Fm Jardim

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Crianças com estilo de vida sedentário têm desenvolvimento prejudicado, diz pesquisa

Pesquisadores dizem que crianças entre nove e dez anos, que passam a maior parte do seu tempo em atividades sedentárias, são nove vezes mais vulneráveis a desenvolver má coordenação motora em relação a crianças que praticam atividade física. A pesquisa foi conduzida por cientistas portugueses e foi publicada no American Journal of Human Biology.
Os resultados do estudo apontam que níveis altos de sedentarismo não são neutralizados por pequenas doses de exercício físico. As crianças que passavam 75% de seu tempo assistindo TV ou usando o computador tinham suas funções motoras prejudicadas mesmo que caminhassem ou praticassem esportes às vezes.
110 garotas e 103 meninos carregaram acelerômetros para medir a atividade física praticada por cada indivíduo. Essas mesmas crianças fizeram os testes de coordenação motora KTK, o Korperkoordination test fur Kinder. Os pesquisadores então compararam as performances no teste com a quantidade de exercício praticada pelos jovens.
Os resultados foram mais acentuados para os meninos. Garotos que gastavam mais de 76% do tempo em atividades sedentárias eram de cinco a nove vezes mais propensos a desenvolver má coordenação motora. Já as meninas que passavam 77,3% do seu tempo de maneira sedentária apresentaram uma propabilidade cinco vezes maior de apresentar coordenação motora ruim.
20131122-091922.jpg 
Fonte: blog robson pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.