudaram no ressurgimento de Gonzagão nos anos 1980. Nos anos 1940, Gonzaga gravou versão instrumental da música 'Queixumes', do violonista natalense Henrique Brito feita em parceria com Noel Rosa no Rio de Janeiro, pois o sotaque nordestino não era bem visto na época", enumerou a pesquisadora. 
SERIDOENSES JÁ COMPUSERAM PARA O REI DO BAIÃO
 Nesse cast de potiguares ligados musicalmente ao velho Lua, destacou-se o médico de Jardim do Seridó, Janduhy Finizola, 81 anos.Ele conheceu Luiz Gonzaga em um hospital de Campina Grande (PB), quando estava de plantão e atendeu o Velho Lua. Gonzaga gravou várias músicas do amigo médico, entre elas "Jesus Sertanejo", "A Missa do Vaqueiro" (a mais importante), "Ana Maria", "Cidadão de Caruaru", "A Nova Jerusalém", "Cavalo crioulo" e "Frei Damião".
 O OVO DE CODORNA FOI COMPOSIÇÃO DE UM CAICOENSE 
Autor do sucesso "Ovo de codorna", gravado em 1972 por Luiz Gonzaga no disco "Aquilo bom!", o caicoense Severino Ramos começou sua carreira de compositor aos 28 anos. Embora tenha nascido no RN, foi registrado em Campina Grande (PB). Em 1951 seguiu para o Rio de Janeiro, onde consolidou parcerias com Jackson do Pandeiro, Elino Julião e Luiz Gonzaga. Severino Ramos morreu em 2003. 
 ELINO JULIÃO
 Cantor e compositor de Timbaúba dos Batistas, Elino Julião está na lista dos compositores gravados por Luiz Gonzaga. Julião começou sua carreira artística na década de 1950, interpretando músicas de Jackson do Pandeiro - de quem foi parceiro na década seguinte. Morou no Rio de Janeiro e fez bastante sucesso nos anos 1960 com a já clássica "O rabo do jumento", sua primeira gravação solo. Se vivo fosse, Luís Gonzaga faria cem anos em 2012.

Para ler a reportagem completa da Tribuna do Norte sobre as relações do Rei do Baião com compositores potiguares clique  AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário