quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dando a deixa: Os dez motivos pra gente comer feijão todo dia.


Hum...!Coisa nossa...! Como  já dizia as Frenéticas na  música Feijão Maravilha, “dez entre dez brasileiros preferem feijão...”. Não precisa nem dizer, que o legume é a estrela maior na maneira verde e amarela de se alimentar, seja em forma de feijoada ou velho, bom e  tradicional arroz com feijão nosso  de cada dia, o grão é presença certa na mesa dos brasileiros, isso ninguém discuti.  Além de alimentar e saciar a fome, ele  oferece dez benefícios para a saúde. Foi durante o 11° Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, que a cientista e pesquisadora Nerinéia Dalfollo Ribeiro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  apresentou  o painel  “Feijão como alimento funcional” e listou os principais benefícios do grão para a saúde. E pelo visto, dependendo da combinação,  ele chega a fazer  faz milagre. “Seu uso pode ser muito eficaz se combinado a uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e hábitos de vida saudáveis”, diz a pesquisadora. Veja  ai dez motivos pra gente comer feijão todo dia:
1- Evita anemia
Isso porque o feijão apresenta uma alta quantidade de ferro.
2- Ajuda a retardar o envelhecimento
Apresenta também uma alta quantidade de antioxidantes.

3- Alta quantidade de óleos benéficos
Óleos são essenciais para o funcionamento do corpo. O feijão apresenta baixo nível de gordura.
4- Aumenta a sensação de saciedade
A grande quantidade de fibras, o feijão preto é um dos mais benéficos,  causa essa sensação, que ajuda a ingerir menos alimentos e, logo, é um forte aliado para o emagrecimento.

5- Facilitam a digestão
As fibras colaboram com a digestão e o funcionamento do intestino.
6- Fonte de energia
A alta concentração de carboidratos (alguns tipos chegam a 60%) faz do feijão uma ótima fonte de energia para aguentar o dia a dia.
7- Diminuição do colesterol ruim
Alguns tipos têm muito amido resistente, que ajudam a baixar o mau colesterol,  que entope as vias coronárias. Outro fator que ajuda no combate desse mal,  é a alta concentração de ômega 3, que chega a corresponder a 40% do grão em algumas cultivares,  e que faz do feijão uma alternativa ao peixe
8- Recuperação muscular para atletas
Sabia que o feijão tem até três vezes mais potássio que a banana? O nutriente ajuda na recuperação e relaxamento muscular, sendo indicado para atletas (ocasionais ou freqüentes).
9- Combate a obesidade
As cultivares branca e rajada têm boa porção de ácidos graxos, que ajudam no controle do peso.
10- Combate o câncer
Só pra registrar, com todas suas propriedades nutricionais, ele também ajuda a evitar câncer de colo do útero e de próstata.
Fonte«http://www.walterbatista.com.br/2014/07/dando-deixa-os-dez-motivos-pra-gente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário