sábado, 31 de julho de 2010

Jovem ourobranquense monta painel solar, e parte da energia de sua casa vem do céu

painelsolarismael

Ismael Medeiros, funcionário público, é um ourobranquense estudioso, fascinado por tecnologia. Recentemente, ele pesquisou, e adquiriu material necessário para a montagem de um painel solar capaz de captar e gerar energia elétrica a partir do calor do sol. Todo o trabalho de montagem e instalação foi feito por ele, em sua casa.

Para acumular a energia captada, o mesmo utiliza baterias de automóveis. Luzes, aparelho de televisão, equipamentos de som, e lâmpadas são alimentados pela energia acumulada em referido processo, enquanto que a energia fornecida pela concessionária fica desligada.
Ismael é o pioneiro da idéia na cidade de Ouro Branco. Segundo ele, os meios para se conseguir estão acessíveis: “pela internet é possível pesquisar sobre o assunto, e ver como conseguir o material necessário para ter energia solar em casa. É simples. Pelo menos quatro horas por dia, eu uso somente enrgia solar em minha casa…”.

Apesar disso, Ismael também alerta para o fato de que a pessoa que vai fazer a instalação tem que ter noções de condução de energia, além dos cuidados de praxe, quando o assunto é energia elétrica.
Uma solução que deveria ser amplamente divulgada e incentivada pelos nossos governos, já que é uma energia limpa, e sua fonte é inesgotável, e é bastante disponível sobretudo em nossa região, o ano inteiro.

Painéis solares

painelsolarismael1

A forma mais completa que existe atualmente para utilizar a energia solar em casa é através da compra de um painel solar, que compensa sempre que queira utilizar a energia solar para gerar eletricidade para o funcionamento de todos os equipamentos que funcionam a base da energia elétrica. Mas não precisa de comprar um painel solar tão potente se o quiser apenas para aquecer a água que usa em determinadas partes da casa, ou apenas para iluminação exterior, como jardins ou corredores.

Atualmente, dependendo do quanto de energia se produz, pode-se vender essa energia para outrem. Essas compras podem até ser financiadas por instituições financeiras a crédito, além de benefícios fiscais dados pelos governos para incentivar o uso das energias renováveis. Os painéis solares apenas perdem cerca de 10% da sua capacidade ao fim de 20 anos. Por isso tudo, deve-se ponderar a utilização do poder da energia solar.

*Fonte e fotos de Lenilson Azevedo

2 comentários: