sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Contratos para transposição do Rio São Francisco são superfaturados. Será que tem ladrão nesse país?


trabalho de transposiçãoO Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Ministério da Integração Nacional suspenda a contratação de empresas para execução e acompanhamento de programas ambientais relacionados à transposição do Rio São Francisco. De acordo com o ministro do TCU Benjamin Zymler, a auditoria verificou indícios de sobrepreço em parte dos serviços contratados, com valores bem acima do mercado.

O TCU encontrou sobrepreço de 64,03% no aluguel de veículo leve e de até 90,74% no valor das passagens aéreas. “Para alguns dos itens integrantes do orçamento de custos elaborado pelo órgão, não restou demonstrado que os preços estimados estivessem em conformidade com os praticados no mercado. Ainda, apurou indícios de sobrepreço nos valores orçados relativos à mão de obra, passagens e aluguel de veículos, manutenção e combustível”, detalhou Zymler no despacho.

Lula vai visitar obras

Na visita que fez ao Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, o presidente Lula da Silva disse que pretende fazer uma inspeção de três dias nas obras de transposição, que estão sendo realizadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército. Para a maratona serão convidados os governadores Cid Gomes (Ceará), Eduardo Campos (Pernambuco), José Maranhão (Paraíba) e Wilma de Faria (Rio Grande do Norte).

O convite será extensivo aos governadores dos “estados doadores” – Bahia, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais. Nesses estados há o maior foco de resistência à transposição. Lula previu para o próximo ano a inauguração da primeira etapa.

Foto: Trabalho de transposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário