sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Prefeitura de Caicó adquire moderno equipamento de anestesia para o Centro Cirúrgico do Hospital do Seridó

 



Foto: Cedida

A prefeitura municipal de Caicó adquiriu para o Hospital do Seridó um novo equipamento de anestesia, que vai contribuir para ampliar e aprimorar o atendimento do Centro Cirúrgico naquela unidade hospitalar.

Este aparelho de anestesia, ou carro de anestesia, é um conjunto de equipamentos integrados que serve para administrar gases durante a anestesia inalatória. É composto de vários sistemas de condução de gases e monitores para verificar as funções fisiológicas do paciente a ser anestesiado.

Este é um aparelho moderno e pode ser utilizado em procedimentos cirúrgicos de pacientes neonatais, pediátricos, adultos e adultos obesos.

Os referidos equipamentos representam mais um avanço para o Hospital do Seridó, onde a prefeitura de Caicó vem investindo no novo Centro cirúrgico e na Urgência Pediátrica que foi implantada e que vem atendendo 24 horas por dia durante os 7 dias da semana.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Laboratório de Sismologia da UFRN registrou dois tremores de terra em Pernambuco e Ceará

 

Foto: Reprodução/ LabSis/UFRN

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou dois tremores de terra em Pernambuco nesta quinta-feira 27 e um tremor no Ceará.

Em Pernambuco, os abalos sísmicos ocorreram em Caruaru, e foram sentidos pela população. Já no Ceará, foi no município de Sobral, mas sem relatos de ter sido sentido na cidade.

Pernambuco

O primeiro tremor, de magnitude preliminar 1.9 na Escala Richter, aconteceu às 03h01. O segundo tremor, de magnitude 1.8, foi às 03h19.

Ainda de acordo com o LabSis, os eventos foram registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.

Ceará

Na quarta-feira 26, o LabSis também registrou um tremor de terra no Ceará. Foi às 04h06, na Serra da Meruoca. Segundo a Defesa Civil de Sobral, o tremor foi sentido na Serra do Rosário, mas não há relatos de que tenha sido sentido na sede do município.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Doodle do Google celebra a vida do escritor Alexandre Dumas

 

Foto: Ilustração/ Matt Cruickshank

O doodle do buscador da Google exibido mundialmente nesta sexta-feira (28) é uma homenagem ao escritor francês Alexandre Dumas. O autor é o responsável por obras como “Os Três Mosqueteiros” e “O Conde de Monte Cristo”, que é o tema celebrado pela empresa.

Em 27 de agosto de 1884, foi publicado no jornal parisiense Les Journal des Débats o primeiro capítulo do livro, que foi lançado inicialmente em formato serializado ao longo de dois anos.

A obra foi resumida no doodle por meio de ilustrações que mostram a clássica trajetória de Edmond Dantès, que envolve traição, enganações e busca por vingança. A história já foi adaptada diversas vezes para o cinema, teatro e TV, seja usando a trama de Dumas ou em formato de homenagem.

O ilustrador responsável pelos desenhos é Matt Cruickshank, que decidiu por um traço mais moderno para contar a história na tentativa tanto de homenagear quanto apresentar a obra aos usuários.

Para acessar os desenhos e relembrar a obra de Dumas, basta acessar a página inicial da pesquisa do Google pelo navegador. Clique nas imagens ou use as setas direcionais do teclado para avançar ou voltar na história.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Bela Gil participará do 1º Encontro Mundo Saudável do Nordestão

 

Com o objetivo de contribuir para a adoção de um estilo de vida cada vez mais saudável, despertando em seus clientes o desejo de mudar de hábitos, onde a alimentação, somada à boa prática de atividades físicas e ao equilíbrio mental possa contribuir para uma vida saudável e feliz, o Nordestão preparou para a próxima segunda-feira, 31, das 19h às 21h, em seu canal do Youtube, o 1º Encontro Mundo Saudável, um evento especial que oferecerá uma sequência de palestras sobre saúde, nutrição, qualidade de vida e empreendedorismo digital para seus clientes.

Aberto ao público e gratuito, o Encontro Mundo Saudável contará com palestras de renomados profissionais ligados à Nutrição, saúde e esporte, que levarão à audiência de uma forma leve e simples, os principais avanços relacionados à saúde nutricional e física, com diversas novidades em produtos e serviços, onde o ponto alto será a execução diretamente da cozinha do Nordestão de três receitas ensinadas ao vivo pela Chef de Cozinha e apresentadora Bela Gil, do Canal GNT, e da palestra sobre saúde, nutrição e qualidade de vida do renomado nutricionista Ricardo Sodré.

O Encontro irá celebrar também o Dia do Nutricionista e o Dia do Profissional de Atividade Física, que são comemorados nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, respectivamente.

Programação
31/08 a partir das 19h

Bloco 1
Palestra: Tema: Saudabilidade, Nutrição Esportiva e Qualidade de Vida
Palestrante convidado: – Ricardo Sodré –Nutricionista
Duração: 40min

Bloco 2
Mesa redonda – Tema: Empreendedorismo Digital e o Propósito de Uma Vida Saudável
Participantes convidadas: Alexandra Elim, Leila Maia – Personal e Dra. Carol Nóbrega – Nutricionista

Bloco 3
Tema: Preparação de uma receita prática e saudável
Palestrante convidada: Bela Gil – Apresentadora e Chef de Cozinha Natural

Serviço
1º Encontro Mundo Saudável Nordestão
Data: 31 de outubro de 2020
Hora: das 19h às 21h
Local: Canal do Youtube Supermercado Nordestão
Inscrições: Gratuitas.
Evento aberto ao público

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Mulheres têm resposta imune mais eficiente ao coronavírus do que os homens

 

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (26) na revista científica “Nature”, uma das mais importantes do mundo, sugere que as mulheres têm uma resposta imune mais eficiente ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) do que os homens. O estudo é liderado por pesquisadores de vários países, inclusive brasileiros, na Universidade de Yale.

Os cientistas analisaram 98 pacientes (47 homens e 51 mulheres) e concluíram que as mulheres desenvolveram uma resposta mais eficiente das células T, um tipo de célula de defesa do corpo, do que os homens, o que contribuiu para que desenvolvessem menos casos graves.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Doria diz que vacina chinesa pode estar disponível no SUS em dezembro

 

vacinaO governador de São Paulo, João Doria, disse hoje (26) que a vacina chinesa contra o novo coronavírus, chamada CoronaVac, poderá estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de dezembro. Isso vai depender de resultados positivos da terceira fase de testes e de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).No entanto, nem toda a população brasileira poderia ser vacinada em dezembro já que a produção ainda seria insuficiente. A expectativa é que inicialmente sejam disponibilizadas 45 milhões de doses, enviadas pela China.

“Se tivermos esta terceira fase de testagem bem concluída no final do mês de outubro, ou no máximo até a primeira quinzena de novembro, já em dezembro deste ano teremos a vacina disponível para a imunização da população brasileira. Nesta primeira etapa teremos acesso a 45 milhões de doses”, disse Doria. “Mas com a ressalva de que precisaremos ter a aprovação dessa terceira fase de testagem e aprovação também da Anvisa”, ressaltou Doria, em entrevista coletiva hoje no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Fonte-

‘Sistema FIERN em Ação’ leva testes da covid-19 para interior do RN

 

O Sistema FIERN vai realizar, nos próximos dias 1, 2 e 3 de setembro, mais uma ação para atender a população no interior do Rio Grande do Norte. Desta vez, os testes rápidos da covid-19 serão disponibilizados a preço acessível para as cidades de Santa Cruz, Currais Novos e Parelhas.

“Depois do sucesso que foi o ‘Dia D’ realizado em Natal, Mossoró e Caicó, surgiu a demanda para o Seridó, onde tem acontecido aumento do número de casos do coronavírus. Vamos realizar os testes e também apresentar cursos gratuitos do SENAI e serviços do IEL”, explica o gerente de marketing da FIERN, Manoel Ribeiro.

De acordo com o gerente, tendas serão colocadas no local central,onde também estará uma Unidade Móvel do SESI, na qual serão realizados os testes para diagnóstico da covid-19. “Nas tendas faremos a apresentação dos produtos do SENAI e do IEL e a parte administrativa dos testes, como cadastro e pagamento. Cumprindo essa etapa, a pessoa se encaminha à Unidade Móvel do SESI, onde fará o teste e receberá o resultado, em trinta minutos, via WhatsApp, para evitar aglomerações. Tudo feito com muito cuidado e seguindo as normas de biossegurança”, acrescenta.

Manoel explicou, ainda, que o ‘Sistema FIERN em Ação’ é uma forma da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte e suas entidades estarem presentes na região do Seridó. Vamos oferecer esses produtos, dando oportunidade para industriários e comunidade fazerem o teste rápido a preço promocional, que será 99 reais. E no caso dos cursos do SENAI gratuitos, vamos apresentar cursos presenciais e à distância. E pelo IEL vamos apresentar a plataforma IEL Empregos, uma ferramenta que ajuda empresas e profissionais no processo de contratação no mercado de trabalho”, conclui

Serviço:
Sistema FIERN em Ação
01/09 – Santa Cruz – 8 às 13 horas
02/09 – Currais Novos – 8 às 13 horas
03/09 – Parelhas – 8 às 13 horas

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Padre Robson admite que extorsão foi paga com dinheiro da Afipe


PADRE ROBSONO padre Robson de Oliveira Pereira admitiu em depoimento ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) que usou dinheiro da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) para pagar chantagistas sem o monitoramento da polícia. As informações são do G1.

Cinco pessoas foram condenadas na Justiça por pedirem dinheiro ao padre Robson em troca de não revelarem, na internet, imagens e mensagens pessoais, de acordo com o Ministério Público. A extorsão custou R$ 2,9 milhões, segundo o sacerdote, para que não fossem a público supostos casos amorosos dele. Hacker que extorquiu padre Robson teria um romance com ele.

A defesa do padre Robson disse ao G1 que “reforça que todo o conteúdo das mensagens é falso, o que comprova que ele foi vítima de criminosos de altíssima periculosidade”. Ainda conforme a defesa, “os responsáveis já foram condenados pelo Judiciário e cumprem rigorosas penas”.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Corpo de Bombeiros confirma que incêndio em Parelhas está controlado

 

fogo-3-1024x557Os focos de incêndio que atingiram a área de mata da serra do açude Boqueirão, em Parelhas – RN estão controlados. A informação foi confirmada pelo Comandante Geraldo do Corpo de Bombeiros, Coronel Monteiro. Ele visitou a área devastada pelo fogo na tarde desta terça-feira (25/08). Ele confirmou que os militares continuarão monitorando a área para evitar que novos focos de incêndio possam eclodir.

“Nesse momento, podemos dizer que os focos estão controlados. Lógico que, como o incêndio florestal é imprevisível, de uma hora ou outra pode voltar em grandes proporções. A matéria orgânica que está embaixo do solo pode eclodir e pegar uma vegetação mais densa. Contudo, a situação agora é tranqüila. Contudo, agora vamos começar o trabalho de monitoramento para buscar pequenos focos e evitar que outras áreas não queimem”, explicou o Coronel Monteiro, comandante geral do Corpo de Bombeiros do RN.

Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Vivaldo sugere ampla divulgação sobre importância da imunização contra o sarampo durante pandemia

 


Em sessão ordinária, nesta terça-feira (25), o deputado Vivaldo Costa (PSD) protocolou requerimento pedindo uma ampla divulgação sobre a importância da imunização contra o sarampo durante a pandemia da Covid-19. A solicitação, em regime de urgência, foi encaminhada ao secretário de saúde pública, Cipriano Maia de Vasconcelos.

Como médico pediatra, Vivaldo disse sentir-se preocupado com a ausência da comunidade tratando de demandas sérias da saúde pública, já que devido à pandemia muitos estão com medo de procurar o serviço de saúde e se expor ao coronavírus. “O Brasil passa por uma situação bastante preocupante, sendo levantada pelas autoridades públicas em saúde, a informação sobre desinteresse da população em relação à procura pela vacina que combate o sarampo”.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus Measles morbillivirus e transmitida através do contato com gotículas respiratórias contaminadas. “A maneira mais eficiente para prevenir essa doença é a imunização, que por sua vez, afasta um possível risco de surto do sarampo. É fundamental, neste momento difícil e excepcional que o Poder Público tome as medidas cabíveis para que haja uma ampla divulgação sobre a importância da imunização contra o sarampo durante a pandemia”, defendeu.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Estudo descobre quanto tempo coronavírus vive em congelados

 Depois que a China anunciou ter detectado coronavírus em frango importado do Brasil, a preocupação com os alimentos aumentou. Agora um estudo recém publicado no site Biorxiv parece ter descoberto o tempo de vida do vírus em alimentos congelados.

Segundo os pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura que comandaram o estudo, o Sars-Cov-2 pode durar por até 3 semanas em carnes congeladas. Essa é uma possível explicação para o ressurgimento de surtos de covid-19 em regiões com aparente erradicação local, como no Vietnã, Nova Zelândia e partes da China.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Pandemia de covid-19 desacelera em quase todo o mundo; queda de 12% de mortes

 


Imagem: reprodução

A pandemia desacelera na maioria das regiões do mundo, sobretudo no continente americano, onde a covid-19 estabeleceu seu epicentro há meses, embora os repiques na Europa multipliquem as preocupações com a falta de uma vacina.

Na semana entre 17 e 23 de agosto foram registrados mais de 1,7 milhão de novos casos de covid-19 e 39.000 mortes, o que representa uma queda de 5% nos contágios e de 12% dos óbitos com relação aos sete dias anteriores.

O continente americano, onde o novo coronavírus tem seu epicentro desde maio, particularmente na América Latina, é a região onde a pandemia teve a maior desaceleração, com uma queda de 11% nos novos casos e de 17% nos óbitos.

Nesta região, a covid-19 causou até agora 261.180 mortes e 6,7 milhões de contágios, as cifras mais elevadas do planeta.

Mas, segundo a OMS, o impacto diminuiu em parte pela difusão mais lenta do coronavírus nos Estados Unidos e no Brasil, os dois países mais castigados do mundo pela pandemia.

Enquanto os EUA acumulam 5,7 milhões de casos e mais de 177.000 óbitos, o Brasil soma 3,66 milhões de casos (47.134 nas últimas 24 horas) e 116.580 mortes (1.271 novos óbitos desde a véspera).

Apesar da relativa melhora na região, vários países e territórios do Caribe reportaram um forte aumento no número de casos e mortes nos últimos sete dias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), isto pode ser explicado pela retomada do turismo.

Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), agência regional da OMS, manifestou hoje preocupação com a “incidência desproporcional” da covid-19 entre os jovens, o que indica que “são os principais impulsionadores da propagação da doença na nossa região”.

A especialista afirmou que os casos se concentram no grupo de pessoas entre 20 e 59 anos, mas 70% das mortes ocorrem entre os maiores de 60 anos.

Enquanto isso, o sudeste asiático, a segunda região mais afetada do planeta, foi apontado pela OMS como uma exceção à desaceleração. Ali foi registrado um aumento de 4% de novos casos e mortes na semana passada, com a Índia à frente, totalizando 3,1 milhões de casos.

No Mediterrâneo oriental, o número de novos casos também aumentou 4%, mas o de óbitos caiu (-5%).

E enquanto a organização acredita que a África poderia ter superado o pico da pandemia, ao ver uma redução na contagem de casos diários, na Europa se percebe uma desaceleração após um preocupante aumento dos contágios.

O número de mortes semanais no Velho Continente diminuiu 12%, embora na Espanha tenha havido uma alta de 200%. Diante deste novo avanço da covid-19, o governo mobilizará 2.000 militares para rastrear novos casos no país.

O vai e vem do vírus ocorre em um momento em que o mundo chora mais de 814.000 mortes e soma quase 24 milhões de contágios, segundo uma contagem da AFP, feita com base em números oficiais.

UOL com informações da AFP

Parecer do Comitê Científico é que deve esperar o fim do mês para decidir sobre volta às aulas no RN

 

O Comitê Científico que assessora o Governo do Estado e a Sesap emitiu um parecer nesta terça-feira (25) recomendando que a data de retorno às aulas no RN seja revisada no fim deste mês.

Observando mais de dez tipos de dados relacionados à pandemia no estado, o Comitê aferiu que ainda é preciso aguardar uma melhora mais sustentada nos indicadores para garantir a autorização das aulas presenciais nas redes de ensino, previstas para setembro.

O RN, segundo os dados epidemiológicos apurados pela Sesap na manhã desta terça, chegou aos 60.161 casos confirmados. Outras 24.893 pessoas seguem o como suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, enquanto 106.781 foram descartados.

A Covid-19 vitimou 2.192 pessoas no estado, sendo quatro nas últimas 24h. E mais 235 óbitos estão em investigação.

No levantamento feito às 11h, a Sesap registrava 305 pessoas internadas, entre casos confirmados e suspeitos de Covid-19, nas redes pública e privada do RN, sendo 130 em leitos críticos e 175 em leitos clínicos.

A ocupação média registrada nas UTIs da rede pública era de 52%, sendo 80% no Alto Oeste, 60% no Seridó, 51% no Oeste/Vale do Açu, 42,6% na Região Metropolitana e 25% no Mato Grande. As regiões do Potengi-Trairi e do Agreste seguem com todos os leitos vagos.

A fila da regulação contava com cinco pessoas, sendo três pacientes para leitos críticos e dois para clínicos, além de 13 pessoas aguardando transporte sanitário.

Fonte: Portal Grande Ponto

Zenaide Maia comemora o Novo Fundeb, que beneficiará o RN

 

Desde 2015, quando ainda era deputada federal, Zenaide Maia (Pros-RN) defende a aprovação do novo Fundeb em debates, eventos e discursos nas comissões e no plenário da Câmara e, agora, no Senado.

Foi naquele ano que começaram as discussões sobre a renovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, ainda com a PEC 15, proposta que foi sendo modificada até se transformar na PEC 26/2020, aprovada nesta terça-feira (25), pelo Senado.

A senadora não conteve a alegria, no pronunciamento feito durante a sessão em que se aprovou o texto final da proposta: “Sou fruto da escola pública, eu nunca estudei em escola privada. Botamos na Constituição o Fundeb! Estou muito orgulhosa de fazer parte deste momento e proporcionar mais recursos para a nossa Educação Básica!”, comemorou a senadora, que também homenageou duas de suas professoras primárias, Maria Luíza e Afra Góis, lembrando que 25 de agosto é uma data especial: “É Dia Nacional da Educação Infantil! E o Congresso Nacional demonstra que sabe que a educação é a nossa única saída! Educação é o nosso futuro, é a prevenção em Saúde, é a maior prevenção à violência!”, assinalou Zenaide.

O Rio Grande do Norte é um dos estados beneficiados com as novas regras de distribuição de recursos do Fundeb, que buscam corrigir as desigualdades hoje existentes no que diz respeito ao investimento que é feito anualmente por aluno e que difere muito de lugar para lugar. A ideia é fazer com que a participação da União vá aumentando nos municípios mais carentes enquanto diminui nas cidades mais ricas, o que contempla a realidade de centenas de municípios do Nordeste, por exemplo.

A PEC 26/2020 será promulgada pelo Congresso Nacional nesta quarta (26). Além de constitucionalizar o Fundeb, tornando-o permanente, a emenda prevê o aumento gradual dos repasses da União para o Fundo, dos atuais 10% para 23%, até o ano de 2026. Além disso, mantém o conceito de Custo Aluno Qualidade (CAQ), que mede o investimento necessário por estudante para um bom aprendizado, levando em consideração vários fatores, desde a estrutura das escolas até a formação docente.

Nenhuma modificação ao texto foi aprovada pelos senadores, que aceitaram integralmente o relatório do senador Flávio Arns (Rede-PR) que, por sua vez, acatou ao parecer dado pela deputada professora Dorinha Seabra (Dem-TO).

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

TSE: dinheiro de campanha deve ser dividido proporcionalmente entre candidatos negros e brancos


Fonte- Robson Pires

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (25), por 6 votos a 1, que a divisão de recursos de financiamento de campanhas e o tempo de propaganda no rádio e TV devem ser divididos proporcionalmente entre candidatos negros e brancos nas eleições.

Os ministros tomaram a decisão ao analisar uma consulta apresentada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e por representantes do movimento negro. Também por decisão da maioria, a regra valerá somente a partir das eleições de 2022.