Fm Jardim

domingo, 17 de novembro de 2013

Dez dicas para comer menos. Aproveite



Comer é de fato muito prazeroso. Mas passar o dia beliscando sem parar pode fazer o ponteiro da balança subir quando você menos espera. “Ainda que seja difícil de controlar, principalmente nos períodos da tarde e da noite, quando os níveis de serotonina (hormônio que ajuda a manter a sensação de saciedade), se encontra um pouco mais baixo, é bom não fazê-lo. Esse hábito pode representar muitas calorias a mais na dieta”, recomenda a nutricionista *Marcella Amar. Algumas atitudes podem ajudá-la a comer menos. Aprenda com as dicas da especialista.
1 – “Sempre que possível, inicie a refeição com a fonte de proteína, que aumenta a sensação de saciedade mais rápido que alimentos ricos em carboidrato.”
2 – “Fuja dos alimentos ou bebidas com alto teor de açúcar. Quanto mais alto o nível dessa substância no sangue, mais insulina é liberada pelo pâncreas para retirar esse excesso da corrente sanguínea. Esse processo pode desencadear sintomas parecidos com os de hipoglicemia, ou seja, açúcar de menos no organismo, logo mais fome.”
3 – “Inclua um programa de exercícios aeróbicos moderados na sua rotina. Utilizando a gordura armazenada no organismo como fonte de energia, a fome tende a diminuir, principalmente logo após o término do treino. O mesmo não acontece com uma série muito intensa que, por demandar muito esforço, aumenta a vontade de comer.”
4 – “Ainda que pareça uma atitude saudável, consumir frutas ou sucos naturais à tarde pode elevar a fome nas alturas nesse período. O açúcar natural das frutas vai aumentar o nível de insulina no sangue e consequentemente as chances de acarretar hipoglicemia.”
5 – “No lanche da tarde dê preferencia a alimentos ricos em fibras, que estabilizam os níveis de açúcar no sangue.”
6 – “Inclua na dieta alimentos com menor concentração de açúcar, ou seja, com baixo indíce glicêmico. Brócolis, abobrinha, berinjela e aspargos são bons exemplos.
7 – “Não abuse de bebidas ácoolicas, que representam calorias a mais e não tem valor nutricional.”
8 – “Ainda que você leve uma vida agitada, a refeição não é hora de pressa. Mastigue bem e com calma os alimentos. Quando se come rapidamente, é bem maior a quantidade ingerida até que chegue a uma sensação de saciedade.”
9 – “Evite a tentação, não estoque doces na despensa de casa.”
10 – “Não passe longas horas sem se alimentar pois, na hora em que você for comer, a fome vai estar insaciável.”
*Marcella Amar. Formada pela faculdade de nutrição do Tennessee – EUA em 1999, e revalidado seu certificado no Brasil pelas universidades Unirio e UFRJ em 2002.
fonte:Blog robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.