quarta-feira, 13 de março de 2013

“Não queremos ver nosso povo sendo abastecido por carro-pipa”, diz prefeito ao defender fechamento de comportas

6669 Prefeito aponta para a comporta que ele defende que seja fechada - Fotos: Blog Marcos Dantas
A Barragem Boqueirão, considerado o maior reservatório da região do Seridó com cerca de 85 milhões de metros cúbicos d’água está com apenas 30% dessa capacidade total. Aliado a isso, quase 100 carros-pipas deixam diariamente o reservatório levando água para várias cidades da região e Estados vizinhos na tentativa de amenizar o sofrimento de cidades em colapso de abastecimento d’água. Durante visita do Blog do Marcos Dantas ao Boqueirão, na tarde desta terça-feira (12), um dos pipeiros confirmou que visita o açude duas vezes por dia com a missão de levar água para Cubati, cidade paraibana distante quase 130 quilômetros de Parelhas.Outro fator que vem sendo motivo de debate entre a população é permanência das comportas da barragem abertas. Discussão esta que será travada pela Secretaria de Recursos Hídricos, órgão ligado ao Governo do Estado, quem tem o controle da barragem e consequentemente de suas comportas. A audiência acontece nesta quarta-feira (13) na Câmara Municipal e promete ser acirrada. Entrevistado pelo Blog, o prefeito Francisco Medeiros (PT) se posicionou favorável ao fechamento das comportas, levando em consideração as condições que se encontram a barragem, com apenas 30% de sua capacidade e as previsões para inverno deste ano nada animadoras.
Eu sou um dos que defendem que está mais do que na hora da Secretaria de Recursos Hídricos tomar uma posição no sentido de fechar a comporta.  Sei que isso trás alguns prejuízos para alguns agricultores que vivem a jusante da barragem e que utilizam essa agua para irrigação. Mas por outro lado nós temos que ter uma preocupação muito intensa com a questão do abastecimento humano. Parelhas não enfrenta ainda problema com abastecimento, principalmente na Zona Urbana, mas estamos assistindo o sacrifício das cidades que estão sendo abastecidas por carros-pipas, e nós não queremos isso em Parelhas”, destacou o prefeito.
6670 Açude com apenas 30% de sua capacidade
Marcos Dantas – A população está dividida quando o assunto é fechar ou abrir as comportas?
Francisco Medeiros - Pelo senso comum e o que temos conversado com a população eu acredito que a maioria esmagadora é a favor do fechamento das comportas. Depende do Governo do Estado porque a gestão da Barragem é feita pela Semarh.E como ficaria a situação dos agricultores que dependem dessa água no leito do rio?
Aí é um problema para os agricultores que vivem após as comportas se utilizam dessa água para a questão da irrigação, mas eu acredito que pelo fato da comporta estar aberta até hoje, tem água suficiente no subsolo por algum tempo para a questão de perfuração de poços e eu acredito que isso possa minimizar os efeitos do fechamento da comporta para esses agricultores.
O grande número de carros-pipas que retiram água do Boqueirao preocupa a população?
A população parelhense é sempre muito preocupada porque já vivemos momentos muito difíceis no passado com relação a abastecimento d’água, e toda cidade se preocupa com isto. Não há nada tão difícil e preocupante pra uma população viver numa cidade que não tem água para seu consumo, o que não é ainda a nossa situação, graças a Deus. Temos buscado junto a Secretaria de Recursos Hídricos que seja dadas alternativas, para que nós não possamos viver o que algumas cidades estão vivendo no que diz respeito a abastecimento d’água.
Fonte:Blog Marcos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário