terça-feira, 3 de março de 2009

Três açudes públicos estão sangrando em Currais Novos

O final de semana foi de chuva em quase todo o Seridó e o clima de “inverno” sertanejo se instalou definitivamente na maior parte da região. Dias de céu nublado e abafados são cada vez mais freqüentes. Três açudes públicos de Currais Novos já estão sangrando. No Povoado Cruz, o Açude Úrsula Medeiros começou a sangrar neste domingo. Também estão sangrando os açudes Francisco Cardoso, no Povoado São Sebastião, e o Açude Olho D’Água dos Brandões, na comunidade de mesmo nome. Os três reservatórios têm, praticamente, a mesma capacidade, cerca de três milhões de metros cúbicos. De acordo com a secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento, os demais açudes públicos, como o Dourado e o Açude do Governo, estão com cerca de 90% de sua capacidade de água.
No Sítio Sobradinho, município de Acari, choveu 70 milímetros no último sábado e 80 milímetros no domingo. Esta comunidade rural acariense acumulou 275 milímetros de chuva nos dois primeiros meses do ano. O final de semana também foi de chuva em áreas rurais do município de Currais Novos. Na Fazenda Santo Antônio, de propriedade de Valdemar Macena, foi registrada uma chuva de 16 milímetros na última sexta-feira. No sábado, foram registrados 15 milímetros e no domingo 40 milímetros. Nestes dois primeiros meses do ano já choveu 296 milímetros no local.
No Sítio Serrote do Melo choveu 85 milímetros no sábado, enquanto no Sítio Maxinaré caiu uma chuva de 50 milímetros no domingo. Na zona urbana de Currais Novos, o pluviômetro da Secretaria de Agricultura registrou chuva de 22,5 milímetros. No Bairro Gilberto Pinheiro choveu 25 milímetros. Em janeiro último, Currais Novos acumulou um total de 26 milímetros de chuvas enquanto no mesmo mês de 2008 foram 73 milímetros. Contudo, comparando os meses de fevereiro de 2008 e 2009, choveu bem mais este ano: 145,5 milímetros contra apenas 12 milímetros no mesmo mês no ano passado.
Emparn não teve como divulgar índices
Apesar das fortes chuvas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) não divulgou ontem o boletim das chuvas por falta de contato com os postos no interior do estado. De acordo com a assessoria de imprensa da Emparn, o boletim com os dados referentes às chuvas durante o sábado e domingo passados não pode ser informado ontem, como acontece diariamente, porque problemas com o telefone impediram que o órgão entrasse em contato com os postos de acompanhamento nos municípios.
Dessa forma, somente fontes informais divulgaram o acumulado de chuvas em algumas cidades da região seridoense. Dados colhidos pela imprensa local dão conta de que choveu até 130 mm na zona rural do município de Florânia. Os dados oficiais devem ser divulgados hoje. Para esta terça-feira, o serviço de meteorologia da Emparn confirma a previsão do tempo com céu parcialmente nublado e pancadas de chuva na região.Fonte:DNonline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário