sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rico em vitamina C, "Palma frutífera" vem sendo experimentada na Emparn de Caicó

989
Foi implantado na Emparn de Caicó um experimento de Palma Frutífera. Os exemplares foram trazidos do México onde o consumo desse fruto já é bastante difundido entre a população. A pretensão do pesquisador Marcos César é fazer primeiramente a multiplicação das 15 variedades adquiridas, estabelecer essas mudas no Seridó para em seguida avaliar a adaptação, produtividade, palatabilidade dentre outros fatores de cada variedade.

O fruto da palma é conhecido como figo-da-índia e produz praticamente durante o ano todo. A variação do peso da fruta é de 100 a 240 g. Rico em vitaminas, principalmente C e A, valorizado na medicina natural na prevenção de asma, tosse, verme, problemas na próstata e dores reumáticas, entre outros. É ainda utilizado para a produção de vários subprodutos como vinho, doces, farinhas, etc.

Consumido comumente in natura é conhecida em algumas regiões do mundo como "ponte de vida" porque durante períodos de escassez de chuvas é a única cultura que pode ser utilizada para a alimentação humana e animal. Estudos têm reportado sobre as propriedades de betalaínas presentes nos frutos de cactáceas e têm relacionado sua ação preventiva contra várias doenças e outros efeitos benéficos à saúde humana no consumo desses alimentos.
Fonte:Blog Marcos Dantas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário