Neste domingo, dia 8 de março, as mulheres ocuparam as ruas de Natal, capital do Rio Grande do Norte, para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e reforçar a luta por direitos. O ato, convocado pela Frente Brasil Popular do RN, seguiu da Praça das Flores, em Petrópolis, até a Praça dos Pescadores, na Praia do Meio. Na ocasião, ocorreu o lançamento da 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM).
Com o tema “Mulheres em resistência: pela vida e por direitos”, o evento contou com a participação de diversos movimentos populares, organizações sindicais e partidárias e coletivos feministas. Além disso, a governadora Fátima Bezerra também prestigiou o evento, ao lado de outras autoridades políticas femininas.
Sobre a Marcha Mundial das Mulheres
Após o lançamento da 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, diversas ações estão programadas. No Brasil, elas começaram neste domingo (8) e seguem até outubro, com cinco momentos, concentradas nas capitais. A maior atividade do cronograma está prevista para o mês de maio em Natal.
As primeiras ações da Marcha no país aconteceram no ano 2000. Isso gerou uma aliança internacional e uma articulação contínua, que culminou em atividades conjuntas a cada cinco anos entre grupos de mulheres espalhados pelo mundo inteiro. Para 2020, o tema central das mobilizações é “Resistimos para viver, marchamos para transformar”.
As mobilizações devem ganhar as ruas em mais de 70 países denunciando que a autonomia das mulheres ainda é ameaçada pelo sistema capitalista e patriarcal, em que precarização do trabalho feminino é sempre maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário