terça-feira, 1 de abril de 2014

JARDIM DO SERIDÓ, 01 DE ABRIL DE 1954 - 01 DE ABRIL DE 2014


Há exatamente 60 anos atrás, uma criança por nome de Maria de Lourdes dos Santos, foi vítima fatal em um acidente automobilístico que chocava a pacata cidade de Jardim do Seridó. A morte da menina, então com 9 anos de idade, contribuiu para o início de sua devoção. A primeira cruz, marcando aquela territoriedade passaria, a partir de então, servir para marcar o espaço sagrado, que foi se formando fruto da construção do imaginário popular. O primeiro milagre serviu para o início de tantos outros realizados pela menina. O local passou a receber flores, velas, ex-votos, provocando até constantes reformas no ambiente. É comum em nossa cidade, as pessoas ao passarem pelo pequeno altar conhecido como "A Cruz da Menina", se benzerem, rezarem ou até gesticular como a pedir graças. No ano de 1954, onde aconteceu essa fatalidade, o local era subúrbio ; saída para zona rural. Hoje, com a expansão territorial urbana, o pequeno santuário está encravado no centro da cidade.
A menina vem mantendo suas redes de continuidades até os dias atuais. Os signos que são produzidos, frutos de investimentos à sua cultuação é consagrado pelos milagres, mas também pelos sonhos e aparições que serviam e servem para o fortalecimento da presença do mito "A Menina da Cruz", até hoje. Somando assim mais um vulto popular a cultura de Jardim do Seridó.

Que Maria de Lourdes interceda ao Pai por todos nós, nos livre de todos os perigos e nos cubra de saúde e paz.
Fonte de pesquisa: monografias e trabalhos acadêmicos / Termo de óbito registrado no livro nº769, p.5 - talão nº 2 . 2º cartório da comarca de Jardim do Seridó e fontes verbais.
Fonte_facebook.com de José Renato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário