quarta-feira, 29 de abril de 2009

Alemanha confirma três casos de gripe suína

As autoridades da Alemanha confirmaram nesta quarta-feira três casos de gripe suína no país, elevando para nove o número de países com casos confirmados até agora.

Dois dos pacientes voltaram recentemente de uma viagem ao México, onde teria começado o atual surto da doença.

Nas primeiras horas desta quarta-feira, a Costa Rica também confirmou dois casos da gripe suína. Na terça-feira, Nova Zelândia e Israel já haviam reportado ocorrências confirmadas. Além desses, também foram confirmados casos na Grã-Bretanha, na Espanha, no Canadá e nos Estados Unidos, além do México.

O vírus H1N1 da gripe suína já foi detectado em quatro continentes.

Brasil

O Brasil monitora casos suspeitos, ao lado de Guatemala, Peru, Austrália, Coreia do Sul e de sete países da União Europeia.

O governo brasileiro anunciou que 12 pessoas estão sendo monitoradas sob suspeita de terem o vírus. Todas elas tinham feito viagens a áreas afetadas pela gripe suína.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou para os perigos da automedicação, após relatos de que medicamentos contra a gripe estariam desaparecendo de várias farmácias.

O plano de contingência formulado para conter o possível avanço da gripe do frango, em 2006, está sendo aplicado agora. Voos internacionais estão sendo monitorados e casos suspeitos são levados diretamente a hospitais de referência, capazes de detectar a doença.

A gripe suína é uma variante do tradicional vírus H1N1, que atacava porcos e passou a atingir humanos.
Os sintomas são febre alta (superior a 39°C) e repentina, tosse, dores de cabeça intensas, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e coriza.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u557796.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário