sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Homenagem do Poeta compositor Amazan ao Presidente da República Bolsonaro.

 


A Homenagem feita pelo Prefeito de Jardim do seridó .Rn ,cantor e compositor Amazan Silva, ao Presidente da República Bolsonaro, causou uma grande comoção a todos presentes. Amazan usou seu dom de poeta e fez seu discurso de agradecimento ao Presidente através da música. Na letra o compositor usa o refrão “Presidente Forte” referindo-se aos desafios que Presidente vêm enfrentando desde que assumiu o cargo. Amazan, não deixou passar despercebido o que ele vem passando na sua própria cidade onde é Prefeito, pois trabalha de forma incansável para promover o melhor à população de Jardim do Seridó . Marcada pela Perseguição Política feita pela oposição, apesar da administração segura e transparente feita pelo Prefeito e sua Equipe.

Escrito e Editado Pela Jornalista Luci Araujo Dantas Azevedo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Pediatras alertam para queda na vacinação infantil durante a pandemia

 


Foto: Tomaz Silva

Na avaliação de 73% dos pediatras, as crianças estão deixando de ser vacinadas durante a pandemia de coronavírus. O dado faz parte da pesquisa divulgada hoje (19) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Foram ouvidos por formulário online 1.525 médicos de todos os estados brasileiros.

Segundo a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, muitas crianças não tem sido vacinadas por falta de informação das famílias e medo de contaminação pelo vírus da covid-19.

Ela alerta que a redução da imunização pode aumentar os riscos de doenças que foram eliminadas ou tem baixa prevalência atualmente. “Nós não queremos que doenças que já estão erradicadas ou diminuíram muito voltem a nos assustar”, enfatizou sobre a importância do cumprimento do calendário vacinal mesmo durante o período de quarentena.

De acordo com a pesquisa, 70% dos médicos dizem que as famílias têm medo de se contaminar ou infectar as crianças com o novo coronavírus em consultas presenciais. Nesse sentido, 82% dos médicos relataram um aumento dos atendimentos por telefone, aplicativos de mensagem e outras formas de comunicação à distância.

Alterações no comportamento

Perceberam alterações comportamentais nas crianças, 88% dos médicos. Em 75% das situações, os profissionais notaram alterações de humor. Para Luciana, o isolamento social traz prejuízos ao desenvolvimento das crianças. “Foi prejudicial não só para a maior irritabilidade, perda de atenção, como maior tempo de tela, em frente aos computadores, celulares, como maior número de obesidade das crianças”, explicou.

Como forma de minimizar esses problemas, a presidente da SBP diz que os pediatras devem orientar às famílias. “Como envolver as crianças nas atividades domésticas, como fazer atividade física, como fazer estímulos comportamentais para que o desenvolvimento das crianças não seja comprometido”.

A maior parte dos pediatras (63%) afirmaram que trabalham sem infraestrutura e equipamentos de segurança adequados. “Nós temos no serviço de saúde alguns lugares que tem todos os equipamentos, estrutura física para atender pacientes da covid-19, com profissionais de saúde adequadamente vestidos e protegidos. Mas isso não ocorre em todas as unidades, como deveria ocorrer, sobretudo nas instituições públicas”,destacou Luciana.

Exames no pré-natal

Em relação aos ginecologistas e obstetras, mais da metade (52%) perceberam um atraso das gestantes em fazer os exames no pré-natal e 46% disse que as mulheres tiveram dificuldade em fazer os exames, além de 8% que simplesmente deixou de fazer os procedimentos.

Para o presidente da Febrasgo, César Fernandes, isso é preocupante e pode atrapalhar tratamentos necessários aos bebês. “A sífilis congênita é um mal que nós praticamente não considerávamos há uma década. Aumentou o número de sífilis congênita no Brasil de forma vergonhosa, mais de 1.000% do início dos anos 2.000 para agora. E você tem que fazer o diagnóstico antes de 14 semanas de gestação para efetuar um tratamento apropriado”, exemplificou sobre a necessidade dos exames no período pré-natal.

AGÊNCIA BRASIL Fonte-https://www.jairsampaio.com/

AMAZAN SILVA DECLARA SUA PRÉ-CANDIDATURA Á REELEIÇÃO EM JARDIM DO SERIDÓ

 O atual prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, usou suas redes sociais para se declarar pré-candidato à prefeito de Jardim do Seridó. O prefeito deverá disputar contra duas chapas do sistema oposicionista.


Ao se declarar pré-candidato, o atual prefeito enalteceu sua honestidade, seriedade e responsabilidade administrativa, que restou comprovada pelas dezenas de denúncias feitas pelos seus adversários, mas que, por não procederem, foram arquivadas pela justiça.

FONTE-blog Paulinho Filho.

Padre militar é preso por desviar mais de R$ 1,3 milhão em doações de fiéis

 

Um padre militar da reserva, Osvaldo Palópito, de 66 anos, teve os bens bloqueados pela Justiça ao ser condenado por desviar R$1,3 milhões em doações de fiéis. O homem foi condenado a 26 anos e dois meses de prisão pela Justiça Militar.

O padre é ex-capelão da Polícia Militar (PM) de São Paulo. Além de ex-coronel, ele também chegou a gravar músicas religiosas aos militares.

Quando preso, Osvaldo estava como responsável da capela de Santo Expedito, no centro da capital paulista. O pedido de prisão foi ordenado pela Corregedoria da corporação.

O homem está no quadro de reserva da PM e recebe R$16.377,51 de aposentadoria por mês. Ele já estava sendo investigado por improbidade administrativa.

Por Metropole Fonte-https://www.jairsampaio.com/p

Locutor oficial da banda da PMRN, Sargento Victorino morre vítima da covid-19 em Natal

 


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio da sua assessoria, confirmou a morte do Sargento Samuel Victorino nesta quarta feira, 19 de agosto, vítima da covid-19.

O militar era o locutor oficial de cerimônia banda da Polícia Militar. Em nota, a instituição lamentou profundamente a perda do PM, que estava há 16 anos na corporação.

Nota de pesar pelo falecimento do Aluno Sargento Victorino

É com grande pesar que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do Aluno Sargento Samuel Victorino de Lima, por suspeita de Covid-19.

Samuel Victorino ingressou na Polícia Militar do Rio Grande do Norte no ano de 2004, tendo sido promovido à Cabo PM no ano de 2016 e atualmente, aos 45 anos de idade, cursava o Curso de Formação de Sargentos.

Victorino passou por diversas unidades, e atualmente estava lotado na 5ª Seção do Estado Maior, sendo o cerimonialista da Polícia Militar, destacando-se por sua voz marcante nas solenidades oficiais da corporação.

Esposo, pai, amigo, companheiro, locutor, cerimonialista, bacharel em direito, evangélico e policial militar, Samuel Victorino deixa dois filhos, Samara e Saulo, e toda uma corporação em profunda tristeza.

Nesta quarta – 19 de agosto de 2020 – a voz grave da Polícia Militar, que esteve presente em várias solenidades importantes, como o 7 de setembro, é consternadamente silenciada.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Lei que flexibiliza ano letivo é publicada com vetos


educaçãoA Lei nº 14.040/2020 foi publicada hoje (19) no Diário Oficial da União (DOU) com seis vetos. A medida desobriga as escolas de educação básica e as universidades de cumprirem a quantidade mínima de dias letivos neste ano, em razão da pandemia da covid-19.

O texto, originado da Medida Provisória nº 934/2020, havia sido aprovado no Congresso no dia 23 de julho e foi sancionado na noite de ontem (18) pelo presidente Jair Bolsonaro. Os vetos serão analisados pelos parlamentares, que poderão mantê-los ou derrubá-los.

Quatro dos dispositivos vetados por Bolsonaro – parágrafos 7º e 8º do Artigo 2º e parágrafos 1º e 2º do Artigo 6º – dizem respeito à obrigatoriedade da União em prestar assistência técnica e financeira aos estados, municípios e Distrito Federal para a oferta aulas e atividades pedagógicas a distância e para implementar as medidas sanitárias necessárias ao retorno às atividades presenciais.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

TSE rejeita punição para abuso de poder religioso nas eleições


Fachada do TSE. Brasília-DF, 01/12/2015 Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSEO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou hoje (13) a possibilidade da aplicação da conduta de abuso de poder religioso nas eleições municipais deste ano. A maioria dos ministros do tribunal divergiu do entendimento do relator, Edson Fachin, que defendeu a tese para punição. 

O tribunal julgou o caso em que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação de uma vereadora do município de Luziânia (GO), eleita em 2016. De acordo com o processo, o pai da parlamentar é pastor da Assembleia de Deus e teria promovido uma reunião com membros da igreja para pedir votos. Pelo episódio, a vereadora foi condenada pela Justiça Eleitoral, mas recorreu ao TSE.

No caso da vereadora, por unanimidade, o tribunal aceitou o recurso e anulou a decisão da primeira instância da Justiça Eleitoral que a cassou. Todos os ministros entenderam que as provas anexadas ao processo não são suficientes para determinar a cassação, mas decidiram analisar a tese de abuso de poder religioso para aplicação em outros casos.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Bolsonaro quer prorrogar auxílio com valor menor, mas diz que ‘R$ 200 é pouco’ e quer ‘meio termo’

 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (19) que o governo cogita a prorrogação do auxílio emergencial até o final do ano, com um valor que fique “no meio termo” entre o patamar atual de R$ 600 e o valor cogitado pela equipe econômica, de R$ 200.

“Os R$ 600 é muito, o Paulo Guedes ou alguém da economia falou em R$ 200, eu acho que é pouco. Mas dá para chegar no meio termo, e nós buscarmos que ele seja prorrogado por mais alguns meses, talvez até o final do ano, de modo que nós consigamos sair dessa situação”, disse, durante discurso após sancionar MPs que tratam do crédito para pequenas e médias empresas.

A respeito da prorrogação na faixa dos R$ 600, o presidente reforçou o discurso feito pela equipe econômica, de que o valor tem um custo alto para os cofres públicos e que o Brasil precisa sinalizar que está sob controle do crescimento das suas dívidas.

“Os R$ 600 pesa muito para a União, porque não é dinheiro do povo que está guardado, é endividamento. E se o país se endivida demais, você acaba perdendo a sua credibilidade para o futuro”, argumentou.

A equipe econômica pretende pagar o valor de R$ 600 por um mês além do que já estava estabelecido. Depois, a prorrogação passaria para um valor entre R$ 200 e R$ 300.

A proposta original do governo, no início da pandemia, previa o pagamento de R$ 200. Após pressão do Congresso Nacional para que se aumentasse o valor, o presidente fechou o auxílio em R$ 600.

CNN Fonte- Robson Pires

Onze partidos já estão aptos a receber valores do fundo eleitoral neste ano

 O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou nesta 4ª feira (19.ago.2020) que 1/3 dos partidos políticos (11 siglas) já estão aptas a receber os repasse do Fundo Eleitoral referente às eleições municipais de novembro.

Contabilizando somente as 11 legendas já regularizadas, o montante separado a elas soma R$ 797,6 milhões. Esse valor equivale a 39,2% do cofre total do fundo, de R$ 2,03 bilhões.

Eis os partidos aptos e os valores que receberão cada:

PSL – R$ 199,4 milhões;
PSD – R$ 138,8 milhões;
PSDB – R$ 130,4 milhões;
PL – R$ 117,6 milhões;
PTB – R$ 46,6 milhões;
Solidariedade – R$ 46 milhões;
Patriota – R$ 35,1 milhões;
PSC – R$ 33,2 milhões;
Rede – R$ 28,4 milhões;
PV – R$ 20,4 milhões;
PMB – R$ 1,2 milhão.

Para confirmar o acesso ao fundo, os partidos devem definir os critérios para a sua distribuição. Eles devem ser aprovados pela maioria absoluta dos membros dos diretórios nacionais de cada agremiação e, posteriormente, informados e certificados pelo Tribunal.

Há outras 4 legendas que já enviaram suas petições ao TSE, mas elas estão em fase de diligências. São elas:

PP – R$ 140,6 milhões;
Republicanos – R$ 100,6 milhões;
DEM – R$ 120,8 milhões;
DC – R$ 4 milhões;
Por outro lado, duas siglas renunciaram ao recebimento dos repasses do fundo: o Novo, que teria direito a R$ 36,5 milhões; e o PRTB, com R$ 1,2 milhão. Esses valores são devolvidos ao Tesouro Nacional.

COMO É FEITA A DISTRIBUIÇÃO

O TSE explica os critérios para a divisão dos valores repassados a cada partido registrado na Corte:

A Lei das Eleições prevê que os recursos do FEFC devem ser distribuídos, em parcela única, aos diretórios nacionais dos partidos, observados os seguintes critérios: 2% divididos igualitariamente entre todas as agremiações com estatutos registrados no TSE; 35% divididos entre aquelas que tenham pelo menos um representante na Câmara dos Deputados, na proporção do percentual de votos por elas obtidos na última eleição geral para a Câmara; 48% divididos entre as siglas, na proporção do número de representantes na Câmara, consideradas as legendas dos titulares; e 15% divididos entre os partidos, na proporção do número de representantes no Senado Federal, consideradas as legendas dos titulares.

PODER 360 Fonte-Por Robson Pires, 

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Diocese de Caicó inicia reabertura das igrejas nesta segunda-feira

 

ARCO DO TRIUNFO CATEDRAL DE SANT'ANAA Diocese de Caicó dá início nesta segunda-feira (17.08) a retomada das atividades com fiéis em algumas igrejas. A partir de hoje, os fiéis poderem entrar para orações pessoais. De acordo com o Decreto de Aplicação do Plano de Reabertura das Igrejas da Província Eclesiástica, a previsão é que no dia 31 de agosto, proceda-se o reinício das celebrações de missas em todos os espaços próprios.

Entre as restrições, esta a limitação no numero de pessoas que podem entrar no templo. Festas de padroeiros com grandes aglomerações de pessoas continuam proibidas em todas as igrejas católicas do Estado.

Clique AQUI e confira o plano de retomada das igrejas

FONTE-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Utilizadores não sabem quanto tempo passam no Facebook, diz estudo


facebookUma pesquisa realizada no Facebook revela que os utilizadores da rede social têm pouca noção do tempo que passam na plataforma e da quantidade de vezes que a visitam.

“Os participantes sobrestimaram a quantidade de tempo que passam no Facebook e menosprezaram o número de vezes que visitam [a rede social]”, pode se ler nas conclusões do estudo. No gráfico abaixo é possível ter uma ideia dos resultados da pesquisa.

Como pode ver, foram poucos os participantes no estudo que passavam mais do que três horas no Facebook, mesmo que tivessem a ideia contrária. Por outro lado, poucas pessoas consideravam que abriam a aplicação mais do que 10 vezes por dia.

FONTE-http://blogdoserido.com.br/noticias/

MPRN oferece mais oito denúncias em caso de doação irregular de terrenos para eleitores em Jucurutu

 MPRN oferece mais oito denúncias em caso de doação irregular de terrenos para eleitores em Jucurutu


jucurutuO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou mais oito denúncias contra os envolvidos em crimes de peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no esquema de doação de terrenos públicos a eleitores no Município de Jucurutu. Dessa vez, foram denunciados 12 pessoas, incluindo o ex-prefeito George Retlen Costa Queiroz, ex-gestores e servidores, um empresário e moradores da cidade.

Desta vez, o ex-prefeito de Jucurutu, George Retlen Costa Queiroz; a servidora pública do Município de Triunfo Potiguar e ex-secretária Municipal de Assistência Social de Jucurutu, Francisca Fabiana Batista Monteiro; a ex-chefe de Gabinete do Município de Jucurutu, Maria José Araújo Lopes de Sá; e o funcionário público do Município de Jucurutu, Arinaldo Lopes de Araújo compõe o principal grupo de atuação no esquema criminoso nas denúncias.

Entre 2013 e 2016, juntos e valendo-se das facilidades da condição de funcionários públicos desviaram, em proveito pessoal e em favor de diversas pessoas, 586 terrenos pertencentes ao Município de Jucurutu. Esses terrenos estão localizados, especialmente, nos bairros Novo Rumo, Abraão Lopes, Novo Horizonte e Severina Lopes.

FONTE-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Covid-19: “Imunidade de rebanho”

 FONTE-Robson Pires, em


E se a “imunidade do rebanho” estiver mais próxima do que os cientistas pensavam?

No que pode ser o quebra-cabeça matemático mais importante do mundo, os pesquisadores estão tentando descobrir quantas pessoas em uma comunidade devem ser imunes antes que o Coronavírus desapareça.

Sabemos desde o início como o fim chegará.  Eventualmente, o coronavírus será incapaz de encontrar hospedeiros suscetíveis suficientes para sobreviver, desaparecendo onde quer que surja brevemente.

Para alcançar a chamada imunidade de rebanho – o ponto em que o vírus não pode mais se espalhar amplamente porque não há humanos vulneráveis o suficiente – os cientistas sugeriram que talvez 70 por cento de uma determinada população deve ser imune, por vacinação ou porque sobreviveu à infecção .

Agora, alguns pesquisadores estão lidando com uma possibilidade promissora.  Em entrevistas com o The New York Times, mais de uma dúzia de cientistas disseram que o limite provavelmente será muito menor: apenas 50%, talvez até menos.  Se isso for verdade, então pode ser possível reverter o coronavírus mais rapidamente do que se pensava.

Os cálculos iniciais para o limite de imunidade do rebanho presumiram que cada membro da comunidade tinha a mesma suscetibilidade ao vírus e se misturou aleatoriamente com todos os outros na comunidade.

“Isso não acontece na vida real”, disse o Dr. Saad Omer, diretor do Yale Institute for Global Health.  “A imunidade do rebanho pode variar de grupo para grupo, de subpopulação para subpopulação” e até mesmo por códigos postais, disse ele.

Por exemplo, uma vizinhança de pessoas mais velhas pode ter pouco contato com outras pessoas, mas sucumbir ao vírus rapidamente quando o encontram, enquanto os adolescentes podem legar o vírus a dezenas de contatos e ainda assim permanecer saudáveis. 

O vírus se move lentamente nas áreas suburbanas e rurais, onde as pessoas vivem distantes umas das outras, mas atravessa cidades e famílias repletas de pessoas.

The New York Times

Taxa de transmissibilidade da Covid-19 no RN cai para 0,7

 

FONTE- Robson Pires,

A taxa de transmissibilidade da Covid-19 no Rio Grande do Norte caiu para 0,7. O índice, o mais baixo registrado desde o início da Pandemia, surge após quase dois meses do início da reabertura econômica no Estado.

Fátima cumpre agenda em Jucurutu (RN) e Assu (RN) nesta terça-feira, 18

 


FONTE- Robson Pires

A governadora Fátima Bezerra cumpre agenda nas cidades de Jucurutu (RN) e Assu (RN) nesta terça-feira, 18. Às 10h, em Jucurutu, na localidade de Nova Barra de Santana, a gestora estadual acompanha uma vistoria às obras desta nova comunidade e realiza a entrega do Novo Projeto Urbanístico da Nova Barra de Santana. Em seguida, Fátima Bezerra realiza a assinatura da mensagem de envio de projeto de Lei à Assembleia Legislativa que autoriza a alienação de bem móvel para criação da Nova Barra de Santana.

Às 17h, em Assu, no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, a governadora entrega 10 leitos de UTI.