Fm Jardim

domingo, 30 de dezembro de 2012

Jardim do Seridó já está no clima da tradicional Festa dos Negros do Rosário

5792
Com a dança característica e seus espontões, membros da Irmandade do Rosário de Jardim do Seridó saíram as ruas nesta manhã de domingo (30) para anunciar o início da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, uma das mais tradicionais da região, realizada desde 1863. Quem descreve a festa é o historiador Diego Marinho de Góis. De diversos cantos da cidade ouvem-se os sons dos tambores de caixas a ecoar melodias tradicionais carregadas de significados na "memória coletiva" dos jardinenses. Percorrendo as ruas da cidade vão os Negros do Rosário. Na frente do grupo o "porta-bandeira", outros seguram espontões (vara enfeitadas com fitas coloridas), enquanto que atrás vêm os tocadores, carregando tambores e pífaros. Trajam calças azuis e camisetas brancas e executam a "dança do espontão", estudada no passado por Luis da Câmara Cascudo e por Veríssimo de Melo.Mesmo no sol quente e insistente a cadência dos passos do grupo continua em harmonia, subindo e descendo as ladeiras das ruas da cidade de Jardim do Seridó. É a vez de anunciar à população o início das festividades em louvor a dois santos: São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, celebrados nos dias 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro de cada ano.
Os três dias são de muitas festas e programação extensa que envolve atividades religiosas e sociais. Novenas, missas, procissões, coroações de reis negros, encontro dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó com os da comunidade (quilombola) rural Boa Vista dos Negros de Parelhas, pavilhão, leilão, bebidas e comidas típicas reúnem a população da localidade. Todos os festejos contam com a participação dos Negros do Rosário, pulando, dançando e se alegrando, além da real corte e seus séqüitos, constituídos de Reis Perpétuos, Reis do Ano, Juízes Perpétuos, Juízes do Ano, Escrivãos, Presidentes, Guardas de Honra, todos vestidos a caráter, conforme manda o figurino.
Programação Religiosa:
30/12/2012 (DOMINGO): Abertura da Festa
18 horas: Recitação do Rosário da Virgem Maria em frente a Casa do Rosário. Em seguida, procissão para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição com as venerandas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, onde haverá hasteamento dos Estandartes, palavras de abertura da Festa e Celebração em honra de São Sebastião. Noite dedicada aos moradores da Comunidade Rural Boa Vista dos Negros de Parelhas-RN.
31/12/2012 (SEGUNDA-FEIRA): Véspera da Festa
05h00: Alvorada;
12 horas: Replicar dos sinos da Matriz em Salva;
19h00: Encontro dos dois grupos de Negros do Rosário (Jardim do Seridó e Boa Vista dos Negros de Parelhas), Coroação do Rei e Rainha do Ano no patamar da Matriz e em seguida Celebração em honra de Nossa Senhora do Rosário. Noite dedicada aos Negros do Rosário de Jardim do Seridó.
22 horas: Missa Solene da passagem do ano.

01/01/2010 (TERÇA-FEIRA):
Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus / Dia Santo de Guarda / Grande Dia da Festa / Abertura do ano do Sesquicentenário da Festa do Rosário de Jardim do Seridó.
08 horas: Reunião com a Irmandade na Casa do Rosário;
10 horas: Missa Solene da Festa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Ação de Graças pelo Novo Ano e em sufrágio dos vivos e falecidos da venerável Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário.
17 horas: Grande procissão pelas ruas da cidade conduzindo as ditosas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, encerrando-se com a Solene Bênção do Santíssimo Sacramento, Coroação do Rei e Rainha da Festa de 2013, leitura do resultado financeiro parcial da Festa e descida dos Estandartes.

Programação sócio-cultural
30/12/2012 (Domingo)
21 horas: Em frente à Casa do Rosário, lançamento do Documentário “Festa dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó”, seguindo do pavilhão com música ao vivo com Wellinton e banda.
31/12/2012 (Segunda-feira)
Após a Missa das 22 horas, Forro de Chico Gonzaga com Neto da Paraíba e Trio Mandacaru, no Esplanada Clube;
No Pavilhão da Festa ao lado da matriz, Show da Virada com Canindé Moreno, Aryaxé e Parcélio e Paulinho.

Fonte:Blog Marcos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.