Funcionado em instalações reformadas pela Prefeitura Municipal, o Banco do Leite está dividido em várias salas para a coleta, que representa a primeira etapa na manipulação do leite humano ordenhado, além de laboratórios e outros departamentos. De acordo com Lúcia Batista, secretária de Saúde de Caicó, as doações serão voluntárias, e inicialmente não tem como medir essa capacidade de oferta, porque processo de conscientização das mães para a doação será lento. “Muitas mães não conhecem, são as adolescentes de primeira gestão. O serviço vai ser montado e vamos fazer diariamente o trabalho. Na medida em que as mães forem”, disse Lúcia.
O Banco de Leite funcionará com uma equipe de cinco profissionais como bioquímico, assistente social, técnica em enfermagem e equipe de apoio. Para sensibilizar as mães da necessidade de doar o leite, a secretaria vai contar com a ajuda dos profissionais da rede, principalmente os agentes de Saúde que serão devidamente capacitados.
Lúcia também explica que a secretaria está realizando uma campanha para arrecadar frascos de vidro, de qualquer tamanho com tampa de plástico, que podem ser entregue ou no Hospital do Seridó ou na secretaria de Saúde. Eles serão utilizados no acondicionamento do leite humano. O governo do estado entrou com os equipamentos no valor de 16 mil reais e o município com a reforma e adequação do prédio em torno de 22 mil reais.
Fonte:Blog Robson Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário