quinta-feira, 25 de junho de 2015

Calça apertada pode afetar circulação e saúde íntima de homens e mulheres

Mulher de 35 anos chegou a ficar dias sem andar por causa de calça skinny.
Corrimento, dor no testículo e má digestão podem estar ligados a roupa.

Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
 Foto de 2012 mostra modelo usando calça skinny durante desfile da Semana de Moda de Londres; calças apertadas podem levar a problemas de saúde  (Foto: AP Photo/Alastair Grant, File) 
Foto de 2012 mostra modelo usando calça skinny durante desfile da Semana de Moda de Londres; calças apertadas podem levar a problemas de saúde (Foto: AP Photo/Alastair Grant, File)
  
A consequência de usar uma calça apertada demais pode extrapolar o mero desconforto. Nesta semana, médicos descreveram um caso ocorrido na Austrália em que uma mulher sofreu lesões nos nervos e músculos da perna por ficar muito tempo agachada vestindo uma calça skinny. Questões relacionadas à circulação, à digestão e à saúde íntima de homens e mulheres também podem ser desencadeadas pelo excesso de aperto dos jeans da moda.
De acordo com o médico angiologista Henrique Pereira Lamego Junior, uma calça extremamente apertada pode impedir uma circulação adequada. “Se a calça vai até o tornozelo, o sangue chega até o pé, mas não consegue voltar. O pé vai inchando e o inchaço sobre gradativamente até a virilha”, explica. Portanto formigamento, inchaço, dor e até lesão nos nervos, em casos mais críticos, podem ocorrer.
Como um torniquete
No caso de calças jeans, um agravante é que o tecido menos maleável pode levar à formação de vincos que funcionam como garrotes, impedindo a circulação atrás dos joelhos, na virilha e nas coxas. “É um anel de compressão como se fosse um torniquete que obstrui mais ainda, formando regiões de inchaço nas pernas.”
O angiologista acrescenta que a calça skinny muito apertada pode favorecer o surgimento de varizes e até celulite. “A celulite pode ser formada pela ausência de circulação. Se pensarmos que a calça pode diminuir a circulação, então ela também pode favorecer o surgimento de celulite como um efeito secundário.”
Calça apertada pode levar a problemas de saúde
 
Pernas finas são mais vulneráveis
Segundo Lamego Junior, pessoas com pernas mais magras estão mais vulneráveis a esses problemas de circulação provocados pelo aperto da calça. “Pernas finas são as que podem ser mais lesadas. Isso porque os gordinhos têm um tecido adiposo grosso, que funciona como uma espuma que segura a pressão, o que os mais magros não têm”, diz.
Dor no testículo
Segundo o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês, um problema comum entre os homens que pode estar relacionado, em alguns casos, às calças apertadas é a orquialgia, que é uma dor crônica no testículo.
Ao investigar as causas externas do problema, normalmente encontram-se dois extremos: de um lado, homens que fazem atividade física com roupas muito soltas e cuecas estilo samba-canção e, de outro, homens que usam calças muito justas. As duas situações podem desencadear esse tipo de dor.
Chade diz que não existe uma relação direta, cientificamente comprovada, entre calça apertada e infertilidade masculina. “Isso é difícil de comprovar porque a maioria dos pacientes que tem infertilidade tem uma causa genética”, observa. 
Querer transformar o corpo mediante a compressão de uma calça não é adequado"
Henrique Pereira Lamego Junior, angiologista
O que está comprovadamente relacionado à infertilidade é a exposição prolongada dos testículos a altas temperaturas. “Se fizermos uma inferência com a questão da roupa, que pode eventualmente aumentar a temperatura dos genitais por um tempo prolongado, então poderia haver uma relação, mas não tem como isolar esse fator.”

Corrimento vaginal
Entre as mulheres, usar calça apertada por muito tempo, por favorecer o aumento da temperatura e umidade da região, pode estimular a proliferação de fungos e bactérias na vagina, segundo o ginecologista e obstetra Maurício Sobral, do Hospital Vila Nova Cachoeirinha. Isso pode aumentar os casos de candidíase e corrimentos.
Mas a calça apertada é apenas um dos fatores que aumentam o risco do problema e só é determinante quando o uso é muito prolongado. “O uso esporádico não tem problema. Mas tem pessoas que ficam 12, 14 horas, aí sim pode favorecer essas ocorrências”, diz Sobral.
Entre homens e mulheres, o aperto da calça pode provocar problemas de digestão, como acúmulo de gases e dificuldade para ir ao banheiro.
Evite o desconforto
Uma dica para quem não quer abrir mão da calça justa é usar calças tipo legging, que fazem uma pressão anatômica regular, sem formar vincos nem anéis de compressão. “É importante não usar uma calça que esteja desconfortável e, se notar que a perna ficou inchada no primeiro uso, não use mais”, diz Lamego Junior. "Querer transformar o corpo mediante a compressão de uma calça não é adequado."
No vídeo, o endocrinologista Bruno Halpern explica que a calça muito apertada não deixa que o sangue circule das veias da perna para o coração. A dica dele é não usar nada muito apertado, porque isso pode atrapalhar o retorno venoso. 
Fonte-G1/Bem-Estar
Fonte-http://www.lucineidemedeiros.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário