Fm Jardim

terça-feira, 29 de maio de 2012

Anticorpos contra o HIV são descobertos no leite materno

  Fonte:por Robson Pires,  Anticorpos que ajudam a impedir a infecção pelo vírus HIV foram encontrados no leite materno humano.
Pesquisadores da Universidade Duke (EUA) isolaram os anticorpos de células do sistema imunológico, chamadas células B, no leite materno de mães soropositivas.
Os pesquisadores demonstraram que as células B no leite materno podem gerar anticorpos neutralizantes que inibem o vírus que causa a AIDS.
O HIV-1 pode ser transmitido de mãe para filho através da amamentação, o que é um grande problema para as práticas de alimentação infantil segura em áreas de alta prevalência do vírus.
Contudo, apenas 1 em cada 10 mães infectadas pelo HIV passam o vírus aos seus bebês.
Os dois anticorpos com propriedades neutralizantes do HIV-1 agora isolados do leite materno dizem algo sobre a transmissão adulto-adulto, e não apenas sobre a transmissão de mãe para filho.
Os médicos então começaram a se questionar se haveria uma resposta imunológica que protege os outros 90% das crianças.
Eventualmente, essa resposta poderá ser usada para desenvolver uma profilaxia durante a amamentação para as mães infectadas, evitando inteiramente a transmissão do vírus para as crianças
A Dra. Permar conta que a transmissão do HIV-1 ocorre sobretudo nas mucosas do corpo – superfícies revestidas com células epiteliais, tais como o trato gastrointestinal ou o tecido vaginal.
Os compartimentos mucosais todos têm suas próprias células imunológicas.
“Estamos entusiasmados com esta descoberta porque as células do sistema imunológico nos compartimentos da mucosa podem trocar informações e migrar entre os compartimentos”, disse Permar. “Assim, os anticorpos que foram encontrados no leite materno podem agir em outros tecidos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.