quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Veja 10 motivos para beber leite todos os dias

O leite é um alimento com um balanço nutricional único: contêm proteínas, carboidratos e minerais. De acordo com a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da consultoria RG Nutri, o teor de água do leite é de 90%, e a diluição desses nutrientes no meio líquido faz com que o conjunto nutricional da bebida seja melhor do que os nutrientes isolados. "Um dos motivos que a recomendação do cálcio diário seja dada por meio do leite é porque toda essa composição facilita a absorção do cálcio pelo organismo", informa Ana Beatriz.

Ainda segundo a nutricionista, adequar a quantidade de três porções de cálcio diárias recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, pode trazer benefícios à sua saúde. Por isso, segue uma dezena de bons motivos para beber leite:

1) Leite ajuda a emagrecer - o consumo da bebida pode ajudar também no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. Estudos mostram que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas a obesidade. Além disso, programas de emagrecimento com dietas ricas em leite apresentam maiores taxas de perda de peso, quando comparadas a dietas pobres neste alimento.

2) Leite hidrata - o leite é constituído por 90% de água e também eletrólitos. Uma pesquisa da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, do Reino Unido, concluiu que o leite magro produz uma significativa melhora na reidratação após atividade física em comparação com outras bebidas, como água e alguns sucos de frutas.

3) Leite ajuda no controle da diabetes - Estudos recentes mostram que o leite pode ser um importante coadjuvante no tratamento e prevenção deste problema. O alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite, pode afetar os processos metabólicos do organismo, favorecendo o controle da glicemia e a ação da insulina e, dessa forma, podem atuar positivamente no controle das taxas de açúcar no sangue.

4) Leite ameniza as cólicas menstruais - um estudo realizado na Jordânia afirmou que adolescentes que consumiam três porções de cálcio por dia, sentiam menos dores pelas contrações do que as que não consumiam, porque o cálcio participa nos processos de contração e de relaxamento muscular. O estudo sugere que sem o cálcio, o músculo permanece contraído por um maior tempo, causando dores.

5) Leite é a maior e melhor fonte de cálcio: o leite representa a maior fonte alimentar deste mineral com uma excelente facilidade para ser absorvido biodisponibilidade. O cálcio presente no leite é fundamental para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes.

6) Leite é um alimento completo e versátil: Além de conter proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais, o leite é um ingrediente fundamental da gastronomia. Participa, sem receio, de um grande número de receitas clássicas e triviais do dia-a-dia e é bem aceito pelas crianças.

7) Leite é um alimento seguro: Atualmente, a segurança do leite é garantida pelo processo UHT (Ultra High Temperature) utilizado nas embalagens longa vida, que emprega altas temperaturas durante o tratamento da bebida, o que impede a sobrevivência e o crescimento de microorganismos.

8) Leite contém proteínas de alto valor biológico: as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

9) Leite ajuda a dormir melhor - O leite é considerado um boa fonte de triptofano, que é um aminoácido essencial e indutor do sono em casos de insônias leves e moderadas. Esse aminoácido é precursor da serotonina, que atua como um sedativo natural no cérebro humano. É por isso que para a insônia recomenda-se um copo de leite morno antes de dormir.

10) Leite é fundamental em todas as faixas etárias: o consumo do cálcio presente no leite traz benefícios para as pessoas em todas as faixas etárias. Para as crianças proporciona o crescimento saudável de ossos e dentes; para os adultos garante uma boa quantidade de massa óssea; para as gestantes é fundamental na formação do feto; e para os idosos evita a perda de massa muscular e óssea decorrente da idade avançada.

Do Portal Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário