Fm Jardim

segunda-feira, 7 de março de 2011

Tribos de índios realizam desfile tradicional nesta terça em Natal

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

A terça-feira de carnaval é dedicada aos carnavalescos vestidos de índios. Inspirados nos primeiros habitantes da Terra, eles chegam a Avenida Duque de Caxias com passos acompanhados por arco e flecha. Ao som de um conjunto formado por flautas, tambores, surdos, chocalhos e búzios, mostram o seu bailado singular. São as Tribos Indígenas que fazem o seu tradicional desfile sempre na terça-feira de carnaval.

São 12 as tribos que irão participar do desfile deste ano, entre eles, os Potiguares, Apaches, Mobralino Mapabu, Tapuias, Comanche, Guaranis, Guaraci, Tupinambá, Areia Branca, Gaviões Amarelos, Tupi – Guarani e Tabajara. A novidade deste ano é a participação da Tribo Apache, de Ceará-Mirim, que integra o Grupo de Acesso com chance de integrar o Grupo B em 2012.

Entre as tribos tradicionais destaca-se a dos Potiguares, que virou patrimônio do carnaval durante o governo de Djalma Maranhão. Fundada há 90 anos, a tribo homenageia os índios potiguares que surgiram em Natal na época do descobrimento as margens do Rio Potengi, em Igapó. Nos últimos 40 anos, a tribo está sob o comando de Augusto Brasil.

Segundo ele, a criação das tribos de índios para o carnaval foi uma idéia do historiador Câmara Cascudo. “Foi ele que escolheu o nome de todas as tribos. Nos sábados, a gente gostava de ir para a casa dele para brincar, beber, comer e se divertir. Ele gostava muito de contar histórias indígenas. Ainda hoje, a neta dele ajuda e apóia todas as tribos, principalmente a nossa”, revelou Augusto Brasil.

Este ano a Tribo Potiguar conta com um total de 110 homens e 40 mulheres. “Coisas indígenas e maravilhosas da Tribo Potiguar” é o tema que será apresentado por meio de suas alegorias. Na avenida, a tribo irá distribuir frutas silvestres e bebida indígena.

Outra tribo que promete despertar o interesse do público é a Tupinambá que foi reativada em 2005 passando para o bairro de Santos Reis. Antes, ela pertencia ao bairro do Alecrim. Com cerca de 200 componentes, a Tupinambá irá abordar o tema Sol e Lua - Coaracy e Iacy.

Entre as cinco alegorias que serão levadas pela tribo consta uma de cinco metros de comprimento representando uma aldeia de tupinambás. Nela, estarão dispostos o sol, a lua, uma gruta, um rio e uma índia tomando banho. Nas outras quatro, estarão dispostas réplicas de canoas, ocas e animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.