quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Chuva de granizo acaba festa de São Sebastião

Uma chuva com vento forte e granizo, registrada ontem, causou vários estragos na cidade de Montadas e acabou com a festa de padroeiro em São Sebastião de Lagoa de Roça, a cerca de 15 quilômetros de Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba. O fenômeno começou por volta das 15h e durou pouco mais de 40 minutos. Até às 19h de ontem as cidade estavam com problema de iluminação e as pessoas ainda não tinham conhecimento do prejuízo causado.

Várias árvores foram arrancadas das calçadas e algumas casas foram alagadas e tiveram seus tetos deteriorados. Um estrago maior se registrou na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, onde estava havendo a festa do padroeiro. No local, o pavilhão foi derrubado, várias barracas foram arremessadas do local, casas tiveram os seus telhados perfurados por pedras de granizo, o cemitério foi alagado, o mercado público teve teto danificado e a rede de alta tensão foi cortada por um raio chegando a matar três carneiros eletrocutados.

A situação apavorou os moradores da cidade, segundo informou o aposentado João Gregório, 76 anos, morador da rua Quintino Paulino da Costa. De acordo com João, muita gente correu aterrorizada para as ruas com o barulho provocado pelas chuvas. “Eu pensei que estavam jogando pedras no telhado da minha casa, mas depois vi que era a chuva. Eu moro aqui há muitos anos e nunca vi uma coisa dessa natureza”, afirmou.

Granizo

Granizo é a forma de precipitação de partículas sólidas de gelo, transparentes ou translúcidas, que podem medir de 5mm a um tamanho de uma laranja; o recorde das maiores pedras de granizo foi alcançado em Bangladesh, onde cada pedra pesava cerca de 5kg.

Fonte:Blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário