terça-feira, 11 de outubro de 2016

Vaquejada: Sim à cultura e ao emprego; não ao preconceito

 
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Inep divulga cartilha com dicas para ajudar estudantes na redação do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na internet uma cartilha para ajudar os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a elaborar a redação, que exige conhecimentos da língua portuguesa e domínio da escrita e é feita no segundo dia de prova.
Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas no dias 5 e 6 de novembro.
A Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 explica as competências avaliadas, os critérios adotados para as correções e traz redações de estudantes que tiraram nota máxima em edições anteriores do exame, com comentários.
Além disso, a publicação define o que é considerado desrespeito aos direitos humanos e inclui frases usadas por candidatos que foram motivo para nota 0 na redação.
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Governo agrega órgãos para melhorar ambiente de negócios

O Governo reuniu os órgãos e entidades responsáveis pelos processos voltados para a melhoria do ambiente de negócios no Rio Grande do Norte. Durante o encontro, os técnicos e gestores das pastas foram apresentados ao projeto Fácil RN, que vai atuar como um facilitador para reduzir a burocracia na abertura e regularização de empreendimentos no Estado. Um portal na internet vai integrar todo o sistema.
O Fácil RN é um dos 26 projetos prioritários do Estado definidos a partir de um intenso debate com a sociedade provocado pelo Governança Inovadora, maior e mais importante projeto de modernização da gestão pública do Rio Grande do Norte. A iniciativa é custeada com recursos do tesouro estadual por meio do financiamento com o Banco Mundial/RN Sustentável.
Além da JUCERN, coordenadora do projeto, o Fácil RN vai contar com o suporte do IDEMA, Corpo de Bombeiros, SESAP/SUVISA, SET, IDIARN, SEARH e SEPLAN, além da Receita Federal e do Sebrae como parceiros externos.
A presidente da JUCERN Sâmya Aby Faraj Linhares Bastos detalhou o projeto e apresentou alguns indicadores e possíveis metas dos órgãos e secretarias envolvidos. “O objetivo do Fácil RN é desburocratizar todos os processos e serviços voltados para a melhoria do ambiente de negócios, criando ambiente favorável ao empreendedor, capaz de integrar todos os processos relacionados ao registro, legalização e manutenção das atividades econômicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social do RN”, afirmou.
Peça chave na burocracia pública voltada para abertura, funcionamento e fechamento de empresas, o Corpo de Bombeiros também reafirmou a importância do projeto. “Vejo o Fácil RN como algo extremamente positivo porque ao invés do empreendedor ter que passar em vários órgãos conduzindo a documentação da empresa, vai simplificar tudo num único lugar no qual vai encontrar os principais órgãos de regularização.
O Corpo de Bombeiros inclusive já tem tomado algumas providências e reduzido bastante nossos prazos, notadamente para empreendimentos de baixo risco. A participação dos Bombeiros no Fácil RN concretiza ainda mais essa fase”, disse o comandante geral do CBM, coronel Otto de Souza.
O Fácil RN vai contar também com órgãos parceiros, a exemplo da Receita Federal e do Sebrae. A gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do
Sebrae-RN, Honorina Eugênia, contou que a entidade vai realizar um diagnóstico no Estado para detectar as dificuldades da burocracia e apontar alternativas. “O SEBRAE fará um diagnóstico nos órgãos envolvidos no Fácil RN para identificar o excesso de passos para a legalização e simplificação dos processos. V
amos propor melhorias. Traremos para o Governo a visão do empreendedor e da simplificação do processo. O Fácil RN será muito importante porque a partir dele o empreendedor deixa de perder tempo na regularização da empresa e passa a pensar só na gestão”, analisou.
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Movimentos lançam campanha nas redes em apoio ao combate à corrupção

O movimento Vem pra Rua lançou hoje (10) um site onde os internautas podem conhecer a posição dos deputados em relação ao Projeto de Lei (PL) 4.850/16, que propõe dez medidas de combate à corrupção, ora em análise na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.
A iniciativa visa mobilizar a população para cobrar o apoio dos parlamentares ao projeto através do site do grupo.
No site, será possível também acompanhar as alterações que forem apresentadas pelos deputados ao longo das discussões. Os contatos dos integrantes da comissão, tanto titulares como suplentes, estão divulgado no site.
O Vem Pra Rua se autodefine como “um movimento suprapartidário, democrático e plural da sociedade civil para lutar por um Brasil melhor”. De acordo com levantamento feito pela entidade, 28 deputados da comissão são a favor da proposta, 8 são contra e 24 estão indecisos.
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Robinson se reúne com governadores em Brasília e aguarda audiência com Temer

robinson_governadores
O governador Robinson Faria participou na manhã de hoje (11) da reunião do Fórum Permanente de Governadores dos estados de todo o Brasil para tratar da crise financeira. A reunião aconteceu na capital federal, na residência do governador de Brasília,Rodrigo Rollemberg.
Robinson Faria afirmou que “os governadores estão extremamente preocupados com a situação financeira, que atinge não só o Rio Grande do Norte, mas todos os Estados do Brasil. A crise não é culpa dos Estados. No nosso caso fizemos auditoria, censo dos servidores, e reduzimos o custeio, mas tudo isso não foi suficiente para compensar a frustração das transferências federais”. Robinson comentou, ainda, que os governadores esperam a atenção e a sensibilidade do presidente Michel Temer para que este os receba e adote medidas para enfrentamento à crise.
As finanças do Estado são compostas pela arrecadação própria e por repasses do Governo Federal. De janeiro de 2015 a setembro de 2016, o Rio Grande do Norte já deixou de receber R$ 980 milhões previstos nos orçamentos para os dois anos. Somente em transferências federais, a frustração chega a R$ 691 milhões em relação à previsão orçamentária. Além disso, as receitas dos royalties do petróleo apresentaram redução em mais de 61% em comparação a 2014.Os governadores continuam em Brasília na tarde de hoje e aguardam resposta de uma solicitação de audiência com o presidente da República, Michel Temer.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Governo do RN assina contrato com TAP

O Governo do RN assinará contrato com a companhia aérea TAP, nesta quinta-feira (13), às 10h, no Auditório da Governadoria, para a divulgação turística em voos internacionais, da Europa com destino a Natal.
A campanha visa a promoção do turismo potiguar com foco no desenvolvimento regional, elevando o número de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte. Para isso serão divulgados os destinos do RN em diversas plataformas midiáticas, tais como matéria especial com foto de Natal na capa e onze páginas sobre o Rio Grande do Norte na publicação UP – a revista de bordo da TAP.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Votação do 2º turno da PEC do Teto dos Gastos deverá ser no dia 2

Após o encerramento da sessão para votação do projeto de repatriação de recursos não declarados no exterior, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (11) que pretende colocar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que limita os gastos públicos, para ser votada em segundo turno no final do mês.
A PEC foi aprovada, em primeiro turno, na madrugada desta terça-feira. Segundo Maia, a intenção é que o texto seja votado no dia 24 ou 25 de outubro. “Vamos votar o segundo turno da PEC do Teto nos dias 24 ou 25 e vamos para outras reformas que são tão ou mais importantes que a PEC do Teto”, disse.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/