terça-feira, 27 de abril de 2010

Governador Iberê inaugura restaurante popular em Santa Cruz

O governador Iberê Ferreira de Souza inaugurou na noite desta segunda-feira (26) o Restaurante Popular de Santa Cruz, que representa um investimento do Governo do Estado de R$ 1,8 milhão e irá oferecer 1.000 refeições por dia a um preço simbólico de R$ 1,00.

Para o governador Iberê, só sabe a importância de um restaurante popular aqueles que utilizam ele. “O restaurante é uma forma concreta de melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham e que necessitam. Por isso prosseguiremos ampliando o programa e fazendo com que o restaurante popular chegue a mais municípios”, afirmou.

Em sua primeira visita a sua terra, Santa Cruz, como governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira foi saudado por seus conterrâneos com palavras de confiança. “O que mais me dá força são os gestos das pessoas que me abraçam e dizem: estamos torcendo por você, rezando. Você vai vencer a todas as dificuldades e lutar por melhores dias para todos nós”, enfatizou Iberê.

Fonte:Blog Robson Pires.

Hoje é o Dia Nacional da Empregada Doméstica; só 27% têm carteira assinada

00003

Não há o que celebrar no Dia Nacional da Empregada Doméstica, data marcada no calendário para hoje. A situação da categoria continua muito precária. Segundo o presidente do Instituto Doméstica Legal (IDL), Mário Avelino, de cada 100 trabalhadores, apenas 27 têm carteira assinada. Os 73 restantes ficam à margem dos avanços sociais obtidos por outras classes nos últimos anos. “Quando tivermos essa conta ao contrário, com os empregados tendo acesso aos direitos trabalhistas e previdenciários, aí sim poderemos parar para comemorar”, lamentou.
O dia vai ser de luta. O IDL quer mobilizar os profissionais para exigir, no Congresso Nacional, a aprovação de seis projetos de lei(1), cinco dos quais já passaram no Senado. Todos aumentam os direitos dos domésticos, como o que estipula multa de R$ 1,5 mil, a favor do empregado, para o patrão que não assina a carteira. Avelino está convencido de que a meta de formalização de cinco milhões de domésticos só será atingida com a punição de quem não cumpre a lei e com benefícios para o empregador, como a redução da alíquota de contribuição à Previdência Social.

Segundo sua estimativa, os projetos permitirão a formalização de no mínimo 3,2 milhões de empregados ainda neste ano. O IDL está lançando uma campanha para sensibilizar empregadores, governo e a população em geral. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 6,626 milhões de domésticos no país, com maioria absoluta de mulheres (93,78%). Só 1,774 milhão têm carteira assinada e, com ela, direito a férias de 30 dias, descanso semanal e aviso prévio, além da garantia de aposentadoria na velhice, mediante os pagamentos mensais da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Incentivos

Para incentivar o empregador a depositar o FGTS do doméstico, até hoje optativo, uma das propostas prevê o fim da multa de 40% em caso de demissão sem justa causa. Outra reduz de 12% para 6% a alíquota de contribuição previdenciária do empregador, fixando em mais 6% a contribuição do empregado. Também ficará definido, de uma vez por todas, que diarista é todo trabalhador que presta serviço no máximo dois dias na semana para o mesmo contratante. Como é autônomo, caberá a ele pagar a sua própria previdência. A alíquota, nesse caso, pode ser de 11% sobre o salário mínimo.

Fonte:Blog Cardoso Silva.

Chuvas voltam a cair no Seridó e açude de São Fernando atinge lâmina de sangria

As chuvas voltaram a caiar no Seridó, nesta segunda-feira (26).

A cidade de Jucurutu teve registros nas comunidades Lagoa (52 mm) e Riacho de Santana (35 mm).

Timbaúba dos Batistas registrou 60 milímetros na zona urbana.

Na zona rural de Serra Negra do Norte as chuvas banharam as comunidades Arapuá (50 mm), Alecrim e Barra da Maniçoba, estas últimas com 42 milímetros.

Caicó registrou 26 milímetros na área da Brasilgás, no bairro Paraíba, e 25 milímetros no sítio Logradouro.

Os municípios de Jardim de Piranhas e São Fernando registraram as maiores precipitações pluviométricas de ontem.

Inclusive, a zona rural jardinenses recebeu a maior chuva: 108 milímetros no sítio Logradouro. E ainda nos sítios Angicos (90 mm), Amparo (60 mm) e Fechado (45 mm). O escritório da Emater naquela cidade registrou 72 milímetros.

Em São Fernando, foram informadas chuvas nos sítios Cruz (102), Ramada (101) e Garcia (100). A zona urbana contabilizou 48 milímetros.

Com esses índices, o açude público de São Fernando alcançou a lâmina de sangria (na foto).

Fonte:Blog Robson Pires.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quatro concursos abrem inscrições para 275 vagas e CR; até R$ 6.130

Quatro instituições iniciam o prazo de inscrições nesta segunda-feira (26/4). No total, serão oferecidas 275 vagas. Destas, somente a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) oferecerá 89. A ANS também é a que oferece a melhor remuneração: R$ 6.130. Confira:

ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) oferece 89 vagas temporárias para cargos de nível superior. Do total de oportunidades, 60 são para a área de Direito e 29 para as áreas de Administração, Economia e Contabilidade. As remunerações variam de R$ 3.800 a R$ 6.130 para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de abril, por meio da página da Fundação Euclides da Cunha (FEC), organizadora do processo seletivo. O valor da taxa de participação vai de R$ 59 a R$ 62. A seleção reserva 5% das chances para portadores de deficiência.

Todos os candidatos farão apenas prova objetiva, marcada para o dia 30 de maio, nas cidades de Rio de Janeiro e Niterói (RJ).

Petrobras
Também começa nesta segunda-feira o prazo para se inscrever no concurso que oferece 81 vagas de níveis médio e superior para a Petrobras Biocombustível S.A. O concurso será organizado pela Fundação Cesgranrio e constará apenas de provas objetivas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 9 de maio, pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 45.

Quem tem nível médio pode tentar os cargos juniores de técnico agrícola, técnico ambiental, técnico de Administração, técnico de comercialização e logística, técnico de Contabilidade, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de manutenção, técnico de operação, técnico de segurança, técnico de suprimentos de bens e serviços e técnico químico.

Já aqueles que possuem nível superior podem tentar as funções juniores de administrador, advogado, analista ambiental, analista de comercialização e logística, assistente social, contador, economista, enfermeiro do trabalho, engenheiro em diversas especialidades, médico do trabalho e profissional de Comunicação Social.

As chances são destinadas às regiões Norte, Nordeste e Sudeste. De acordo com o edital, as remunerações variam de R$ 1.375,78 (com garantia mínima de salário de R$ 1.985,04) a R$ 3.940,16 (com garantia mínima de salário de R$ 5.685,07). As provas objetivas estão marcadas para o dia 6 de junho. Após aprovação nesta etapa, os candidatos devem passar pela qualificação biopsicossocial, que é composta de exames médicos, avaliação psicológica e levantamento sociofuncional.

Prodesp
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) inscreve para 55 vagas de níveis médio e superior. Os aprovados serão contratados sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e receberão salário que varia de R$ 1.292,80 a R$ 4.645. O órgão oferece também benefícios como plano de saúde, assistência farmacêutica, vale-refeição e seguro de vida.

As inscrições poderão ser realizadas por meio do site www.zambini.org.br até às 16h de 14 de maio. O valor das inscrições vai de R$ 38,90 a R$ 62,90. Organizado pela Instituição Zambini, o concurso oferece oportunidades para os cargos de analista de informática, analista suporte e gestão, auxiliar de enfermagem, engenheiro, médico do trabalho e técnico de informática.

Os candidatos farão provas objetivas no dia 6 de junho, em São Paulo (SP).

Imep
Os interessados em fazer o concurso do Instituto de Metrologia do Pará podem se inscrever a partir das 10h. São 50 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 520 (nível fundamental) a R$ 1.519,09 (nível superior). Serão admitidas apenas inscrições via Internet, no endereço www.movens.org.br até às 23h59 do dia 9 de maio. As taxas de inscrição variam de R$ 40 a R$ 70.

Os candidatos que têm nível superior poderão se candidatar às vagas de técnico em gestão de metrologia (especialidade Engenharia Mecânica), técnico em Administração e Finanças (nas especialidades Administração, Ciências Contábeis, Estatística, Serviço Social) e técnico em gestão de informática.

Já para os que vão se candidatar às vagas que exigem ensino médio, há oportunidades nos cargos de metrologista, auxiliar de metrologista, inspetor de cargas, agente de mecânica, assistente de informática, assistente administrativo, auxiliar operacional e motorista.

A empresa responsável pela organização do concurso será o Instituto Movens. A seleção será composta de provas objetivas e de avaliação de títulos. As etapas do concurso público devem ser realizadas na cidade de Belém/PA, no dia 13 de junho de 2010. Os locais de provas serão publicados no Diário Oficial do Estado do Pará e divulgado na Internet no endereço eletrônico www.movens.org.br.

Do CorreioWeb

Babá acusada de abusar e maltratar bebê se apresenta à polícia

A babá Ângela Cristina Souza, de 33 anos, apresentou-se espontaneamente está manhã na sede da Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA) no bairro da Benfica. Intimada pela polícia sob suspeita de cometer abuso sexual e maus-tratos contra um bebê de apenas sete meses, em Cruz de Rebouças, no município de Igarassu, ela presta depoimento à delegada Mariana Vilasboas, responsável pelo caso. De acordo com a polícia, a babá entrou na unidade pela porta de trás, para despitar a imprensa.

Otem, o gestor da GPCA, Zanelli Alencar, e a delegada Mariana Vilasboas, estiveram na casa de Ângela e na casa de sua sogra e deixaram uma intimação para Ângela, a sogra e a cunhada prestarem esclarecimentos à polícia. Todas devem comparecer à GPCA ainda hoje.

Os pais do bebê, que não serão identificados para preservar a criança, prestaram depoimento durante a manhã de ontem. O pai, supervisor comercial de 38 anos, assistiu ao vídeo de mais de quatro horas junto com os delegados e a imprensa. Na gravação, realizada durante a tarde da última quinta-feira, a babá aparece molhando o rosto do bebê e dando alguns tapas, enquanto o pai da criança está em casa, mas em outro cômodo. As imagens mais chocantes mostram Ângela Cristina, no momento em que fica sozinha com o bebê, arremessando-o no sofá e manipulando seu pênis.

O delegado adiantou que há indícios de que houve abuso sexual e maus-tratos. Já o pai informou que médico que fez o exame no Instituto de Medicina legal (IML) disse que a estimulação feita pela suspeita teria acelerado o descolamento do pênis dele. Zanelli explicou ainda que a babá pode responder por estupro e tortura. No primeiro caso, a pena prevista é de 8 a 15 anos de reclusão e o segundo crime pode variar de 2 a 8 anos.

Ângela não pode ser presa de imediato uma vez que a família procurou a polícia no sábado e o fato aconteceu na quinta-feira passada, expirando o prazo do flagrante. Agora, a prisão só poderá acontecer através de ordem judicial, através da decretação da prisão preventiva, que será solicirada pelo delegado.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações do repórter Raphael Guerra

Vem aí o show do ano!

Será no dia 1º de maio, próximo sábado, Dia do Trabalhador, feriado nacional, a festa de lançamento do segundo CD do Padre Héliton Marconi (foto 1), da Diocese de Caicó.

A festa acontecerá na Praça de Eventos da cidade de Cruzeta, a partir das 19 horas.

O lançamento do CD sairá com o título: Buscai as Coisas do Alto.

Como convidado especial quem fará uma apresentação será o Padre de renome nacional, Antonio Maria.

Padre Antonio Maria se notabilizou por divulgar a palavra de Deus da música, inclusive se apresentando ao lado de grandes cantores como Roberto Carlos, e em vários países do exterior.

Os organizadores esperam reunir 10 mil pessoas durante o evento.

Fonte:Blog Robson Pires.

domingo, 25 de abril de 2010

Ex-BBB recusa convite para posar nua e diz que fama dura pouco

Fora do Big Brother Brasil, a ex-BBB Fernanda não aceitou os convites para posar nua na Playboy ou no Paparazzo. O único ensaio que aceitou, que acaba de ser divulgado, foi o da revista 'Vip'.

O motivo? A profissão de dentista falou mais alto. "Não é por vergonha, mas é mais por causa do meu trabalho. Sou dentista, né? Querendo ou não, fama de 'Big Brother' não dura muito. E vou ter que voltar a trabalhar. Imagina um paciente chegando com a revista: 'Doutora, assina aqui para mim?'"

E "brincar" de modelo não foi nada fácil. "Só achei difícil fazer cara de sexy. O Márcio (fotógrafo) dizia às vezes que eu fazia cara meiga [risos]".

E ela falou um pouquinho também dos seus colegas de confinamento, negando qualquer interesse no ex-BBB Cadu. "Ele era um irmãozão." Mas, e os selinhos no Serginho? "Achei engraçadíssimo. O Serginho é gay! E é menino, 21 anos... Olha o estado de carência em que a gente estava!"

E não vá pensando que Fernanda é do tipo tímida... Ela afirma que, muitas vezes, toma a iniciativa. "Chego mesmo, tipo: 'Ó, estou a fim de você'". E, entre quatro paredes, vale tudo. "Quando é bem feito, de qualquer jeito é bom."

Do Portal Uai

Batida entre três motos deixa um morto e sete feridos no interior

Uma colisão entre três motos na madrugada deste domingo na BR-226, a altura da cidade de Florânia, a 216 km da capital Natal, deixou o saldo de uma pessoa morta e outras sete feridas.

De acordo com a polícia local, o acidente aconteceu por volta da 1h30 e vitimou a dona de casa Maria das Graças Gomes Salustino, de 39 anos. Ela ainda foi socorrida, mas já chegou sem vida ao hospital. O acidente ocorreu quando ela voltava para casa em Florânia juntamente com amigos. O condutor da moto em que Maria estava foi encaminhado para Natal em estado grave. O nome dele não foi revelado.

As outras seis pessoas feridas no acidente, de acordo com a polícia, foram socorridas para o hospital de Currais Novos. A causa do acidente ainda não foi informada pela polícia. O corpo de Maria foi removido para o ITEP de Caicó, onde será submetido a necrópsia e liberado em seguida para sepultamento.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações de Sidney Silva

CAICÓ: Alterada data de realização da feira de negócios


O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula(FOTO) esteve em Caicó, sexta-feira (23), para lançar oficialmente a 7ª Feira de Negócios do Seridó.
O evento aconteceu na Casa do Empresário de Caicó, às 19h30, com participação da equipe da SEDEC, entidades e empresários locais. Nesse mesmo local estarão disponíveis os estandes para venda.

A data original de 10 a 12 de junho foi adiada para os dias 17, 18 e 19 do mesmo mês, tendo como local a Ilha de Santana, em Caicó.
Em sua explanação, Segundo lembrou que essa é a feira é “uma vitrine para mais de 35 mil pessoas, oportunizando a prospecção de negócios”.

Uma das novidades da feira será a presença da Agência de Fomento do RN (AGN), para auxiliar na concessão de linhas de crédito para micros, pequenas e médias empresas.
No dia 19 de junho serão promovidas ações de cidadania, na qual estão incluídas atendimento médico e odontológico, emissão de documentos pessoais de identificação, além da oportunidade de participar de cursos de qualificação profissional como informática e panificação.

Fonte:Blog Cardoso Silva.

Saúde de Cruzeta em alerta com casos de leptospirose

A secretaria de Saúde de Cruzeta está em alerta, desde que foram constatados quatro casos de leptospirose no município.

Os pacientes encaminhados ao Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, são agricultores do sexo masculino homens, agricultores.

Existe a possibilidade de que eles tenham sido contaminados em lagoas formadas pela diminuição do nível do açude, onde pode haver uma colônia de ratos silvestres.

A doença

A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna.

O rato é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos. A L. interrogans multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal. A L. interrogans eliminada junto com a urina de animais sobrevive no solo úmido ou na água, que tenham pH neutro ou alcalino. Não sobrevive em águas com alto teor salino.

blog: robson Pires.

sábado, 24 de abril de 2010

Sesap está com inscrições abertas para 2.450 vagas em concurso

As inscrições para o Concurso Público da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap) estão abertas no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB): www.funcab.org. O edital está disponível nesse mesmo endereço e na página da Sesap: www.saude.rn.gov.br.

Ao todo são 2.450 vagas. Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de maio para as diversas especialidades. O valor de inscrição para os cargos de nível médio é R$ 60 e R$ 95 para os de nível superior. As provas serão realizadas no dia 23 de maio em Natal, Mossoró e Caicó.

As vagas são distribuídas de acordo com o cargo/especialidade para as unidades da Sesap nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Santo Antônio, Canguaretama, Mossoró, Apodi, Caraúbas, João Câmara, Caicó,Currais Novos, Acari, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Assú e Angicos.

A remuneração para o cargo de médico é R$ 2.100,00, acrescido de Gratificação por Desempenho de Atividade de Alta Complexidade (GDAAC) de R$ 1.100,00. Para os demais cargos de nível superior, o salário R$ 1.050,00, com acréscimo de Gratificação de Atividade Estadual (GAE), R$ 350,00. Para o nível médio, o salário é de R$ 530,00, com acréscimo da gratificação de R$ 270,00.


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Ladrões voltam a agir no Seridó

A insegurança aumenta no Seridó.

Na madrugada de hoje os bandidos voltaram a agir, dessa vez em Cruzeta.

Por volta das 2 horas e 30 minutos, quatro homens armados, fizeram dois vigias de rua, de reféns e arrombaram a Loja Maré Mansa.

Pegaram vários telefones celulares, três televisores de LCD e aparelhos de toca-CDs e fugiram num Gol prata.

Os dois vigias foram levados como reféns e abandonados na saída da cidade no sentido quem se desloca para Acari.

A polícia só foi comunicada num espaço de tempo considerável, por um funcionário da empresa após receber a mensagem que o alarme tinha disparado através do telefone celular.

A polícia empreendeu buscas, mas até o momento não obteve êxito.

Os vigias contaram que os indivíduos estavam de "cara limpa" e que usavam pistolas.
Fonte:Blog F.Gomes.

Assalto em Caicó a empresa Sousa Cruz

ASSALTO funcionário da Sousa Cruz assaltado Igor Clisley – (braço levantado)

No final da manhã de hoje um assalto a empresa Sousa Cruz foi registrado em Caicó.

Igor Clisley Gonsalves da Silva,24 anos, residente no bairro Boa Passagem funcionário na empresa Sousa Cruz foi rendido por 02 homens armados e com capacete de viseiras escuras.

Os bandidos levaram um lamote da empresa contendo uma quantia de pouco mais de 16 mil reais.

Segundo as informações repassadas pela polícia, o assalto aconteceu nas proximidades da agência do Banco do Brasil no centro da cidade.

A polícia realizou várias diligências a procura dos assaltantes. Os usaram uma moto de cor vermelha.

Fonte:blog Cardoso Silva.

Exames podem definir licenciamento de Raimundo Fernandes

O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) fará uma bateria de exames com o médico Roberto Kalil, no Hospital Sírio-Libanês, para determinar a necessidade de licenciamento de suas atividades parlamentares.

No mês de maio, Raimundo deve vir a Caicó, acompanhado pelos pré-candidatos Rosalba Ciarlini (governadora) e Robinson Faria (vice), para o lançamento da candidatura de Vivaldo Costa (PR).

Conforme os resultados clínicos, ele já poderá planejar a passagem do cargo para o Papa-Jerimum, que é primeiro suplente da coligação.

Além disso, Robinson deve anunciar algumas bases que estão sendo articuladas para Vivaldo na região Agreste.

O blog pergunta: Será que a pré-candidata ao Senado, e grande aliada de Vivaldo, Wilma de Faria (PSB), também participará do lançamento da sua candidatura?

Fonte:blog Robson Pires.

Filho de médico morre em acidente no Seridó

A ACIDENTE

O técnico em raios-x David Moura da Nóbrega, 33 anos, residente em Recife, morreu em um acidente de trânsito na manhã de hoje na RN-118, no trecho entre Caicó e Jucurutu, à altura da comunidade Aroeira.

Ele dirigia uma Saveiro branca, placa KLY-5534/Recife-PE e colidiu com um Caminhão, placa HXW-4571/Fortaleza-CE, descendo um barranco em seguida.

A Saveiro se deslocava no sentido Jucurutu/Caicó e o caminhão pertencente a Slup Sorvetes que ia em sentido contrário com destino a Florânia.

O caminhão era dirigido por Francikle Gean Peixoto, 34 anos, residente na Rua São Sebastiaõ, 186, Bairro Boa Passagem que levava como ajudante Francisco de Assis Simões Lucas, 26 anos, residente na Rua Manoel Fernandes Jorge, Bairro Paulo VI.

Na Saveiro estava como passageiro, Ricardo Brito Pereira, 31 anos, residente em Paraú/RN.

Ricardo foi retirado da Saveiro pela janela do carro e socorrido para o Hospital Carlindo Dantas em Jucurutu onde está internado sob observação médica.

David ficou preso entre as ferragens e quando foi retirado por homens do Corpo de Bombeiros estava sem vida.

Os dois ocupantes do caminhão nada sofreram.Francikle disse que o condutor da Saveiro se deslocava em alta velocidade, perdeu o controle na curva, livrou uma moto com dois ocupantes e foi de encontro ao caminhão.

David era filho do médico pediatra Luís Carlos da Nóbrega, 75 anos, dono do Pronto-Socorro Infantil Jorge de Medeiros, localizado no Bairro da Encruzilhada em Recife.

Luís Carlos é dono da Fazenda Castelo em Paraú e da Granja Dr. Pires, antiga Fazenda Riacho dos Santos, em Caicó.

Na foto:Resgate do filho do médico

fonte: F. Gomes