quarta-feira, 22 de julho de 2009

Festa de Santana pode ser a primeira manifestação do Estado a se tornar "Patrimônio Imaterial do Brasil"


A Festa de Santana trata-se da festa da padroeira da cidade de Caicó no interior do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. É realizada a mais de 260 anos, sempre na última semana do mês de julho. A Festa de Santana de Caicó é considerado o maior evento sócio-religioso do estado, podendo se tornar a primeira manifestação do estado a entrar para a lista de "Patrimônio Imaterial do Brasil", vinculado ao IPHAN, orgão do Ministério da Cultura.

A Festa de Santana é uma típica quermesse, porém na cidade de Caicó, os festejos tomaram uma dimensão maior, atraindo grande número de turistas; seja devido a grande quantidade de eventos paralelos, ou pela coincidência da festa se realizar na temporada de férias escolares.

O fato é que a festa possui um grande simbolismo para a população de Caicó, uma vez que, segundo a lenda, a fundação da cidade se deve a uma promessa a Santana que fez com que um sertanejo encontrasse uma fonte de água durante uma forte seca, que até os dias de hoje, nunca secaste, onde se encontra hoje o Poço de Santana.

Diante disso, o sertanejo conseguiu salvar a vida de sua família e todo o seu rebanho de gado. Outro causa para a grande devoção da população caicoense é o fato de Santana ser a avó de Jesus, figura de grande importância nas famílias seridoenses.

Os eventos da Festa de Santana são divididos em 2 grupos, chamada pela população de "A parte sagrada" e " A parte profana".

Parte Sagrada
Trata-se dos eventos organizados pela paróquia, como a chegada dos peregrinos de Santana à cidade, cavalgada, feirinha de comidas típicas, maratona, leilões, novenário e as procissões.

Parte Profana
Trata-se dos eventos não organizados pela Igreja, ou seja, estão vinculados à festa, mas não contam com a participação da paróquia. Como é o caso das reuniões de família, encontro de ex-alunos e grupo de escoteiros, feirinha de artesanato - FAMUSE, baile dos Coroas, baile do Reencontro, e os shows noturnos realizados na Ilha de Santana ou nos clubes da cidade.

Nessas festas geralmente há a presença de bebidas alcoolicas e de comportamentos condenados pela Igreja Católica. Porém nesses eventos são onde ocorrem um dos maiores simbolismo da Festa de Santana, que é a celebração da amizade. Nesses locais, parentes que moram distantes se encontram, assim como ex-colegas de escola ou universidades. A Festa de Santana se tornou a temporada do reencontro de amigos.

Origem da paróquia
Os historiadores e os registros da Igreja Católica contam que o culto a Santana na região do Seridó remonta ao ano de 1748, quando o bispo de Pernambuco, dom Luiz de Santa Teresa, ordenou ao visitador Manoel Machado Freire a criação da Freguesia de Nossa Senhora de Santana. Até então, Caicó pertencia à Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó, na Paraíba.

Em 26 de julho daquele ano, foi erguido um cruzeiro pelo padre Francisco Alves Maia, iniciando-se a construção da atual catedral de Santana.

O local escolhido foi uma planície, já que o terreno da antiga capela de Santana (ruínas do Forte do Cuó) do Sítio Penedo era de difícil acesso por ser uma área muito pedregosa e acidentada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário