quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Governo monitora pandemia e avalia abrir mais leitos covid-19

 

Graça Pinto procurou o reforço contra a covid. “Já fiquei internada e sei como é difícil”, afirmou. Foto: Adriano Abreu

Basta ir a um ponto de vacinação em Natal para constatar o quanto a procura por vacinas contra a covid-19 aumentou. Parte dessa demanda vem da liberação da 5ª dose para os idosos acima de 80 anos e da 1ª para crianças de seis meses a 2 anos de idade, sem comorbidades, bem como a intensificação para aquelas entre 3 e 4 anos, que havia sido interrompida pela falta de doses. A outra razão da procura pode ser explicada pelo aumento no número de casos que, durante esse mês, saiu da média de 3 para mais de 400. Nesse contexto, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) monitora as internações e avalia abrir mais leitos na rede.

“A gente está avaliando essa tendência para tomar uma decisão, no momento oportuno, se vai habilitar mais leitos específicos para covid. A gente tem que organizar essa assistência, dentro dos leitos gerais, trabalhando com o isolamento”, disse o Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia.


A Secretaria reconhece que o cenário epidemiológico apresenta um aumento importante no número de casos notificados, partindo de uma média diária de 15 casos pra 600 em menos de duas semanas, seguindo uma tendência de aumento, considerando a variante BQ.1, com sua alta transmissibilidade.

“Quanto aos óbitos, ainda não sofreu grande impacto nos números, uma média diária de 01 óbito. Entretanto, há a possibilidade desse número vir a aumentar nos próximos 15 dias”, declarou o secretário.
Até esta terça-feira (29), a plataforma Regula RN apontava que, dos seis hospitais com leitos críticos covid, três estavam 100% ocupados e um estava com mais de 90% de ocupação. Dos 55 leitos críticos, apenas 10 estavam disponíveis e 35 ocupados, 3 estavam bloqueados e sete ocupados por paciente não-covid. Já dos 55 leitos clínicos covid, a ocupação é menor: 19.


Considerando as características desse momento da pandemia, a Sesap tem trabalhado com a perspectiva de que cada hospital regional, mesmo que não tenha leitos covid, tenha leitos de isolamento para estabilização dos pacientes e encaminhamento para hospitais especializados.


“Essa procura tem aumentado, mas orientação das equipes de saúde, pelo plano de contingência, é agir procurando lidar com os pacientes, isolando-os e mantendo cuidados dentro das unidades. Apenas os que estiverem em situação severa de quadro associado à covid deverão ser referenciados para os leitos críticos em hospitais especializados. Todos os hospitais tem leitos de isolamento”, informou o secretário.
Atualmente, o Estado conta com dois hospitais especializados com leitos críticos covid para pacientes em situação severa: o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal; e o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró.


Além dessa orientação, já existe a orientação da própria secretaria junto ao Comitê Científico de orientação à Sesap para a utilização das máscaras em locais fechados e transportes coletivos, mas de forma não-obrigatória, além da intensificação da vacinação em todas as idades, ampliação da capacidade de vigilância genômica no estado e dos horários e pontos de vacinação para melhor acesso da população e testagem e notificação através da plataforma Notifica RN.


O secretário informou que em portaria prevista para ser publicada nesta quarta-feira (29), a Sesap vai reforçar a exigência do uso de máscaras faciais. “A exigência do uso da máscara para ter acesso aos serviços da Sesap, além de intensificar a vacinação para quem estiver com a vacina em atraso completar o esquema vacinal e reforçar a imunidade. Liberamos a 5ª dose (da vacina) para pessoas com mais 80 anos pra evitar casos graves e internações e estamos na expectativa de que o Ministério (da Saúde) lance em janeiro um calendário de vacinação da covid como ocorre com a influenza”, disse Cipriano Maia.


Aumento a procura nos pontos de vacinação
Na medida em que os números de casos estão aumentando no Estado, mais pessoas estão procurando postos de vacinação para reforçar a imunização.

Na unidade do Shopping Via Direta, em Natal, há duas semanas a média diária ficava entre 200 e 300 aplicações e agora, por dia, são aplicadas entre 800 e 900 vacinas. O ponto funciona somente de segunda a sábado, das 14h às 20h, assim como nos pontos do Partage Norte Shopping, na zona Norte e Shopping Midway Mall, mas não realiza teste covid e nem aplica a Pfizer para bebês até 2 anos.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário