Durante o
evento "Educação 360", no Rio de Janeiro, o economista e pesquisador da
Universidade de Stanford, Eric Hanushek afirmou que, se a educação
básica oferecida no Brasil fosse mais eficiente, o salário do brasileiro
seria maior, aumentando cerca de 30%.
No
segundo dia de debate, que ocorreu nesta terça-feira (25), o
especialista disse que com “a presença de todas as crianças nos ensinos
fundamental e médio, agregado isso a uma qualidade mínima de educação, o
Produto Interno Bruto do país (PIB) atingiria uma alta de 16% ao ano.
Outro
participante do "Educação 360" foi o ex-ministro da Educação, Renato
Janine Ribeiro. Segundo ele, é notório que o país precisa investir mais
em educação, principalmente quando comparamos às aplicações feitas em
outras áreas.
“O Brasil
atualmente despende 6% do PIB em educação. No Judiciário, o Brasil
despende 1,5% do PIB. A população do Judiciário do Brasil hoje é talvez,
entre juízes e promotores, não deve chegar a 60 mil pessoas. Se somar
aos funcionários, passa. A população da educação nós talvez cheguemos a
60 milhões. Fazendo uma comparação: 60 milhões gastam 6% do PIB, 60 mil
gastam 1,5% do PIB. Cada juiz ou promotor custa 250 vezes um aluno ou
professor.”
Quem
também esteve presente no evento foi o diretor-geral do SENAI, Rafael
Lucchesi. Com base em um balanço elaborado pela Confederação Nacional da
Indústria (CNI), que faz parte de um grupo de propostas apresentadas
aos candidatos à Presidência da República para as eleições deste ano,
ele afirma que é necessário preparar os jovens para o mercado de
trabalho ainda na Educação Básica.
“Então
nós temos um grande contingente de jovens que é vítima exatamente dessa
baixa capacidade de diálogo entre o nosso modelo educacional e as opções
e projetos de vida dos jovens que passam pela escola.”
De acordo
com documento da CNI, denominado Educação: A Base para a
Competitividade, o Brasil conseguiu praticamente universalizar o acesso
ao Ensino Fundamental. Em 2015, por exemplo, 97,7% da população de 6 a
14 anos estava matriculada nesse nível de escolarização. No entanto, a
instituição acredita que os números ainda não são suficientes para a
realidade brasileira.
Um dos
objetivos do estudo, segundo a CNI, é revisar as políticas de
financiamento, de gestão escolar e implantar sistema de avaliação da
educação profissional.
O evento,
que foi promovido pelos jornais O Globo e Extra, começou nesta
segunda-feira (24) e as atividades foram realizadas no Museu do Amanhã e
no Museu de Arte do Rio.
Reportagem, Marquezan Araújo
Fonte-https://www.jairsampaio.com/
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