terça-feira, 26 de maio de 2009

Aplicativo mais popular do Orkut estreia serviço pago

O BuddyPoke, o aplicativo com maior número de usuários no Orkut, deu nesta segunda-feira (25) o seu primeiro passo rumo à "monetização" o serviço inaugurou uma sessão paga, que vai restringir certas ações dos avatares a quem adquirir créditos. O BuddyPoke tem 34 milhões de usuários no Orkut, entre ativos e inativos, sendo 98% no Brasil. O aplicativo permite que o usuário crie um personagem para expressar emoções por seus amigos, usando beijos, cócegas ou murros, por exemplo. Agora, o internauta também vai poder fazer pedidos de casamento por meio do "widget", mas terá de desembolsar 2 moedas de ouro, o equivalente a R$ 0,30, em média. Os pacotes variam entre a opção de comprar 30 moedas de ouro por R$ 5 ou adquirir 200 moedas por R$ 25. O serviço mais caro vai custar 180 moedas: um modelo para imprimir o avatar e criar um boneco "real" 3D, usando o molde virtual. A chamada "monetização" é uma preocupação para grande parte das redes sociais, já que elas são bastante populares, mas tem enfrentado dificuldades para reverter essa audiência em dinheiro. Elas dependem do investimento de grandes empresas ou de empresas de capital de risco. No caso do BuddyPoke, a receita obtida vai ficar com os produtores da ferramenta. Não há um acordo para reverter parte do faturamento ao Google, que administra o Orkut. Segundo a Mentez, empresa que desenvolveu o sistema pago para o "widget" no Brasil, a expectativa é faturar R$ 750 mil por mês. Isso porque a estimativa é que 0,5% dos 30 milhões de usuários ativos do BuddyPoke no Brasil façam compras médias de R$ 5 por mês. "Houve uma preocupação muito grande em mostrar que o BuddyPoke continua sendo gratuito, que não estamos tirando nada. Estamos apenas oferecendo ferramentas especiais", afirma Tahiana D'Egmont, diretora-geral da Mentez. O Google afirma não ter notícia de outro aplicativo do Orkut que ofereça serviços pagos. Mesmo a rede social ainda busca uma alternativa para dar lucro. Neste ano, o site voltou a colocar banners e links patrocinados, para atrair publicidade. "Não sabemos afirmar se o Orkut vai se pagar neste ano. Ainda existe muita especulação, mas é cedo para dizer", afirma Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil.
Fonte:Com informações da Folhaonline

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