Apesar de o governo federal justificar que tem programas para combater os principais problemas enfrentados pelos adolescentes brasileiros, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que ficou preocupado com os resultados da Pesquisa Nacional da Saúde Escolar (Pense), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento realizado com 60.973 alunos do 9° ano do ensino fundamental em 1.453 escolas públicas e privadas de todas as capitais e do Distrito Federal, na faixa etária de 13 a 15 anos, a maioria (71,4%) já experimentou bebida alcoólica alguma vez, e outros 24,1% colocaram um cigarro na boca em algum momento. “Essa pesquisa é muito importante porque ela vai nos ajudar a, primeiro, avaliar o que está acontecendo com essa garotada, e também a aperfeiçoar as políticas públicas e permitir que nós possamos enfrentar os resultados e os dados que estão aparecendo”, destacou Temporão.
O ministro da Saúde atribuiu o alto índice de consumo de álcool nessa parcela da população às campanhas publicitárias. Segundo Temporão, os jovens são estimulados a beber desde cedo por causa das propagandas. “O Ministério da Saúde é favorável à regulamentação da propaganda de bebida. A maioria dos países tem regras claras para veicular esse tipo de anúncio”, defendeu.
.Fonte:Robson Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário