terça-feira, 3 de março de 2020

Agravou-se o estado de saúde de Padre Tércio de Caicó (RN)

Fonte- Robson Pires

Agravou-se o estado de saúde do de Padre Tércio de Caicó (RN). Ele voltou a ser internado numa UTI. Desta vez, do Hospital PROMATER em Natal (RN). Ele foi a Capital para uma revisão médica de praxe e foi acometido de uma quadro de sepse. A sepse é uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção, podendo levar a queda da pressão arterial, falência de órgãos, entre outros sintomas. Rezemos pelo nosso padre Tércio.
Recentemente, ele comemorou seus 60 anos de ordenação sacerdotal em Caicó. Orações.

Remédio contra asma pode ser eficaz contra novo coronavírus

Médicos japoneses afirmaram que um remédio contra asma parece ser eficaz na redução de sintomas em pacientes de coronavírus que desenvolveram pneumonia. Uma equipe médica do Hospital Ashigarakami, na província de Kanagawa, tratou pacientes que ficaram doentes a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess. Ela anunciou os resultados de seus estudos no site na internet da Associação Japonesa para Doenças Infecciosas.
Segundo o documento, três pacientes foram tratados com um remédio contra asma chamado Ciclesonida, um esteroide inalável que inibe o sistema imunológico. A equipe médica declarou que todos os pacientes tinham mais de 65 anos de idade e respiravam por aparelhos, mas que não se encontravam em estado grave.
A pesquisa mostrou que os pacientes foram tratados com a Ciclesonida, em 20 de fevereiro, e suas condições de saúde melhoraram em cerca de dois dias. Uma mulher de 73 anos teria recebido alta. Os médicos disseram que o remédio foi empregado depois de terem sido informados a seu respeito pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.
Eles afirmaram que o remédio chega aos pulmões, onde o vírus se multiplica. Portanto, ele pode ser eficaz na redução de inflamações no local. A equipe planeja investigar a eficácia do tratamento, em conjunto com outras instituições médicas porque ela cuidou somente de um pequeno número de pacientes.
Fonte-robsonpiresxerife

Mossoró se prepara para receber o Nordestão de quadrilhas juninas

O Nordeste já vai se encontrar em Mossoró neste final de semana, isso porque os preparativos para o Concurso Nordestão de Quadrilhas, edição 2020, estão a todo vapor. E para alinhar os detalhes e realizar um evento satisfatório nos dias 11 e 12 de julho, representantes dos nove estados do Nordeste vão participar da Assembleia Geral Extraordinária, que acontecerá na Estação das Artes Elizeu nos dias 7 e 8 deste mês.
“Vamos dar início à visitação aos locais que serão pontos de apoio para os quadrilheiros, além do local onde será construída a nova arena de quadrilhas. Durante a Assembleia vamos ver os principais pontos para que o evento seja realmente grandioso”, destacou Deilson Pereira, diretor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura e coordenador local dos concursos de quadrilhas juninas.
Durante a Assembleia também será a realização da assinatura do convênio entre a Prefeitura de Mossoró e a União Nordestina de Entidades de Quadrilhas Juninas (UNEJ).

Março azul marinho chama atenção para o câncer colorretal



No mês de março, os oncologistas chamam atençam para mais um caso de câncer que afeta a população, o colorretal. Ele pode não apresentar qualquer manifestação clínica, mas, se ocorrer, pode causar um ou mais dos seguintes sintomas: diarreia, sangue nas fezes, dor abdominal, cansaço e fadiga, além de perda de peso sem motivo específico.

O mês será dedicado a luta contra a enfermidade e recebe a cor azul marinho como destaque. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 40.990 novos casos de câncer colorretal (20.520 em homens e 20.470 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 19,63 casos novos a cada 100 mil homens e 19,63 para cada 100 mil mulheres. É o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.
O diagnóstico precoce pode ser aferido por meio de exames regulares e aumentam as chances de cura.“Esse tipo de câncer é bastante comum e por isso é importante que a população esteja atenta aos sintomas. Neste mês de março a oncologia se volta para o combate e a prevenção ao câncer colorretal. A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento”, destacou o oncologista, Dr. Valdemir Ferreira.

Os sintomas mais frequentes são sangue nas fezes, diarreia e prisão de ventre, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia e perda de peso sem causa aparente. Esse tipo de câncer é tratável e na maioria das vezes curável. “O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Quando o tratamento é procurado tardiamente, a doença está espalhada, com metástases e as chances de cura são menores” concluiu, Dr. Valdemir.

O GIGANTE DESPERTA! GARGALHEIRAS SE APROXIMA DOS 9% DE SUA CAPACIDADE.

O Açude Marechal Dutra, o Gargalheiras em Acari, saiu de 6,72% de sua capacidade hídrica para 8,41% nas últimas horas, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas (Igarn). O Relatório de Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios Estaduais foi divulgado nesta terça-feira, 03/Mar. A capacidade total do Gargalheiras é de 44.421.480,00 m³ e atualmente o manancial está com 3.733.640,00 m³.
.
O seu volume deve aumentar nas próximas hora, em razão da sangria do Açude Dourado em Currais Novos. da sangria e saciar a sede da garganta de serra mais bela do Seridó.

Açude Dourado em Currais Novos atinge lâmina máxima de sangria





O Açude Dourado, principal reservatório que abastece a cidade de Currais Novos/RN atingiu sua lâmina da sangria nas primeiras horas desta terça-feira (03).

Com capacidade para armazenar 10 milhões 321 mil metros cúbicos de água, Dourado estava seco há alguns anos, e foi um dos primeiros da região Seridó potiguar a transbordar com as chuvas de 2020.