quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Bloco do Magão, 40 Anos de História no Carnaval de Caicó

Se ouvir falar sobre Carnaval de Caicó-RN, facilmente o nome “Ala Ursa do Poço de Santana” estará na conversa. Em seus 40 anos de história, o bloco é o mais tradicional da cidade e um dos principais atrativos da festa em Caicó, que tem um dos maiores carnavais do Nordeste. O Ala Ursa do Poço de Santana é o verdadeiro nome do chamado Bloco do Magão, apelidado assim pelos foliões no decorrer dos anos.
Fundado nos anos 80, por amigos e coordenado por Ronaldo Batista de Sales (Magão), o “Ala Ursa do Poço de Santana”, surgiu com a finalidade de chamar a atenção da comunidade para o lendário poço de Santana, que é ligado a origem da cidade, denunciando assim a poluição que o mesmo vinha a sofrer.
A agremiação sempre saía com suas burrinhas de padre, papangus, além do urso e dos bonecos gigantes de papel-machê. No início da década de 90, o bloco começou a receber patrocínio de comerciantes da cidade, em troca, da divulgação da marca de suas lojas estampadas nos bonecos. A partir daí, o bloco passou a ser mais valorizado, quando então se iniciou a formação da orquestra de frevo e da criação do hino do “Ala Ursa do Poço de Santana”.
O bloco passou a abrir o Carnaval de Caicó, juntamente com o bloco Camburão da Alegria, dos agentes da segurança pública e acompanhar a brincadeira do mela-mela, prática que passou a ocorrer durante todos os dias do Carnaval. A partir dos anos 2000 até os dias atuais, o bloco se tornou marco principal do Carnaval caicoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário