Os  feriados e pontos facultativos para os servidores públicos federais em  2012 estão definidos por meio de portaria do Ministério do Planejamento  publicada na edição de nesta segunda-feira (26) do Diário Oficial da  União.
No total, estão listados oito feriados nacionais: 1º de  janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes), 1º de  maio (Dia do Trabalho), 7 de Setembro (Independência do Brasil), 12 de  outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de  novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).
Outros  sete dias foram definidos como pontos facultativos: 20 e 21 de  fevereiro (Carnaval), 22 de fevereiro, até às 14h (Quarta-feira de  Cinzas), 6 de abril (Paixão de Cristo), 7 de junho (Corpus Christi), 24  de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano-Novo).  Também consta na portaria o Dia do Servidor Público (28 de outubro),  ainda não definido como feriado ou ponto facultativo.
As datas  divulgadas valem para os órgãos e entidades da administração pública  federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Segundo a  portaria, caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o  funcionamento dos serviços essenciais.
Os dias de guarda dos  credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados,  desde que previamente autorizados pelo responsável da unidade  administrativa do servidor.
Da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário