Fm Jardim

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Parabéns Caicó/RN pelos seus 143 anos de história

Igreja de Sant' Ana: Padroeira de peso e preces atendidas

Por Valério Caetano (Blog V&C Artigos e Notícias)

No início era tudo apenas mato. Crescia aqui em abundância a caatinga. Deus disse: Ajuntem-se as águas para irrigar esta seca terra, e assim criou os Rios Seridó e Barra Nova, e viu Deus que aquilo era bom. E disse Deus: Haja índios guerreiros a proteger este tesouro e assim ele criou os índios Caicós, primeiros habitantes de nossa região.

Deus quis que a região se desenvolvesse então disse: Haja fazendas e criem-se gado para que aqui exista fartura, e viu ele que aquilo era bom, então fez com que, para a Vila Nova do Príncipe, afluíssem portugueses e povoadores de outros estados. E viu Deus que aquilo era bom. Deus, ao ir concebendo a nova obra, foi se apegando e se afeiçoando a sua criação e ordenou que se batizasse a nova terra de Caicó e seus novos habitantes se chamariam caicoenses e viu Deus que tudo aquilo era bom.

Depois de fundada a nova cidade, Deus determinou ao caicoense que construísse um reservatório para armazenar a chuva, mas avisou: "cavem profundamente e alargadamente para que armazene bastante água, pois, a chuva não virá sempre por estas bandas. Fiz isso não por castigo, mas por entender que o caicoense é antes de tudo um forte e saberá, na adversidade, buscar seus próprios caminhos. As poucas chuvas farão brotar nesse povo, a rusticidade, a fé e a resistência para vencer desafios".Os caicoenses, então, obedeceram e cronstruíram o Itans.

Assim nasceu Caicó. Deus tinha completado sua grande obra e precisava se dedicar a outras coisas celestiais, mas não deixou o caicoense sozinho. Escalou Sant’ Ana para que, a partir dali, intercedesse sempre por aquele povo. E nosso senhor Disse: Seja Sant’ Ana, a padroeira de Caicó, protegendo e colocando suas bençãos sobre este oásis de Fé e alegria.
Fonte:http://www.blogdoeduardodantas.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.