sábado, 28 de novembro de 2009

Novenários preparam parelhenses para festa de São Sebastião

Há menos de dois meses, a cidade de Parelhas já se prepara para viver uma das maiores festas religiosas e sociais da Região, a do padroeiro São Sebastião. Os novenários nas residências praticamente dão o pontapé inicial no evento. Todas as noites as famílias se reúnem para rezar. O momento também é apropriado para se arrecadar donativos para a festa.

Nesta noite de sexta (27) a imagem do padroeiro vai visitar a residência do vereador Gilson Enéas, o Mourão do PMDB, no centro da cidade. A novena começa as 19 horas.

Quem foi Sebastião:
Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 (depois da Era Comum) com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal - a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), foi depois levado novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que lhe fosse espancado até a morte. Mesmo assim, ele não teria morrido. Acabou sendo morto transpassado por uma lança. Seu culto acontece no dia 20 de Janeiro.

Fonte:Blog Marcos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário