segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Tem chuva para o sertão: Institutos preveem chuvas no Nordeste Brasileiro

IMG_1400
O tempo mudou completamente no Nordeste nos últimos dias. O ar úmido se espalhou sobre a Região permitindo a formação de nuvens carregadas que provocaram chuva forte em diversos estados. Mas a maior mudança foi nos estados do leste do Nordeste, faixa entre o Rio Grande do Norte e o nordeste da Bahia que termina a semana com muitas nuvens e pancadas de chuva.
A chuva caiu forte no sertão do Ceará e de Pernambuco. Segundo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – entre 13h do dia 15 e 13h do dia 16 de dezembro choveu 115 mm em Serrita, no sertão de Pernambuco. No mesmo período, em Cabrobó também no sertão pernambucano, choveu 45 mm apenas na manhã do dia 16, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
O aumento da umidade e a formação das nuvens de chuva nos últimos dias foram provocados pela atuação de um VCAN, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que avançou sobre o Nordeste.
As pancadas de chuva vão continuar sobre o Nordeste pelo menos até o dia 21 de dezembro, próxima quarta-feira, quando começa oficialmente o verão. Além do VCAN, a ZCIT, Zona de Convergência Intertropical se aproxima do Nordeste trazendo mais nuvens de chuva para o norte do Nordeste.
Até o dia 21, a previsão é que chova no interior e no litoral de todos os estados. Pode até chover forte em algumas horas nas áreas secas do interior, mas a chuva que ocorrer será em pequenas áreas e não deve se prolongar por muito tempo.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário