sábado, 20 de outubro de 2012

Prevenção da osteoporose deve começar na juventude

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Em 20 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A doença acomete cerca de dez milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), sendo principalmente idosos e mulheres.
A doença é caracterizada pela diminuição da massa óssea e destruição da sua microarquiteura, predispondo às fraturas. Segundo o reumatologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Lucien Henri, o motivo da doença atingir mais mulheres, a partir da quarta década de vida, está relacionada à menopausa. “Neste período, caem as taxas de hormônios sexuais femininos (estrogênios) — que na mulher ajudam a manter a integridade dos ossos –, levando à diminuição da massa óssea.”, explica. Porém, os homens não estão livres da doença, que pode ocorrer mais tardiamente, na sexta década de vida. Homens que usaram corticóide ou ingestão de álcool em excesso ao longo da vida ou portadores de hipogonadismo (diminuição na produção de testosterona) podem desenvolver a doença mais precocemente.
O reumatologista afirma que a prevenção da Osteoporose deve começar desde a juventude, com bons hábitos alimentares, atividade física e exposição saudável ao sol. “Mulheres, em especial à época da menopausa, devem consultar seu médico para os controles, onde pode ser indicado o exame de densitometria óssea, que permite diagnóstico precoce de perda óssea. Cerca de 20% das mulheres, nessa época de vida, começam a perder massa óssea e já devem ser tratadas”. O tratamento da doença, segundo o especialista, se baseia na reposição de cálcio e vitamina D associados às medicações anti-reabsortivas ou formadoras de osso. Recentemente, foi lançada uma nova medicação injetável que atua na gênese das células responsáveis pela reabsorção óssea. Essa novidade no tratamento da Osteoporose será abordada no Congresso Americano de Reumatologia (ACR), que ocorrerá em Washington (EUA), de 8 a 14 de novembro.
Fonte:http://www.lucineidemedeiros.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário