quarta-feira, 13 de maio de 2009

Programa visa ampliar a educação de jovens com necessidades especiais no RN

Para garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com necessidades especiais nas escolas públicas a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura- SEEC em parceria com a SETHAS, a SESAP e a SEJUC, vai realizar nos dias 14 e 15 de maio, no Praia Mar Hotel, a formação de técnicos da educação de 59 cidades potiguares no Programa BPC na Escola.


O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, destina renda aos idosos a partir de 65 anos de idade e pessoas com necessidades especiais que não possuem renda própria ou família que possa auxiliar financeiramente. Agora o BPC na Escola visa o acompanhamento dos beneficiários do programa na formação educacional.

O BPC na Escola foi desenvolvido pelo Governo Federal e os ministérios da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República após a constatação, através do Censo Escolar 2007, que mais de 70% dos beneficiários do BPC menores de 18 anos de todo o país não tem acesso à educação. Só no Rio Grande do Norte cerca de 80% desses jovens não frequentam a sala de aula.

Os técnicos capacitados durante os dois dias de formação serão os responsáveis, em seus municípios, pela coleta de informação sobre esses beneficiários, localizando os jovens que não estão na escola e identificando as dificuldades de acessibilidade dos que estão matriculados nas escolas públicas da região. A partir das respostas recebidas serão desenvolvidas nas escolas ações para melhorar o acesso destes jovens às salas de aula, assim como programas para atender aos alunos que ainda não estão na escola.

Fonte: Assessoria Secretaria de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário