terça-feira, 14 de abril de 2009

Construção da Barragem das Traíras completa 15 anos

Neste ano de 2009 a Barragem Passagem das Traíras, que fica na divisa do município de Jardim do Seridó com São José do Seridó, completará 15 anos de existência. O reservatório que tem capacidade para quase 50 milhões de metros cúbicos dágua foi construída pelo seridoense Vivaldo Costa, quando assumiu o governo do Rio Grande do Norte.
Vivaldo conta que na época em que substituiu o governador José Agripino Maia, já existiam recursos financeiros para a construção do açude. "A Passagem das Traíras está estudada para ser realizada há 100 anos e consegui construir em apenas 100 dias", destaca Vivaldo.
O deputado disse que o primeiro a descobrir os estudos para a construção da Barragem Passagem das Traíras, foi o ex-vereador de Caicó, Ivanor Pereira. Outro que teve um papel importante na luta pela construção do açude foi o Monsenhor Antenor Salvino de Araújo. "Monsenhor Antenor também ouvia falar pelo seu pai que havia um sonho antigo de se construir a barragem", lembra o deputado.
Vivaldo Costa confessa que motivado por essas duas pessoas, priorizou a construção da barragem como uma de suas marcas, logo que assumisse o Governo do Estado. Preferiu ficar sem mandato por alguns anos, para ter a oportunidade de construir obras na região.
"Foi um marco na minha vida pública, pois se o Açude de Acari (Gargalheiras) levou cinqüenta anos para ser construído, conseguir construir a Passagem das Traíras em 100 dias é um feito importante", destacou.
Na época, lembra Vivaldo Costa, a construção da Barragem era um sonho. "Uma das coisas que mais me motivou foi ter recebido uma carta de Monsenhor Antenor, dizendo que o povo queria a barragem. Em vários sermões ele me pedia para construir a obra".
O deputado adiantou que este ano quer fazer duas comemorações. A primeira delas é a sangria da barragem, que deve acontecer nos próximos dias, e a segunda são seus setenta anos de idade, durante uma passeata do agricultor.
Fonte:Blog Marcos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário