quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nova técnica usada nos EUA cria calça jeans que não molha nem suja


jeans
Quando as gotas de água escorrem pelas capas de chuva é sinal de que um repelente de água durável (DWR, na sigla em inglês) está fazendo bem o seu trabalho. Mas, por enquanto, a ação desses produtos se restringe apenas às peças usadas para a proteção em temporais. Uma novidade no mercado americano, porém, promete estender o benefício da impermeabilidade a outros tecidos mais comuns, como o jeans.

Isso será possível graças a uma técnica desenvolvida pela empresa Schoeller chamada “Ecorepel”. Por meio dela, o repelente usado não apresenta toxinas – de acordo com classificação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) – e pode ser aplicado com a mesma eficiência.

Em vez de compostos perfluorados (considerados tóxicos), a “Ecorepel” usa cera de parafina, o mesmo material que os marinheiros aplicam em seus casacos. No caso da nova lavagem, as peças que recebem o tratamento apresentam eficiência mais duradoura.

Para alcançar o resultado, técnicos mergulham roupas em uma solução leitosa de parafina. Eles fazem isso usando rolos, que permitem que as roupas sejam torcidas para a retirada do excesso. Na sequência, os produtos são levados a um forno, a uma temperatura de aproximadamente 300º C. Assim, a parafina consegue se envolver em torno de fibras individuais.

A técnica pode ser usada em tecidos populares, como o jeans. A marca americana Levi’s, por exemplo, está preses a estrear a lavagem “Ecorepel” em 511 peças de sua coleção – e mais uma jaqueta jeans -, no próximo verão americano.
 
Fonte: F Silva

Um comentário: